Calouros dos cursos lotados no Campus Irati são recepcionados pela Universidade

Entrar na Universidade é descobrir um novo mundo. São muitos corredores, com bastante gente diferente vinda de diversos lugares. É por situações como essas que passam os novos estudantes quando iniciam a graduação. Para ajudá-los nessa etapa, a Unicentro, ano a ano, prepara uma recepção para os calouros. Em 2018, esse ritual de desejar boas-vindas começou pelo Campus de Irati.

O gesto de acolhimento, segundo o reitor da Instituição, professor Aldo Nelson Bona, já é uma tradição na Unicentro. “O objetivo é deixar claro que ele, realmente, importa para a Instituição e, também, que a Instituição oferece uma série de coisas além do cotidiano de sala de aula, que ele não pode perder a oportunidade de aproveitar essa série de coisas, pois isso é o diferencial da sua formação”, defende.

Recepção reunião alunos no Auditório Denise Stoklos

Nesse ano, quase dois mil novos alunos ingressaram na Unicentro. Na recepção, além de serem apresentados aos chefes de departamentos, diretores de setores de conhecimento e de campus, e ao reitor e vice-reitor da Instituição, os calouros também puderam conhecer a Universidade através de um vídeo institucional. O audiovisual apresenta as estruturas administrativas e pedagógicas da Unicentro, explica como elas funcionam e mostra aos estudantes as diversas possibilidades que eles encontrarão aqui. “A gente conta um pouco da estrutura administrativa da Universidade. Um pouco das oportunidades que eles podem ter – tanto de se envolver no ensino, na extensão, na pesquisa; também na mobilidade acadêmica dentro do país, fora do país”, explica o professor Afonso Figueiredo Filho, diretor do Campus Irati.

Iniciação científica, projetos de extensão, monitoria, grupos PET, intercâmbio… É muita coisa para fazer! O Matheus Oliveira, calouro do curso de Engenharia Florestal, mesmo estando no primeiro semestre, já almeja fazer um intercâmbio durante a graduação. “A Unicentro tem uma parceria bem forte com a Alemanha. Eu gostaria muito de ir para a Alemanha, tanto que tem os cursos de língua e estou pensando em entrar no segundo semestre”, adianta.

Novos alunos puderam conhecer as estruturas administrativas e pedagógicas da universidade

A professora Andrea Nogueira Dias, chefe do Departamento de Engenharia Florestal, explica o que o aluno que se interessou pelas atividades apresentadas na recepção aos calouros, deve fazer. “Nós recomendamos aos alunos a irem direito na chefia de Departamento, porque lá a gente pode encaminhá-los para conversar com os professores dos laboratórios”.

Dúvidas que a estudante de Engenharia Florestal, Rafaela Santos aproveitou para tirar durante a recepção aos calouros. “Ajuda porque todos temos algumas dúvidas no início”. O João Silvério que é calouro de Fonoaudiologia, por exemplo, depois de conhecer um pouco sobre as possibilidades para além da sala de aula que a Unicentro oferece, já começou a pensar no futuro. “Eu pretendo fazer uma extensão, alguma coisa mais aqui. Eu quero me especializar”, afirma.