Livro celebra os 15 anos do Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil da Unicentro
Compromisso, afeto e re-existência. Essas três palavras são apresentadas como as bases para a construção do livro “Tributo à(s) Infância(s) e EducAção”. A obra, que acaba de ser lançada, é resultado da colaboração de participantes do I Congresso Internacional de Educação e Infância, realizado remotamente em 2021. Além disso, a coletânea marca os 15 anos de trajetória do Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil: estudos da infância e práticas pedagógicas. O Geppei/Unicentro foi criado em 2007 e tem caráter interinstitucional, com a participação de docentes e pesquisadores do campo da infância de diferentes universidades paranaenses.
A professora Sandra Regina Gardacho Pietrobon, do Departamento de Pedagogia do câmpus Irati da Unicentro, é uma das coordenadoras do Geppei e uma das organizadoras da publicação. “Nós temos trabalhado com bastante enfoque na Educação Infantil desde o início do grupo, mas quando a gente fala em infância isso se amplia um pouco mais. Nós temos publicações e discussões que abrangem os anos iniciais do Ensino Fundamental, a infância no campo, quilombola, indígena, a questão da educação inclusiva. Então, nós estamos agregando conhecimentos e saberes porque o campo da infância é bastante amplo, abrange diferentes fases e contextos, numa discussão que exige essa parceria com colegas de outras instituições”.
A professora Nájela Tavares Ujiie, da Unespar, também é coordenadora do grupo e organizadora da obra. “O livro ‘Tributo à(s) Infância(s) e EducAção’ é o nosso presente compromissado, afetivo e de re-existência para com a vida, para com o mundo, para com as crianças e para os educadores que, como nós, persistem, lutam com resiliência e acreditam na potência do humano e no dever criança”.
Além das coordenadoras do Geppei, o trabalho também teve como organizadora a professora Franciele Clara Peloso, da UTFPR. “As autoras e os autores que foram se juntando para compor esse livro são pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente. Eles elaboraram essas suas reflexões e têm suas práticas no grande campo de estudo sobre a educação de infância e os escritos que eles trazem para esse livro ajudam a superar esses desafios e essas tensões postas, acreditando também que outro mundo é possível quando nos comprometemos com a inteireza da vida”.
A professora Sandra Pietrobon destaca ainda a diversidade dos temas tratados nos 12 capítulos do livro. “Tivemos contribuições sobre a criança indígena, quilombola. Sobre educação inclusiva, que inclusive é o tema do capítulo em que eu colaborei com duas colegas do grupo sobre desenho universal de aprendizagem, o que abrange não só a educação inclusiva das crianças com necessidades educacionais especiais, mas que é para todas as crianças. Nós temos também textos mais epistemológicos no sentido de discutir o conceito de infância, de criança, de educação infantil, enfim, é um livro bastante amplo”
Além da versão impressa, “Tributo à(s) Infância(s) e EducAção” está disponível em formato e-book e pode ser baixado de graça no site pedroejoaoeditores.com.br.