II Maratona de Matemática Básica está com inscrições abertas até 3 de junho

Entre os dias 3 e 14 de junho, os acadêmicos da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a comunidade externa em geral vão poder participar da “II Maratona de Matemática Básica”. O projeto de extensão é promovido pelo Departamento de Matemática do Câmpus de Irati (Demat/I) e oferta cursos intensivos e extensivos nos formatos de aulas, palestras, oficinas e jogos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a próxima segunda-feira (3), pela página de eventos da Unicentro. Os cursos vão ser ministrados por professores do Demat das 13h20 às 15h50, na sala 1 do Bloco L do Câmpus.

De acordo com a coordenadora geral do projeto, professora Célia Santos de Souza Pereira, a expectativa é que a ação auxilie na propagação dos conhecimentos matemáticos, assim como na ampliação da atuação da universidade junto à comunidade externa.

“De forma específica, esperamos minimizar as dificuldades que envolvem cálculos matemáticos, incentivar a cultura do estudo e aprofundamento dos conteúdos e conceitos matemáticos, contribuir para a redução das taxas de retenção nas disciplinas de Matemática e disciplinas afins. Também almejamos contribuir socialmente para o acolhimento dos acadêmicos recém-chegados ao ambiente universitário, para a redução da evasão universitária, para a familiarização de estudantes das escolas ao ambiente universitário e para mostrar que um curso de nível superior pode ser uma realidade para todos”, salienta a docente.

“A primeira edição da Maratona de Matemática Básica ocorreu em 2023 e teve uma excelente participação dos estudantes, especialmente dos cursos de Engenharias. O projeto contribuiu para que os acadêmicos relembrassem conteúdos matemáticos estudados na educação básica e que são essenciais para um bom aproveitamento nas disciplinas no ensino superior”, complementa a coordenadora pedagógica do projeto, professora Leoni Malinoski Fillos.

Por Wyllian Correa

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.