VII Ceoc destaca práticas de ESG para o desenvolvimento sustentável e a competitividade empresarial

VII Ceoc destaca práticas de ESG para o desenvolvimento sustentável e a competitividade empresarial

Começou na segunda-feira (18) a sétima edição do Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria (Ceoc). O evento é promovido pelo Setor de Ciências Sociais do Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) – que reúne os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Turismo – e tem atividades simultâneas na unidade universitária iratiense e no Câmpus Avançado de Prudentópolis.

Nos dois dias de Ceoc, acadêmicos, docentes, profissionais, empresários e gestores vão estar reunidos para discutir o conceito de ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). De maneira geral, o ESG é um conjunto de práticas de gestão na busca pelo desenvolvimento sustentável e ético das organizações. “As empresas já perceberam que elas precisam criar valor de uma outra forma, tendo lucros ambientais, sociais, por meio de transparência, por meio de sistema de governança, que integre todos os seus stakeholders em um único sistema e que isso possa, de certa forma, trazer ganhos para todos eles”, pontua o professor Diogo Lüders Fernandes, coordenador desta edição do congresso.

Na mesa-redonda de abertura do evento em Irati, participaram Eliane Kolchinski, coordenadora do APL (Arranjo Produtivo Local) das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, e Tatiane Battistelli Martins, coordenadora de Inovação da Moageira Irati. Já em Prudentópolis, a palestra foi de Hugo Rafael Mitz, diretor de Controladoria do Grupo EcoRodovias.

Eliane, que é docente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), participou por videoconferência e destacou a questão da governança a partir da experiência do projeto gaúcho. “O APL é muito importante aqui na nossa região, que é basicamente de agricultura familiar. Então ele foi constituído no sentido de nós trabalharmos a questão social, a questão ambiental e fortalecer a questão econômica. Eu sempre digo que a gente não consegue trabalhar as pessoas de uma forma isolada, a gente não vai trabalhar só o social, só o ambiental, só o econômico. É tudo conectado”, enfatiza a professora.

Para Tatiane, a aproximação da Unicentro com temas como do ESG são fundamentais para o desenvolvimento regional. “A gente entende que a parceria entre universidade, indústria, comunidade é o que faz o crescimento. A área acadêmica tem que trazer estudos e soluções para dar esse apoio e fazer com que haja desenvolvimento e evolução”, comenta.

Congresso continua nesta terça-feira (19)

No segundo dia de evento, o destaque são as apresentações de trabalhos e de banners nos dois câmpus. Estão previstas cerca de 60 comunicações orais e a exposição de quase 90 banners, divididos entre dez grupos de trabalho, que passam por temas como Análise e Gestão de Custos e de Riscos; Gestão Rural, Cooperativismo e Agronegócio; e Sustentabilidade e Meio Ambiente.

Você confere a programação completa na página do VII Ceoc.

 

 

Por Wyllian Correa


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *