Integração entre comunidade acadêmica e externa marca a 2ª Gincana UniMooving

A 2ª edição da Gincana UniMooving movimentou o Câmpus de Irati da Unicentro na última quarta-feira (6). Promovida pelo Departamento de Educação Física (Deduf/I), por meio do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e dos projetos de extensão Artes do Corpo, Circo em Contextos e Vamos nos Movimentar, a competição contou com seis provas, que exigiam habilidades variadas.

“Nosso objetivo foi a integração entre acadêmicos e comunidade externa, além de promover a experiência para os alunos de organização e realização desse modelo de gincana, de jogos e brincadeiras”, explica a chefe do Departamento de Educação Física e coordenadora do evento, professora Debora Gomes.

Estudantes dos cursos de Educação Física e Fonoaudiologia da Unicentro e do Instituto Federal do Paraná se dividiram em três equipes – Circo em Contextos, Vila Nova e IF Mooving. Cada etapa desafiou os competidores em provas de agilidade, equilíbrio, força e conhecimentos gerais.

Os testes envolvendo água ajudaram a amenizar o calor e divertiram os participantes. “Teve uma em que eles atravessaram um túnel segurando uma bexiga de água e outra em que tiveram que transportar a água de um galão para o outro. Também teve a prova do cotonete, em que eles se equilibram na trave de ginástica artística e o time adversário tenta derrubar… Foram várias brincadeiras e estamos bem satisfeitos com o resultado, com a participação de todos os times”, afirma a docente.

Braian Teixeira dos Santos, aluno do IFPR, resolveu participar da gincana porque pretende seguir na área de educação física futuramente. Para o estudante, essa foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o curso de graduação. “Esporte é uma coisa que eu gosto muito, desde criança. Provavelmente é a profissão que eu quero seguir, então a gincana me chamou muito a atenção quando a professora nos convidou”, conta.

O convite foi feito pela professora Stefania Xavier da Silva, que ministra aulas de Educação Física no IFPR e também supervisiona os pibidianos da Unicentro que atuam na instituição. “Enquanto professora de educação física, eu valorizo muito essas práticas corporais que não envolvem somente o esporte, pois elas preparam os alunos para as práticas esportivas com qualidade e eficiência nos movimentos. E eles estão super felizes e empolgados em estarem participando, acho que é uma experiência extremamente valiosa essa troca”, ressalta.

Ao final da competição, a equipe vencedora foi a Vila Nova. “Montamos nossa equipe com alunos de Educação Física e alunas de Fonoaudiologia. A gente curtiu bastante, montamos estratégias para ver quem se sairia melhor em cada prova e acredito que a vontade de ganhar nos ajudou também”, destaca Wesley Fogaça, integrante da equipe.