Campus Irati apresenta estruturas pedagógica e administrativa aos calouros

Campus Irati apresenta estruturas pedagógica e administrativa aos calouros

recepção aos calouros

Para apresentar a Unicentro aos alunos ingressantes em 2015, a Reitoria e a Direção do Campus Irati realizaram na segunda-feira (06), a Recepção aos Calouros. Durante todo o dia, alunos dos diferentes setores puderam conhecer um pouco mais sobre as estruturas pedagógica e administrativa da universidade, bem como, as oportunidades que terão para enriquecer o currículo acadêmico.

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona explicou que a Recepção é uma tradição mantida para que se possa ter um encontro presencial com os calouros e apresentar os segmentos da universidade. “Fazemos essa recepção para que os novos alunos possam se sentir mais entrosados com o ambiente, facilitando assim a integração com o mundo acadêmico”, complementou.

A Unicentro tem um conjunto de oportunidades para os alunos fora da sala de aula, são vários programas nas áreas de Extensão, Pesquisa e Ensino, projetos de atuação voluntária ou com bolsas de apoio. Segundo Bona, a participação nestes programas enriquece a formação acadêmica e profissional dos alunos.

Um outro aspecto ressaltado pelo reitor é a importância de que os alunos tenham participação ativa no Movimento Estudantil. “Nas três instâncias da administração da Unicentro, há a presença de conselhos nos quais os acadêmicos têm assento com voz e voto. Aqui no campus Irati temos 13 departamentos e neles há pouca representação estudantil. Exercer a cidadania acadêmica nos torna melhores para a sociedade”, acrescentou.

Já o diretor do campus Irati, Edelcio Stroparo ressaltou como funcionam as estruturas pedagógica e administrativa, e que setores como o Protocolo, a Divisão de Apoio Acadêmico (Diap) e a Biblioteca são importantes desde o início da vida acadêmica. “O departamento pedagógico do curso é a instância imediata para o aluno, é onde ele vai obter todas as informações e encaminhamentos necessários. A entrada na universidade é uma mudança significativa na rotina. A profissionalização é somente um dos itens, porque a formação como pessoa e cidadão, também estará presente ao longo de toda a graduação”, frisou.

O vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza repassou orientações aos calouros a respeito dos trotes. “Criar constrangimento não é recepcionar, por isso, o trote é um crime tipificado em lei federal e estadual, e vai contra o regulamento da nossa instituição”, encerrou.

Outra recomendação aos calouros é que estejam sempre atentos a página da Unicentro (www.unicentro.br), pois nela encontrarão todas as informações necessárias para o bom andamento da vida acadêmica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *