11ª Semana do Meio Ambiente aborda importância da gestão de recursos hídricos e resíduos sólidos
Na última segunda-feira (3), o Teatro Municipal de Guarapuava foi palco da cerimônia de abertura da 11ª Semana do Meio Ambiente, promovida pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em parceria com a Prefeitura de Guarapuava. Com o tema “Problematizando os Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos”, o evento visa conscientizar e mobilizar a comunidade sobre a importância da gestão sustentável desses recursos. A programação inclui outros dois eventos: o 2º Encontro Internacional de Educação Ambiental e Emergência Climática: Jovens em Ação, e o 2º Fórum Regional de Jovens pelo Clima, com atividades até o dia 8 de junho.
A cerimônia contou com a presença de acadêmicos, estudantes do ensino básico, professores e autoridades locais, que assistiram apresentações culturais e trocaram experiências sobre questões ambientais, através da palestra “Problematizando os recursos hídricos e resíduos sólidos voltados para a sustentabilidade ambiental”, ministrada pelos docentes Maria Manuela Morais, da Universidade de Évora, em Portugal, e Maurício Camargo Filho, da Unicentro. O encontro também contou com o lançamento dos livros “Emergência Climática: reflexões e práticas de Educação Ambiental” e “O campo da Educação Ambiental no Brasil: reflexões e alternativas ante ao contexto de Emergência Climática Global”.
A coordenadora do evento, professora Adriana Massaê Kataoka, ressaltou a importância da participação ativa da comunidade acadêmica e dos jovens na conscientização em torno do tema. “O evento abordará importantes temáticas socioambientais, com ênfase especial nos recursos hídricos, resíduos sólidos e emergência climática, hoje considerada uma das maiores ameaças para humanidade, devido a sua gravidade e amplitude. Mais do que nunca, precisamos repensar nosso estilo de vida e promover mudanças profundas que permeiem as diferentes dimensões de nossa existência, precisamos fortalecer as políticas públicas voltadas para o meio ambiente e combater aquelas que atuam na contramão da conservação da natureza e da justiça social” afirmou a docente do Departamento de Ciências Biológicas da Unicentro.
O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, também expressou seu entusiasmo com a realização do evento e a necessidade de mudança. “Nós precisamos mudar enquanto população, pensando no nosso planeta, nós deixamos muito a desejar, no cuidar do nosso meio ambiente, no cuidar da água, no cuidar da nossa natureza, da fauna, da flora e a temática desta 11ª Semana do Meio Ambiente é um assunto que precisamos, cada vez mais, conscientizar. Começar conscientizando nossas crianças, nossos estudantes, e nós temos a certeza que, todos trabalhando, podemos prevenir situações ainda piores. Vai ser uma semana de muito diálogo, de muita troca de ideias, de conhecimento, de experiências, de pesquisas e, com certeza, Guarapuava vai sair ganhando, como sempre tem saído nas nossas semanas de meio ambiente “, declarou.
O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, destacou a importância dos projetos realizados entre a universidade e o município e a necessidade de uma discussão mais enfática em torno de soluções. “Tem pessoas de fora que vieram aprender e trocar experiências com o que nós estamos fazendo aqui em Guarapuava. É importante uma reflexão maior de toda a sociedade, mas só isso não basta. A gente tem que aproveitar essa semana, discutir e, talvez, sermos mais ousados do que fomos até agora”, disse.
Programação da Semana
Ao longo da semana, a programação inclui palestras, mesas-redondas, oficinas e atividades práticas, abordando temas como a preservação dos recursos hídricos, reciclagem e gestão de resíduos sólidos. Confira a programação completa.
Por Giovani Ciquelero