12 de março é data limite para Unicentro indicar candidatos a bolsas de estudo do governo canadense

Proporcionar experiências de intercâmbio para alunos de excelência da graduação e, também, da pós-graduação. Esse é o objetivo do Elap, o Emerging Leaders in the American Program – um programa do governo canadense voltado para a oferta de bolsas de estudo dirigidas à estudantes da América do Sul e do Caribe. Uma das universidades brasileiras que pode indicar alunos para participação no Elap é a Unicentro. Se contemplados, os alunos da nossa Instituição fazem a mobilidade na Universidade de Saskachewan.

O Edital 2018 já está aberto e o Escritório de Relações Internacionais da Unicentro (ERI) tem até o próximo dia 12 para fazer as indicações da Universidade. Por isso, os interessados em participar da mobilidade internacional devem fazer sua inscrição até sexta-feira (9). Para participar, o estudante não pode estar cursando o primeiro e o último ano da graduação. Os outros pré-requisitos são listados pelo diretor de Relações Internacionais da Unicentro, professor Claudio Melo. “Inglês, boas notas, participar projetos de Iniciação Científica ou de Extensão”.

Em 2017, um dos selecionados para o Elap foi Hiromi Umezawa. Ele é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, do Campus de Irati, e está em mobilidade na Universidade de Saskachewan. De lá, ele conta as vantagens do intercâmbio. “O meu inglês melhorou bastante. Eu fiz muitos contatos acadêmicos aqui, com professores e pesquisadores da minha área; contatos profissionais também – e não só com pessoas do Canadá, mas do mundo inteiro”.

A avaliação de Hiromi é compartilhada pela Maria Eduarda Dalazoni, que é acadêmica do terceiro ano de Ciências Contábeis. Ela passou o último semestre de 2017 no Canadá. “Além de te proporcionar novas oportunidades de vida, a mobilidade abre a mente para coisas diferentes. Eu pensava em terminar a faculdade, abrir um escritório ou me tornar professora. Agora, eu penso que é possível trabalhar em uma multinacional, por exemplo. Eu tenho confiança de que posso assumir responsabilidades para as quais antes não estava preparada”.

O Edital de Inscrições para o Elap pode ser conferido no site do ERI e as inscrições são feitas no Escritório de Relações Internacionais, que é responsável por fazer as indicações da Unicentro ao governo do Canadá, que assume o processo na sequência, como explica o professor Claudio. “Quando a Universidade canadense recebe a indicação, ela entra em contato com o aluno, diretamente pelo e-mail, solicitando outros documentos. Então, o estudante envia para a Instituição o material solicitado, só aí a candidatura dele está credenciada e será avaliada segundo critérios estabelecidos por eles”.