Doutorado em Bioenergia está com inscrições abertas para primeira turma

O processo seletivo para a primeira turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia está com inscrições abertas. São ofertadas 5 vagas para trabalhar em duas linhas de pesquisa: Biocombustíveis e Energias Renováveis. As áreas interdisciplinares do programa são Engenharia, Tecnologia e Gestão, podendo concorrer às vagas profissionais das áreas de Química, Física, Biotecnologia, Biologia, Administração, Economia e áreas afins. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de abril.

O programa

O Programa de Pós-Graduação em Bioenergia (PPGB) é associado em rede, constituído pelos institutos de pesquisa Embrapa-PR e Iapar, e pelas instituições de ensino UEL, UEM, UEPG, Unicentro, Unioeste, UFPR e UTFPR. Desde 2010 funciona a turma de mestrado do programa. Em 2023, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a abertura da primeira turma do doutorado. A Unicentro é a atual coordenadora do programa.

Inscrições e processo seletivo

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link, com a anexação do formulário de inscrição e do modelo de Currículo Lattes, ambos disponíveis no edital. Além disso, devem ainda ser anexadas as cópias dos documentos exigidos para a inscrição.

O processo seletivo se dará em duas etapas: análise do histórico escolar e do Currículo Lattes, marcado para o dia 5 de abril, e entrevista com os candidatos, que será realizada de forma remota no dia 8 de abril. O resultado final será divulgado no site do PPGB e as matrículas serão realizadas no dia através de link que será publicado no mesmo site. Os documentos para a realização da matrícula também estão disponíveis no edital.

Por José Guilherme de Lima Branco, com supervisão de Giovani Ciquelero