Parceria entre Farmácia Escola da Unicentro e Prefeitura de Guarapuava amplia acesso à insulina para a população

Uma significativa parceria foi formalizada entre a Farmácia Escola da Unicentro e a Prefeitura de Guarapuava, trazendo novas perspectivas para o acesso à saúde na região. A iniciativa, que amplia os serviços de entrega de insulina, começou durante o período de recesso, no final de 2023, e agora a unidade passa a ser um segundo ponto para a retirada dos insumos e tratamento da diabetes.

A entrega da insulina faz parte do Programa Especial de Diabetes, da 5ª Regional de Saúde, em que a Secretaria Municipal de Saúde repassa a insulina e os insumos para que a Farmácia Escola realize a entrega e acompanhamento dos pacientes. “A gente faz a gestão do tratamento, se o tratamento está sendo efetivo, se o paciente está tomando corretamente, se ele faz os controles diários da glicose no sangue. Junto com a insulina, é entregue o aparelho para medir a glicemia, as fitas, as lancetas para furar o dedo, as agulhas, as seringas, então é todo um protocolo completo para tratamento da diabetes”, explica Daniel de Paula, docente do Departamento de Farmácia da Unicentro.

Agora, além da Farmácia Central do município, a unidade passa a ser uma alternativa para os pacientes insulinodependentes. “Como é um atendimento mais demorado e tem outros programas funcionando lá, é muito paciente. E a insulina, por ser um atendimento um pouco mais demorado, porque tem que dar uma atenção especial para pessoa, eles ficavam muito tempo na fila. Aí veio essa ideia de a gente colocar aqui no Cedeteg também”, explica a coordenadora da Assistência Farmacêutica de Guarapuava, a farmacêutica Gabriela Suthovski.

Para ela, a colaboração entre a Unicentro e a Prefeitura traz a garantia de uma melhor qualidade de vida para os pacientes. “Hoje, a gente tem várias parcerias com a universidade, a gente quer a ampliação dessas parcerias, tem vários projetos que a gente já está discutindo, principalmente visando o atendimento da população. A gente precisa, enquanto assistência farmacêutica, ficar próximo do paciente para que ele tenha uma qualidade de vida melhor, para que ele não tenha consequências em decorrência da diabetes” afirma Gabriela, que é egressa do curso de Farmácia e não esconde a satisfação ao ver a colaboração entre as duas instituições crescer cada vez mais. “Se a gente puder fazer alguma coisa para crescer a estrutura da faculdade, para ajudar, é o que a gente vai fazer e isso vai fazer com que saia um profissional melhor para o mercado também, com certeza”.

Atendimento à população e desenvolvimento acadêmico

Professor da disciplina de Estágio Supervisionado, Daniel de Paula, destaca a importância dessa parceria para a formação dos acadêmicos: “Para o aluno é uma excelente oportunidade de campo de estágio, para ele vivenciar o dia a dia, para ele estar frente a frente com o paciente, vendo os problemas que o paciente vivencia e para também estar auxiliando a população, prestando um atendimento modelo que é a proposta da Farmácia Escola”, ressaltando que a iniciativa era um sonho antigo dos docentes, principalmente do professor Paulo Renato de Oliveira, chefe do Departamento de Farmácia.

A vice-diretora do Câmpus Cedeteg, Aline Marques Genú, também expressou seu entusiasmo com essa colaboração entre Unicentro e Prefeitura de Guarapuava. “O máximo que a gente puder, como função da universidade, ajudar a população de Guarapuava e região, essa é a nossa finalidade. O projeto da insulina vem nesse sentido, de ser mais uma opção de ajudar aqueles que necessitam da medicação, oportunizar a eles mais um ponto para que eles possam retirar e cuidar da saúde, e é mais uma etapa da formação dos futuros farmacêuticos que nós temos no câmpus”, disse.

Para as acadêmicas Milena Renaldim e Mayara Paolla Chodoma, do segundo ano de Farmácia, é uma chance única de contribuir para a saúde da comunidade enquanto adquirem experiência prática. “É de extrema importância esse estágio, porque a gente ia ficar meio perdida se fosse estagiar já em uma farmácia. É uma boa oportunidade para a gente conhecer a dispensação na prática”, conta Mayara. “E a gente vê se vai gostar dessa área. Agora, atuando no dia a dia, é uma área que eu me vejo atuando”, complementa Milena.

Serviços ofertados pela Farmácia Escola

Em mais de uma década de funcionamento, a Farmácia Escola da Unicentro atende mais de 50 bairros e regiões de Guarapuava. Atualmente, a unidade conta com mais de 1500 pacientes cadastrados, que usufruem da dispensação de medicamentos e fazem o acompanhamento farmacoterapêutico. Aliado ao Programa Especial de Diabetes, a expectativa é receber mais de mil atendimentos mensais até o final do ano.

“Além do Programa Especial de Diabetes, a gente tem os medicamentos para doenças crônicas – como hipertensão, hipertireoidismo e a própria diabetes – e medicamentos psicotrópicos, medicamentos controlados, como: medicamentos para depressão, estabilizadores de humor e outras doenças mentais. Basta chegar com uma receita dentro do prazo de validade e ser morador de Guarapuava para ter acesso a medicação gratuita pela Secretaria Municipal de Saúde e via SUS”, explica o professor Daniel.

Além dos medicamentos, a unidade também realiza serviços de aferição de pressão, glicemia e temperatura corporal, disponíveis para toda a comunidade.

A Farmácia Escola da Unicentro está localizada no Câmpus Cedeteg, na Alameda Élio Antonio Dalla Vecchia, nº 838, bairro Vila Carli. O horário de funcionamento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.