Professor da Unicentro é convidado para desenvolver estudos na China

Professor da Unicentro é convidado para desenvolver estudos na China

O professor Alexsandro Schneider, do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), foi convidado para realizar um intercâmbio na Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China (Southern University of Science and Technology – SUStech). Sua jornada começou na última quarta-feira (27), quando desembarcou em Shenzhen, importante cidade e uma das zonas econômicas especiais do país, para um período de três meses desenvolvendo sua pesquisa e interagindo em um ambiente acadêmico e cultural completamente diferente.

“A oportunidade surgiu por meio da colaboração acadêmica que mantenho com o pesquisador que me orientou durante o doutorado na USP. Diferente de algumas áreas do conhecimento, problemas relevantes na área de matemática possuem um caráter global, pois são os mesmos em qualquer lugar do mundo. Desta forma, por se tratar de uma área teórica, tenho a oportunidade de colaborar com pesquisadores de vários lugares do mundo”, conta o docente da Unicentro.

Mesmo morando em Guarapuava, Alexsandro mantém colaborações e parcerias acadêmicas com pesquisadores do mundo todo. “Atualmente venho desenvolvendo trabalhos com pesquisadores em institutos na China e Coreia do Sul, além de colaboradores locais que estão no Rio de Janeiro e Santa Catarina. Estou entusiasmado com a possibilidade de contribuir para o cenário científico e fortalecer os laços internacionais na pesquisa matemática”, disse.

A pesquisa

Durante sua estadia na China, Alexsandro terá a oportunidade de desenvolver seus estudos na área de Sistemas Dinâmicos e de colaborar com especialistas de renome internacional. “Durante este período, meu foco principal de pesquisa será na área de Sistemas Dinâmicos, mais especificamente na Dinâmica Simplética. Esta é uma área da matemática pura que tem suas raízes na Mecânica Celeste. A escolha desse foco decorre da natureza fascinante e desafiadora desses problemas, que apresentam implicações tanto teóricas quanto práticas. A oportunidade de conduzir essa pesquisa na China é particularmente empolgante devido ao ambiente acadêmico rico e à presença de pesquisadores extremamente renomados, incluindo até mesmo vencedores da Medalha Fields (Nobel da matemática)”.

Para Alexsandro, o potencial de gerar benefícios importantes para seus estudos e parcerias futuras geram grandes expectativas. “Em primeiro lugar, pretendo avançar significativamente nos dois projetos que estou desenvolvendo, por meio de novas abordagens para resolver questões ainda em aberto. Espero gerar resultados que possam contribuir para o avanço do conhecimento em Dinâmica Simplética e na matemática como um todo. Além disso, minha meta é estabelecer colaborações com pesquisadores chineses. A troca de ideias nestas colaborações tem o potencial de enriquecer significativamente as abordagens e perspectivas em minha área de estudo. Por fim, espero criar relações acadêmicas e manter uma colaboração duradoura entre a Unicentro e a SUSTech”.

Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China

Com uma população de quase 18 milhões de pessoas, Shenzhen é a sexta cidade chinesa mais populosa e sede da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China. Criada em 2010, a SUSTech teve uma rápida ascensão e reconhecimento como um centro internacional de pesquisa científica e tecnológica.

“A interação com pesquisadores de alto nível proporciona um ambiente propício para a troca de ideias e perspectivas inovadoras, que ajudam de forma significativa o desenvolvimento de abordagens criativas para lidar com os desafios que enfrento em meus projetos. Além disso, do ponto de vista físico, a colaboração internacional proporciona acesso a recursos e infraestruturas únicas, pois a China é um dos países que mais incentiva e financia pesquisas de qualidade no mundo. Esta colaboração beneficia meu trabalho, mas também contribui no processo de internacionalização da Unicentro”.

Segundo Alexsandro, a experiência em um país milenar e com vasta cultura também proporcionará diversas oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal. “A imersão em um ambiente acadêmico prestigiado como na SUSTech, proporciona a chance de interagir com alguns dos principais especialistas em minha área. Espero absorver conhecimentos por meio dessas interações e participar de discussões acadêmicas mais recentes em Dinâmica Simplética. Além disso, estar em um país com uma rica herança cultural como a China oferece uma oportunidade única de aprendizado cultural e crescimento pessoal. A experiência de viver e trabalhar, mesmo que por apenas três meses, em um ambiente internacional também contribuirá para o aprimoramento das minhas habilidades de comunicação intercultural, a adaptação a novos contextos e o fortalecimento da minha capacidade de colaborar efetivamente em ambientes diversificados”.

Por Giovani Ciquelero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *