Unicentro recepciona os novos estudantes dos cursos ofertados no Cedeteg

Unicentro recepciona os novos estudantes dos cursos ofertados no Cedeteg

Nesta quarta-feira (17), a Reitoria da Unicentro e a Direção do Câmpus Cedeteg realizaram a recepção dos calouros para o ano letivo de 2023. Em quatro apresentações, de manhã ao início da noite, o Auditório do PDE recebeu os novos acadêmicos de 19 cursos matutinos, integrais e noturnos. A iniciativa, que já virou tradição na universidade, busca recepcionar a todos os estudantes levando informações necessárias durante a graduação e demonstrar a gama de serviços prestados pela Unicentro.

“Já é uma tradição na nossa instituição a recepção dos novos estudantes. A recepção dos estudantes é para que eles conheçam, além da sala de aula, além das atividades do seu curso em si, outras atividades que a gente também oferece para a formação complementar do nosso estudante, do nosso futuro profissional. Essa recepção serve para dar as boas-vindas, para que eles tenham uma noção da estrutura da universidade, que eles conheçam os reitores, os diretores, enfim os gestores da universidade e também mostrar a eles que a universidade está de portas abertas, que sugestões, demanda são sempre bem-vindas e que essa é a universidade pública”, declarou o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.

De forma prática, os acadêmicos receberam informações importantes para o seu desenvolvimento profissional e pessoal na Unicentro e foram apresentados à rotina da universidade, gama de serviços disponíveis e possibilidades de atividades. “Foi muito legal, a recepção é muito carinhosa, todos os professores são muito atenciosos. Desde anteontem, ontem e hoje está tudo sendo muito legal, tudo muito bem trabalhado e muito bom.Eu gostei muito de tudo por aqui, é um ambiente muito agradável, revele o frio, mas por aqui tudo é muito bonito, a paisagem, as árvores, a natureza, tudo é muito legal”, contou Lucas Eduardo Stadler Cordeiro, de 18 anos, e que acabou de ingressar no curso de Química Bacharelado.

Nada melhor do que iniciar essa nova etapa conhecendo e sendo bem recebido em sua nova casa. Mais do que participar das aulas, os acadêmicos podem viver a universidade em atividades extracurriculares, como estágios, oficinas, práticas esportivas e muito mais.
“Eu gostei de todos, mas o que mais me chamou atenção foram as iniciações, que parecem ser bem legais e promovem a gente, melhoram a gente para um currículo futuro. Eu fiquei sabendo da maioria dos programas que estão sendo trabalhados aqui, como as IC (Iniciação Científica) e o PET (Programa de Educação Tutorial), que eu pretendo ir atrás, que é uma coisa muito boa para os alunos”, comentou Lucas Stadler.

Ao longo desta semana, todos os departamentos pedagógicos prepararam programações especiais para a acolhida dos novos acadêmicos, que envolviam visitas guiadas, palestras, e confraternizações. Para o diretor do Câmpus Cedeteg, Ricardo Yoshimitsu Miyahara, o foco é a formação dos alunos e que eles possam viver de maneira plena tudo que a universidade oferece. “A gente mostra um pouquinho dos números da universidade, quais os programas que a universidade oferece, as atividades extracurriculares ou atividades de extensão e cultura que eles podem participar para eles poderem viver a universidade. Isso faz com que os alunos tenham mais vontade de permanecer na universidade, não só virem participar das suas aulas na sala de aula e esquecer que a universidade tem muitas outras atividades para serem ofertadas para eles”, disse o professor.

Com mais de 100 hectares, mais de 100 edificações, natureza exuberante e muitas oportunidades, o Câmpus Cedeteg é uma verdadeira “cidade universitária” por onde circulam diariamente em torno de 3,5 mil pessoas. Para o vice-reitor da Unicentro, Ademir Juracy Fanfa Ribas esse é o momento de aproveitar estas oportunidades e alcançar seus objetivos. “Os anos de universidade são anos muito motivadores porque a idade é legal, a vontade, a expectativa e aproveitar as oportunidades – talvez seja o termo importante. Então que cada aluno que esteja na Unicentro, que esteja aqui no Câmpus Cedeteg, possa aproveitar as oportunidades que o câmpus oferece. O câmpus oferece muitas oportunidades, além da sala de aula, as atividades do contraturno, os projetos de extensão, de pesquisas, as clínicas, o CDR (Complexo Desportivo Recreativo), que possam viver intensamente a universidade porque esse momento é muito importante”.

 

Confira as fotos da apresentações no Banco de Imagens da Unicentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *