Turismo de Base Comunitária é tema de aula inaugural do Detur

O Departamento de Turismo (Detur) da Unicentro promoveu sua aula inaugural do ano letivo de 2022. O evento teve como convidada a professora Patricia Denkewicz. Em sua palestra, ela abordou o Turismo de Base Comunitária, que é aquele que tem na sustentabilidade sua característica principal. “É um modelo de turismo menos exploratório. É um modelo que busca a proteção e valorização cultural, a proteção dos recursos naturais, busca dar empoderamento às comunidades locais por meio da autogestão, por meio da valorização dessa comunidade”, conta.

O tema chamou a atenção dos alunos, como o Lucas Antoszczyszyn, acadêmico do segundo ano. “Eu mesmo pude encarar o turismo de outra forma. Muitas vezes, esse turismo de massa vai pecar justamente por negligenciar o cenário em que se vive e ele vai abrir brecha para a depredação da natureza. O turismo de base comunitária é, inclusive, uma forma de valorizar a natureza e de conscientizar as pessoas de que, às vezes, a graça não está na extravagância, mas está no simples, no que se tem por perto”.

Depois da palestra, alunos participaram de confraternização em clima junino (Foto: Coorc)

Foi a pesquisa de doutorado que despertou o interesse de Patricia pelo turismo comunitário. “Quando comecei a discutir um turismo que incluísse economicamente, culturalmente, socialmente e ambientalmente as pessoas, eu me deparei com o turismo de base comunitária como uma alternativa para que o turismo conseguisse ser o mais inclusivo possível”. A participação da professora na aula inaugural foi enaltecida pelo professor Diogo Lüders Fernandes. “A Patricia é uma egressa nossa, é algo bem interessante ter uma egressa falando para os nossos alunos. Acho que isso valoriza muito o profissional e a própria instituição”.

Os alunos do segundo ano de Turismo auxiliaram na realização da aula como uma atividade prática da disciplina de Planejamento e Organização de Eventos, ministrada pelo professor Diogo. “Eles passam por todo processo de aprendizagem de como se planeja e se organiza um evento. No caso aqui, é um evento muito simples, porque é um evento de um único dia, uma palestra, e a gente deu uma incrementada, decidimos fazer uma pequena festa julina, uma celebração para os alunos terem uma coisa a mais, para interagirem, para conversarem”, comenta.

Para o chefe do Detur, professor Ronaldo Ferreira Maganhotto, o encontro, para além do aprendizado, é uma oportunidade de estreitar as relações entre discentes. “A gente espera que eles se motivem, que eles interajam, que eles tenham maior proximidade entre eles, a gente percebe que essa interatividade entre os alunos é importante no decorrer do curso, com um clima favorável à amizade, à descontração. Tendo isso, tem a cooperação para a superação de um desafio ou outro que eles venham ter ao longo do curso”.