Professora da Unicentro lança livros em evento em Berlim

Professora da Unicentro lança livros em evento em Berlim

A professora Méri Frotscher, do Departamento de História (Dehis/I) do Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), participou nesta semana da conferência “Encontros Transatlânticos entre Brasil e Alemanha: Diálogos sobre os 200 anos da Emigração e Imigração”. Entre os dias 2 e 3 de dezembro, ela esteve entre os pesquisadores de diversas áreas convidados para discutir o tema a partir de diferentes tipos de mídias e linguagens.

No evento em Berlim, Méri apresentou a pesquisa “Encontros num país estrangeiro: a chegada de migrantes alemães no Brasil após a Segunda Guerra Mundial em entrevistas de História Oral”. Além disso, ela lançou dois livros de sua autoria durante a programação do seminário. 

Méri Frotscher esteve nesta semana na conferência “Encontros Transatlânticos entre Brasil e Alemanha: Diálogos sobre os 200 anos da Emigração e Imigração” (Foto: Acervo Pessoal)

“Mobile Identitäten”

A primeira obra é a versão em alemão da tese de doutorado “Identidades móveis: Práticas e discursos das elites de Blumenau, Brasil (1929-1950)”. Como ela detalha, o texto trata sobre os discursos de identificação da população de Blumenau entre duas comemorações: a do centenário da imigração alemã em Santa Catarina (1929) e a da fundação da colônia de Blumenau (1950). 

“Nele discuto as ações, reações, negociações, resistências e adaptações das elites locais durante o período do varguismo e do período do pós-guerra e os impactos da política de nacionalização dos estrangeiros na reformulação dos discursos identitários”, comenta.

A docente conta ainda que a publicação integra um projeto de tradução binacional de teses sobre história da emigração e da imigração alemã para o Brasil, organizado pelos professores Frederik Schulze, da Universidade de Colônia, e Gerson Neumann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao todo, seis traduções foram custeadas pela Embaixada do Brasil na Alemanha e pelo Consulado Alemão de Porto Alegre, tendo sido lançadas no último mês no Brasil, no Instituto Goethe em Porto Alegre. 

“Mobile Identitäten”: Praktiken und Diskurse der Eliten von Blumenau, Brasilien (1929–1950) está disponível no site da editora Herder no formato impresso e em ebook com acesso gratuito.

 

“Retorno à pátria alemã”

O outro livro anunciado em Berlim é o trabalho inédito “Retorno à pátria alemã” migrações de retorno do Brasil para a Alemanha sob o nazismo (1938-1939). De acordo com a autora, a obra trata da volta desses imigrantes no período em que vigoravam regimes autoritários e nacionalistas em ambos os países: a ditadura nazista (1933–1945) e o Estado Novo (1937–1945). 

“O estudo considera as políticas migratórias, analisa o papel específico do escritório responsável pelo cadastro, orientação e checagem dos antecedentes dos retornados e concentra a análise nas agências, motivações, expectativas, experiências e narrativas dos próprios migrantes”, pontua a docente.

Méri relata que a publicação é um dos resultados da pesquisa de pós-doutorado realizada junto à Universidade de Berlim, que foi custeada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e de investigações posteriores que tiveram o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Além disso, a versão impressa do trabalho foi financiada pela CAPES, por meio de edital que contemplou o projeto submetido pelo Programa de Pós-Graduação em História da Unicentro (PPGH).

“Retorno à pátria alemã”: migrações de retorno do Brasil para a Alemanha sob o nazismo (1938-1939) está disponível no site da editora Acervus no formato impresso e em ebook com acesso gratuito.

“As cooperações com universidades alemãs desde o estágio de doutorado-sanduíche foram fundamentais para o desenvolvimento de habilidades interculturais e linguísticas e têm sido importantes para a efetivação de pesquisas de caráter transnacional, para ampliar o campo teórico-metodológico na área de atuação e dialogar com os pares fora do Brasil e, sobretudo, para divulgar no exterior o trabalho que desenvolvemos a partir da universidade brasileira”, ressalta a professora da Unicentro.

 

Por Wyllian Correa


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *