Construção da pista de atletismo deve iniciar no segundo semestre

Uma comitiva de iratienses esteve em Curitiba para conversar com o secretário de Estado de Esportes, Evandro Rogério Roman. Um dos motivos da visita foi discutir sobre o projeto da pista de atletismo, que será construída na Unicentro. Foram até a capital, no último dia 17, o diretor do campus, Edélcio Stroparo, o diretor de Esportes do município, Luciano Menon e o membro do Escritório Regional de Ponta Grossa, em Irati, Walmor Antunes.

Em visita ao município, em junho do ano passado, Roman e o deputado federal Eduardo Sciarra anunciaram um investimento de R$ 1,8 mi para a obra, que seria executada sob a atual pista da universidade. Porém, os planos foram alterados. De acordo com Stroparo, será construído um complexo esportivo na Unicentro, que servirá como laboratório para os acadêmicos e para abrigar algumas competições.

A atual pista de atletismo da universidade não possui medidas oficiais. Antunes comenta a visita a Roman foi para solicitar a autorização para aplicação de recursos, inicialmente, para adequar o terreno, onde ficará o espaço esportivo da Unicentro. “O secretário entendeu a necessidade do local da obra ser alterado e aceitou a sugestão”, relata.

A pista de atletismo é um pedido antigo da comunidade acadêmica de Irati. O diretor do campus expõe que conseguirão fazer a construção nos moldes pedagógicos para atender os alunos e professores e com as medidas oficiais, que permitirão a realização de competições. “O recurso de R$1,8 mi será para uma parte da obra. Vamos ainda buscar mais verbas para a conclusão”, explica Stroparo.

O diretor fala que a previsão é de que as obras tenham inicio no segundo semestre deste ano. Além da pista de atletismo, a Unicentro futuramente contará com um pavilhão peda-gógico, contendo três quadras esportivas, salas de aulas, entre outros espaços. Também será construído um ginásio de esportes e um campo suíço. Outra grande conquista, mas que não fará parte do complexo esportivo, é a nova biblioteca.

“Tivemos grandes conquistas nos últimos tempos. Agradeço em especial, nessa oportunidade, o Roman, que entendeu as nossas necessidades”, destaca Stroparo. O diretor ainda conta que a re-presentação da Secretaria de Estado de Esporte, que tem Antunes como coordenador na região de Irati,  será instalada num espaço dentro do prédio da Unicentro, no bairro Riozinho.

INVESTIMENTOS

Roman conta que o objetivo do Estado é, inicialmente, deixar clara a política que deve ser seguida para o esporte no Paraná. “Queremos investir no ser humano e uma das maneiras é com o atletismo”, relata. Ele afirma que serão construídas 22 duas pistas no Paraná e que Sciarra, quando soube, solicitou que uma fosse em Irati. Por meio de uma emenda individual do deputado no valor de R$ 600 mil, mais o mesmo valor das secretarias de Estado do Esporte e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, deve se chegar ao montante necessário para a construção.

Roman disse que a parceria entre as duas secretarias prevê o fortalecimento das universidades do Paraná. Ele relatou que no Estado existem 52 cursos de Educação Física, sendo 19 deles em instituições públicas. “Sabemos que as pistas de atletismo funcionam como verdadeiros laboratórios. O processo para a consolidação do projeto deve ainda durar em média um ano e meio”, contou.

O deputado federal, Eduar-do Sciarra, disse que está entusiasmado com a política voltada ao esporte do Paraná, que é realizada em equipe. “Tenho satisfação em participar dessa conquista. Essa é uma área que sempre quis atender, em Irati. Agora, vamos trabalhar para que se concretize o quanto antes”, relata.

Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro, disse que se sente feliz com mais esse avanço que a universidade terá. “Essa pista era idealizada antes mesmo do curso de Educação Física exis-tir em Irati. Temos condições de melhorar ainda mais as parcerias, contribuindo com o desenvolvimento do esporte, do conhecimento e das pessoas”, fala.

Kelly Ramos – Jornal Folha de Irati