Inscrições para Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental podem ser feitas até 06 de fevereiro

Fruto de uma associação ampla entra a Unicentro e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (PPGESA) abriu a seleção para alunos regulares para o ano letivo de 2017. Os interessados podem se inscrever até o dia 06 de fevereiro.

A coordenadora-geral do PPGESA/Unicentro, professora Jeanette Beber de Souza explica que as inscrições podem ser feitas diretamente na Secretaria do curso de cada uma das instituições (UEPG ou Unicentro). Durante o período de férias, os interessados podem realizar as inscrições no Protocolo.

A área de concentração é saneamento ambiental e recursos hídricos, e são duas linhas de pesquisa: recursos hídricos e meio ambiente, e tratamento de águas de abastecimento e águas residuárias. Os inscritos devem ser formados em Engenharia ou áreas afins, como biólogos, químicos, e outras formações de Engenharia além da Ambiental, Sanitária e Civil, por exemplo. Na realidade, qualquer profissional que tenha interesse na área ambiental de maneira geral e com formação superior está apto a concorrer a uma vaga no programa”, ressalta Jeanette.

A professora lembra que é importante que o candidato já tenha certo conhecimento em língua estrangeira (Inglês), pois se for selecionado, ao longo do ano letivo precisa comprovar suficiência. O processo de seleção do PPGESA consiste em prova escrita e entrevista individual que serão realizadas no dia 17 de fevereiro. “No nosso programa não exigimos no ato da inscrição, ou no início, a apresentação do pré-projeto. O candidato pode vir com uma ideia de pesquisa e apresentá-la na entrevista”, complementa.

Os alunos selecionados pelo PPGESA assistirão aulas em ambas as universidades. Por se tratar de um programa em associação, há ofertas de disciplinas tanto em Irati, como em Ponta Grossa.

É um programa que apesar de novo está indo muito bem e tem uma procura relativamente boa. A formação obtida é bastante interessante no mundo atual que exige conhecimentos mais específicos de profissionais da área de Engenharia. É um título que dá margem aos profissionais depois atuarem com boa capacitação”, observa Jeanette.

O edital completo do processo de seleção e mais informações relativas ao PPGESA você encontra em: sites.uepg.br/ppgesa.