Combate à violência nas escolas será tema de seminário esta semana

O projeto de extensão “Círculo de Diálogo da Juventude – pela cultura da paz”, da Unicentro, promove o seu primeiro seminário nesta sexta-feira (25).

Seguindo a linha mestra de preservação da vida e rejeição da violência, o evento acontecerá em duas etapas: a primeira no dia anterior (24), com a II Feira do Círculo de Diálogo no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, em Irati, e a segunda com I Seminário do Circulo de Diálogo da Juventude, no Auditório Denise Stoklos, no Campus de Irati.

A conferência e a feira seguem o objetivo de capacitar professores das redes municipal, estadual e particular para a prevenção de violência nas escolas. A promoção dos cuidados com a saúde também é uma das linhas do seminário.

Foram disponibilizadas 200 vagas para profissionais da educação, da saúde e afins para a participação no evento. As escolas foram convidadas pelo Núcleo Regional de Educação e cada uma delas encaminha os profissionais para se inscrever no evento.

Para o coordenador do projeto, Nelson Susko, o seminário é importante para que o professor deixe de se sentir impotente frente aos casos de violência que presencia nas salas de aula para se sentir capaz de agir contra isso. “Os professores é que devem ser os grandes agentes transformadores nesse contexto, atuando como protagonistas na luta contra a violência nas escolas”, conclui.

Na feira do dia 24, serão apresentados aos alunos do colégio e a seus pais, os programas e projetos de ações contra a violência infanto-juvenil em forma de alguns estandes envolvendo instituições governamentais e não governamentais sobre o tema.

Já no seminário, serão discutidos temas como a violência escolar e suas consequências, resoluções de conflitos, relacionamento entre professor e aluno, escola e família, e entre outros apresentados na programação, que inclui palestras, mesas redondas e oficinas.

O seminário contará com a participação de autoridades e convidados da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para as oficinas e mesas de debates.

Confira a programação completa clicando aqui.