Curso de Turismo da Unicentro será ofertado no campus avançado de Prudentópolis

Ademar Traiano, Valdir Rossoni, Adelmo Klosowski e Aldo Nelson Bona com o decreto que garante a oferta do curso já em 2018 (foto: Marina Lukavy)

Para formar profissionais capacitados para atuar na área e mobilizar a comunidade em prol da atividade turística, a Unicentro e o Governo do Estado oficializaram a oferta do curso de Turismo a partir do próximo ano no campus avançado de Prudentópolis. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Prudentópolis na terça-feira (01), e contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), Ademar Traiano.

Segundo Rossoni, a oferta do curso de Turismo vem de encontro com todo um projeto que está sendo trabalhado em Prudentópolis e que visa desenvolver o grande potencial turístico da cidade. “É um projeto que vem sendo trabalhado pelo prefeito [Adelmo Klosowski] juntamente com as lideranças do município. E estamos unindo os investimentos na área de turismo com o curso que vem de encontro ao que nós desejamos que é desenvolver essa área”, destaca.

O presidente da Alep lembra que o município tem um berço talhado para o turismo. “A região é pródiga, a natureza contemplou Prudentópolis com estas cascatas que realmente são dignas de todo e qualquer olhar diferenciado. E a Unicentro tem uma contribuição especial ao olhar Prudentópolis dessa forma. Nós precisamos fazer com que o município cresça no campo do turismo porque é uma indústria sem chaminé e geradora de riquezas e de receita, e para atrair muita gente para a cidade, a formação de profissionais é fundamental”, observa Traiano.

A oferta do curso partiu de uma solicitação do prefeito de Prudentópolis, Adelmo Klosowski a universidade. Depois disso, foi realizado todo um processo de avaliação que envolveu as instâncias administrativas da Unicentro e do Governo do Estado, como a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Conselho Estadual de Educação. “Esse curso só vem acrescentar a todo esse potencial que nós temos, e preparar nossos jovens para o mercado de trabalho e a nossa população para receber os nossos turistas”, afirma o prefeito.

Câmara Municipal de Prudentópolis sediou o evento (foto: Marina Lukavy)

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona explica que um passo fundamental para a concretização do curso foi o Departamento de Turismo do campus de Irati ter acolhido a proposta, e assumido o compromisso da oferta sem a contratação adicional de professores. “Neste caso, além da autorização do Governo, a vontade política de fazer acontecer essencial foi a do Departamento de Turismo de assumir a responsabilidade da oferta de mais um curso atendendo a esta demanda aqui do município de Prudentópolis”, complementa Aldo.

No campus avançado de Prudentópolis atualmente são ofertados pela Unicentro os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia, todos ligados aos respectivos departamentos que funcionam no campus de Irati. Para o diretor interino do campus, professor Edson Roberto Macohon, o curso de Turismo traz uma nova perspectiva para o desenvolvimento da região. “A capacitação profissional é muito importante nesta área e o curso vem agregar valor significativo para a população. E para o campus o benefício se dá na medida em que tendo mais um curso, teremos uma demanda maior de alunos e de professores, e vamos enriquecer as discussões acadêmicas e de pesquisa”, acrescenta.

O chefe do Departamento de Turismo, professor Diogo Lüders Fernandes afirma que a demanda do município foi recebida com entusiamo pelos docentes que enxergam a possibilidade de transformar Prudentópolis em um laboratório para o curso. “As atividades que vamos desenvolver serão todas focadas para o município, tanto em pesquisa, quanto em extensão. O objetivo é capacitar não apenas os futuros alunos do curso, mas que toda a comunidade tenha interesse na área e entenda quais são os benefícios e as oportunidades que podem se desenvolver com a atividade turística”, ressalta Diogo.

Professores do curso de Turismo também participaram da cerimônia (foto: Marina Lukavy)

O curso em Prudentópolis vai funcionar nos moldes do que é oferecido em Irati. O professor do Departamento de Turismo, Ronaldo Ferreira Maganhoto é natural do município e quem vai coordenar o curso no campus avançado. “É uma alegria nossa, quando eu digo nossa, não me refiro apenas ao departamento, mas sim, a comunidade prudentopolitana. Porque entendemos que esse curso vai correr de uma forma muito próxima com vários setores como o Poder Público e os empresários do município, para que alinhemos as ações de forma que venha fortalecer a atividade turística no município”, conclui Ronaldo.

Para 2018, são 40 vagas no curso de Turismo ofertado em Prudentópolis, sendo 16 através do Vestibular 2018 que está com inscrições abertas até amanhã (04); 20 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e quatro vagas pelo Programa de Avaliação Continuada (PAC) da Unicentro.