Educação Histórica é tema em destaque em palestra promovida pelo Mestrado em História

Não importa o curso… É só a formatura se aproximar que as incertezas relacionadas ao futuro da profissão começam a invadir os pensamentos de estudantes de graduação. No caso das licenciaturas, que formam professores, a preocupação é com a rotina de sala de aula e a responsabilidade com a formação de crianças e jovens. Nessas horas, ouvir o relato das experiências de quem já passou por isso faz bastante diferença.

Pensando nisso, o Programa de Pós-Graduação em História do Campus de Irati da Unicentro convidou a professora Rosi Gevaerd, coordenadora da rede pública do município de Curitiba, para falar aos alunos de terceiro e quarto anos da graduação em História. “Acho que essas experiências de mostrar para os alunos que estão se formando e são futuros professores, já que logo estarão em sala de aula, são importantes na medida em que mostram que eles vão enfrentar desafios, vão enfrentar dificuldades. É um diálogo do que a gente faz na prática já há muito tempo e que pode ajudar quem está começando agora”, conta Rosi.

Palestra foi realizada no Campus de Irati (Foto: Coorc)

A palestra “Educação histórica: concepção assumida no currículo, na formação continuada e nas práticas escolares” também objetivou a discussão das diretrizes curriculares. “O âmbito da educação histórica, que é uma perspectiva um pouco diferenciada no ensino de História, com teóricos que têm ancorado nosso trabalho, a perspectiva do trabalho com fonte histórica, com documentos em sala de aula, a partir das ideias que os alunos já trazem de suas experiências anteriores, aquele conteúdo que seu professor esta trabalhando”, explica a convidada.

Gabriel Gomes é aluno do terceiro ano do curso de História e aprova ações como essa, que aproximam os estudantes de realidades da prática de ensino em sala de aula. “Ajuda muito aprender sobre teoria, prática da docência. Afinal, uma coisa é aprender na faculdade o que é o ensino, mas quando você vê alguém que tem a prática muda bastante sua visão, formas que você pensa de trabalho”.

Organizador da palestra, o professor do Programa de Pós-Graduação em História, Geyso Germinari explica que atividades como essa são promovidas visando a melhor formação dos estudantes do curso. “É uma busca do curso de História esse estreitar de laços com a Educação Básica. Por isso, a importância de trazer esses profissionais, que aliam tanto domínio teórico de formação, já que ela é doutora em ensino de História, quanto uma larga experiência de coordenação e prática de sala de aula no campo da História”, finaliza.