17º Encontro Anual de Extensão destaca integração com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

17º Encontro Anual de Extensão destaca integração com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Socializar o conhecimento científico e fortalecer o extensionismo na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Esses são alguns dos objetivos do Encontro Anual de Extensão da Unicentro (Eaex), que chega neste ano a sua 17ª edição buscando apresentar e discutir, de modo integrado, os resultados dos projetos de extensão desenvolvidos na instituição durante o último ano.

Evento teve aberturas simultâneas em Irati (na foto) e Guarapuava. (Foto: Coorc)

“A extensão é o elo entre a universidade e a sociedade. Não é à toa que é um dos eixos do tripé universitário, porque sem ela uma formação não é completa. Por isso que hoje nós temos também a curricularização da extensão, a obrigatoriedade de desenvolvermos atividades extensionistas junto aos nossos cursos de graduação. E a extensão é esse ganha-ganha. Levamos até a comunidade, por meio dos nossos projetos, os nossos conhecimentos e ganhamos com a experiência das pessoas da comunidade”, ressalta o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.

Com aberturas simultâneas em Guarapuava e Irati, o evento começou na manhã desta quarta-feira (30) com palestras que destacaram assuntos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tema da edição do Eaex deste ano. Os chamados ODSs são 17 metas estabelecidas em 2012, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável no Rio de Janeiro, para promover ações para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade até 2030.

“Este ano o Eaex traz como tema esse assunto tão relevante e pertinente para a sociedade, com o intuito de promover a integração da extensão universitária com os ODS objetivando promover transformações sociais, econômicas e ambientais para um mundo mais justo e inclusivo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a solução de problemas atuais da sociedade”, pontua a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Lucélia de Souza.

No Câmpus Santa Cruz, a professora Nadege da Silva Dantas (UFCG-PB) falou sobre “A Extensão Universitária no contexto dos ODS: o que temos a ver com isso?” (Foto: Coorc)

Palestrante no Câmpus Santa Cruz, a professora Nadege da Silva Dantas, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, reforça a importância de trazer essa discussão para o ambiente acadêmico. “A universidade, como promotora e disseminadora do conhecimento, tem um objetivo comum com os ODSs porque visa a melhoria da qualidade de vida das populações, o aumento da justiça social, reduzir os aspectos negativos ambientais e melhorar os aspectos positivos sociais. E a gente precisa investir muito nisso. Então a universidade está numa posição única e deve aproveitar essa oportunidade porque, além dela, têm outros setores que também podem contribuir com isso”, pontua Nadege.

No Câmpus de Irati, a professora Marilisa do Rocio Oliveira (UEPG-PR) proferiu a palestra “Integração da Extensão Universitária com os ODS: Transformando a Comunidade Universitária em Agente de Mudança Local”. (Foto: Coorc)

Já no Câmpus de Irati, a conferência ficou por conta da professora Marilisa do Rocio Oliveira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “Os ODSs parecem um bicho de sete cabeças porque, às vezes, as pessoas nem sabem bem o que significam. E quando a gente começa a discussão, percebemos que já executamos muitos projetos, muitas atividades utilizando esses objetivos. Esse é um papel que não cabe só numa visão macro mundial, porque a gente percebe que esses objetivos podem ser aplicados em questões locais, muito próximas a nós”, pontua a docente.

Programação do Eaex

O Encontro Anual de Extensão da Unicentro segue até a sexta-feira (1º) com exposição virtual de banners, apresentação de trabalhos e o Encontro de Extensionistas.

Nesta edição, são quase 2400 participantes inscritos e foram aprovados 266 trabalhos para apresentação, além de 28 banners. “Os números apresentam um aumento significativo de participação a cada nova edição do Eaex, fato que comprova a relevância da extensão universitária, em especial da curricularização da extensão, e a oportunidade de divulgação dos projetos e programas desenvolvidos na Unicentro, promovendo a interação entre os participantes”, comenta a professora Lucélia.

No Câmpus Santa Cruz, a apresentação cultural da abertura foi feita pelo Programa Unimúsica. Já em Irati, o Coral do Câmpus fez a sua primeira apresentação. (Foto: Coorc)

O Eaex adotou neste ano uma programação que mescla atividades presenciais e remotas. As apresentações dos resumos orais presenciais foram substituídas por rodas de conversa via webconferência, que vão acontecer na quinta-feira (31). Durante todos os dias do evento, TVs nos câmpus vão apresentar os banners virtuais de projetos da instituição.

Na sexta-feira (1º), tanto em Guarapuava quanto em Irati, vai ser realizado o 14º Encontro dos Extensionistas, que reúne os bolsistas de projetos de extensão da universidade para compartilhar experiências e participar de palestras e cursos ofertados por professores da Unicentro e de outras instituições.

Ainda é possível se inscrever para o Eaex pelo Sistema de Gestão de Eventos da Unicentro até esta quarta-feira (30). Na página também é possível conferir a programação completa do encontro e acessar os links das sessões virtuais.

 

Por Wyllian Correa


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *