Aula Inaugural apresenta cenário do Turismo na região
Alunos do curso de Turismo do campus Irati da Unicentro participaram da Aula Inaugural no último dia 27 de abril. O tema principal foi a palestra ministrada por representantes da associação Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau.
A professora do Departamento de Turismo, Paula Grechinski explica que Aula Inaugural é realizada anualmente para dar as boas-vindas aos alunos no início do ano letivo. “Nesta ocasião, convidados externos participam trazendo seus conhecimentos e motivando os alunos para o futuro ingresso no mercado de trabalho”, complementa.
Neste ano, a palestra principal foi proferida por dois representantes (Tiago Alves Minasi e Olívia Franzoia Moss) da Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, uma associação sem fins lucrativos, formada e mantida por associados, que reconhecem a importância do Turismo como atividade econômica, trabalhando no sentido de aumentar o fluxo de pessoas à Região e oferecer todas as informações para que os visitantes tenham uma boa estadia.
“Eles apresentaram com maior profundidade o trabalho de um CVB, e a forma como valorizam a atividade turística e os esforços para divulgar o turismo na região. Também participaram da Aula Inaugural, dois egressos do curso de Turismo da Unicentro, que relataram suas experiências durante a graduação e a trajetória depois de formados: Samela Cristina Rocetin, falou sobre sua atuação na empresa Consoli Formaturas; e Chrystian Alex Karollus apresentou sua experiência de trabalho na Irlanda, na Egali Intercâmbio, entre outras atividades profissionais”, destaca Paula.
Para a professora, é fundamental que os alunos entrem em contato com o trade turístico, compreendam e visualizem o mercado de trabalho a partir das falas de quem atua na área, sendo importante que o corpo docente do curso oportunize este contato. “Mostrar aos alunos o que outros bacharéis em Turismo estão fazendo, as dificuldades da profissão, e, principalmente, as diversas possibilidades que eles terão depois de formados, nos parece bastante motivador. Além, é claro, da rede de contatos que pode se formar a partir desses encontros”, finaliza.