Programas de Ensino e Extensão

A Unicentro conta com projetos de extensão, que proporcionam ao acadêmico acesso as práticas relacionadas aos cursos ofertados. Tem como objetivo principal ampliar a qualificação profissional, melhorar os serviços de atendimentos à saúde, ampliar o acesso a cultura, esporte, lazer, promover projetos que de sustentabilidade ambiental, buscar e desenvolver a inclusão de grupos que necessitam de ações afirmativas.

Programas e Projetos de Ensino e Extensão

PROGRAMAS E PROJETOS DESCRIÇÃO
Programa de Estágio Pedagógico Voluntário- PEV Focado no desenvolvimento do ensino das matérias curriculares dos cursos de graduação, busca ampliar os conhecimentos acadêmicos sobre o processo de ensino-aprendizagem, a fim de implementar e atualizar a formação de docentes para o ensino superior.
Programa de Tutoria Discente – PET Desenvolve atividades acadêmicas através da organização de grupos de aprendizagem tutorial e interdisciplinar, para contribuir para a elevação da qualidade da formação de profissionais e docentes com elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Unicentro – PIBID Busca o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, junto com a valorização do magistério e elevação da qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica.
Programa de Monitoria Discente Objetiva cultivar o interesse pelo magistério superior, oportunizando maiores conhecimentos sobre o ensino-aprendizagem, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino de graduação, aprofundando conhecimentos teóricos e práticos a fim de diminuir a evasão e a reprovação acadêmica.
Programa de Tutoria Discente O programa visa atender aos alunos pertencentes a grupos que necessitam de ações inclusivas, visando aumentar a inserção à dinâmica da universidade e às características da vida universitária, oferecendo a orientação necessária para as atividades acadêmicas.
Programa Paranaense de Mobilidade Estudantil – PPME Visa proporcionar aos estudantes de graduação a mobilidade entre as instituições conveniadas, proporcionando a troca de experiências acadêmicas para o enriquecimento científico e cultural
Comissão Universidade para os Índios – CUIA Realiza, anualmente, o processo seletivo específico e interinstitucional, acompanhando pedagogicamente os estudantes indígenas nas universidades, promovendo inclusão e permanência, desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão que os envolvam e juntamente com suas respectivas comunidades.

Programa de acesso à educação superior para refugiados, em cursos de graduação presenciais da UNICENTRO

Estabelece vagas iniciais suplementares, de acordo com adesão de cada departamento ao programa e correspondentes a duas por curso e turno em oferta nos Campi Universitários da Unicentro, destinadas a refugiados que tenham concluído os estudos equivalentes ao ensino médio, no país de origem ou em outro país em que tenham residido

Programa de Residência Pedagógica

É uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciado na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso

Programa de Inclusão e Acessibilidade – PIA

Tem por finalidade estabelecer as políticas institucionais destinadas a acadêmicos, docentes, agentes universitários e estagiários da Unicentro com necessidades especiais, visando à eliminação de barreiras físicas, de comunicação e de informação que restringem a participação e o desenvolvimento acadêmico e profissional na Unicentro.

EPV – Estágio Pedagógico  Voluntário
PET – Programa de Educação Tutorial
CUIA – Comissão Universidade para os Índios

PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

PROGRAMA DE ENSINO NÚMERO DE ALUNOS ATENDIDOS
NÚMERO DE ALUNOS ATENDIDOS POR PROGRAMA DE ENSINO – 2022
Monitoria Discente

319

 EPV

34

Tutoria Discente

11

PET

125

CUIA/Indígenas

34 

PIBID

192

TOTAL GERAL

MODALIDADE TOTAL
PROJETOS DE EXTENSÃO VIGENTES POR MODALIDADE – 2022
Ação de Extensão 246
Curso de Extensão 75
Evento de Extensão 100
Prestação de Serviço Extensionista 42
Programa de Extensão 43
TOTAL GERAL 506
CIDADE ORIENTADOR(A) RECÉM-FORMADO(A) GRADUANDO(A) TOTAL
Guarapuava

9

15

22

81

Irati

9

10

13

49
Pitanga

5

4

6

15
TOTAL GERAL

23

29

41

93

ATIVIDADES REALIZADAS PELA DIRETORIA DE CULTURA – 2019
ATIVIDADE
Dia Internacional da Dança 
Quinta Nobre
XXXIII Encontro de Arte Folclórica 
IV Festival Canta Aí II Festival da Música
XXVI Feteco – Festival de Teatro da Unicentro
Dom Caixote
Centro de Exposições de Artes
Objetivo: Ampliar as possibilidades de acesso de estudantes de escolas públicas à Universidade gratuita e de qualidade.
EDIÇÃO  INSCRITOS MATRICULADOS  APROVADOS NO VESTIBULAR
2022 71 63 15
MUNICÍPIOS ATENDIDOS Nº TURMAS CONCLUINTES
BOM NEGÓCIO GUARAPUAVA – 2019
Cândido de Abreu 02 39
Pitanga 01 34
Guarapuava 02 33
Palmital 02 65
EaD – Unicentro 01 106
TOTAL GERAL 08 277
MUNICÍPIOS ATENDIDOS Nº TURMAS CONCLUINTES
BOM NEGÓCIO PARANÁ IRATI – 2019
General Carneiro 01 18
Cruz Machado 01 24
Irati 01 24
Paula Freitas 01 11
Prudentópolis 01 27
TOTAL GERAL 05 104
*SAIBA – Encaminhamento, atenção e cuidado aos usuários de drogas em conflito com a lei
*BLITZ – Reflexão sobre conduta no trânsito
*BASTA – Intervenção junto ao autor de violência doméstica
*ECOAULAS – Conscientização ambiental
*E-LER – Incentivo à educação e à leitura

 

ÁREA TOTAL
PATRONATO GUARAPUAVA – 2019
Nº DE ATENDIMENTOS DA EQUIPE TÉCNICA Serviço Social 4.197
Pedagogia 2.727
Psicologia 4.048
Administração 1.554
Jurídica 3.045
TOTAL DE ATENDIMENTOS 15.571
Nº DE CONCLUINTES DOS PROGRAMAS *SAIBA 232
*BASTA 215
*BLITZ 223
*E-LER 358
*ECOAULAS 0
TOTAL DE CONCLUINTES 1.028
CURSOS OFERTADOS 1º SEMESTRE
LÍNGUA TURMAS
Alemão 4
Espanhol 3
Francês 4
Inglês 11
TOTAL DE TURMAS 22
CURSOS OFERTADOS 2º SEMESTRE
LÍNGUA TURMAS
Alemão 04
Espanhol 02
Francês 03
Inglês 11
Português para Estrangeiros 01
TOTAL DE TURMAS 21
NÚMERO DE MATRICULADOS
PERÍODO QUANTIDADE
Primeiro semestre 361
Segundo semestre 342
TOTAL ANUAL 703

 

 

NÚMERO DE CONCLUINTE 
PERÍODO QUANTIDADE
Primeiro semestre 183
Segundo semestre 203
TOTAL ANUAL 386
PARCERIAS COM OUTROS PROJETOS
PROJETO PRIMEIRO SEMESTRE SEGUNDO SEMESTRE
UNATI Inglês e Espanhol Inglês, Espanhol e Francês
Curso Pré-Vestibular Inglês e Espanhol Inglês e Espanhol
ALUNOS MATRICULADOS
VÍNCULO NÚMERO
Estudante de Graduação 228
Estudante de Pós-Graduação 52
Funcionário 12
Professor 48
Residência Técnica 02
Iniciação Tecnológica  01
Estágio Pedagógico 02
ALUNOS MATRICULADOS
VÍNCULO NÚMERO
Estudante de Graduação 31
Estudante de Pós-Graduação 10
Docentes 04
Agentes Universitários 01
AÇÕES TOTAL
Ações educativas (oficinas e visitas)

35 ações

500 participações

Projetos do Universidade Sem Fronteiras/Unidade Gestora do Fundo Paraná - USF/UGF - 2019

 Nº TC SETI/USF/UGF TÍTULO COORDENADOR (A)  OBJETIVO  EXECUÇÃO
UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS – USF
024/2019 Núcleo de Estudos Defesa dos
Direitos da Infância e Juventude – NEDDIJ Guarapuava
Andressa Kolody Atender o Sistema de Garantias dos Direitos de crianças e adolescentes a quem se atribua a prática de ato infracional,
como também crianças e adolescentes em situação de risco,por meio de equipes multidisciplinares, em parceria
com outros entes públicos vinculados à justiça, à criança e
ao adolescente. Caberá ao NEDDIJ prestar assistência
jurídica aos adolescentes em conflito com a lei, que respondam ao processo em liberdade, até a extinção da medida; salvo nos casos em que a nova medida socioeducativa aplicada restrinja ou prive a liberdade do
adolescente, deixando assim, automaticamente de ser da
competência do NEDDIJ.
julho/2019 a
junho/2020
025/2019 Núcleo de Estudos Defesa dos
Direitos da Infância e Juventude – NEDDIJIrati
Michele da Rocha Cervo Atender o Sistema de Garantias dos Direitos de crianças e adolescentes a quem se atribua a prática de ato infracional, como também crianças e adolescentes em situação de risco,por meio de equipes multidisciplinares, em parceria
com outros entes públicos vinculados à justiça, à criança e ao adolescente. Caberá ao NEDDIJ prestar assistência jurídica aos adolescentes em conflito com a lei, que respondam ao processo em liberdade, até a extinção da medida; salvo nos casos em que a nova medida socioeducativa aplicada restrinja ou prive a liberdade do adolescente, deixando assim, automaticamente de ser da competência do NEDDIJ.
julho/2019 a
junho/2020
039/2019 Núcleo Maria da Penha – NUMAPE Guarapuava Rosângela Bujokas de
Siqueira
Promover o acolhimento, o atendimento jurídico, psicológico
e social gratuito a mulheres que estejam em situação de
violência e que necessitam de proteção para que seja
assegurada a tutela dos seus direitos e a desvinculação do
agressor, assim como promover ações de prevenção por meio de práticas socioeducativas, articulação e mobilização
social, visando o combate à violência contra as mulheres,
bem como a conscientização da população acerca dos
direitos desse público, objetivando o efetivo cumprimento
da Lei Maria da Penha.
julho/2019 a
junho/2020
037/2019 Núcleo Maria da Penha – NUMAPE Irati Kátia Alexsandra dos
Santos
Promover o acolhimento, o atendimento jurídico e
psicológico gratuito a mulheres que estejam em situação de
violência e que necessitam de proteção para que seja
assegurada a tutela dos seus direitos e a desvinculação do
agressor, assim como promover ações de prevenção por meio de práticas socioeducativas, articulação e mobilização
social, visando o combate à violência contra as mulheres,
bem como a conscientização da população acerca dos
direitos desse público, objetivando o efetivo cumprimento
da Lei Maria da Penha
julho/2019 a
junho/2020
 Nº TC SETI/USF/UGF TÍTULO COORDENADOR (A)  OBJETIVO  EXECUÇÃO 
UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS – USF
170/2018 Projeto de capacitação docente: manifestações artísticas do movimento como conteúdo da educação física na escola Gláucia Andreza
Kronbauer
Capacitar professores e futuros professores para o trato das manifestações artísticas do movimento como conteúdo da Educação Física na Educação Básica. outubro/18 a
setembro/19
171/2018 Atuação do Médico Veterinário nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, no município de Guarapuava, PR Adriano de Oliveira
Torres Carrasco
Inserir o Médico Veterinário dentro dos Postos de Saúde de Guarapuava, possibilitando suporte aos demais profissionais da saúde, bem como uma melhor atenção à saúde da população, ampliando os serviços ofertados para comunidades carentes do município. outubro/18 a
setembro/19
172/2018 Assistência técnica e extensão rural a agricultores familiares agroecológicos certificados da região Centro-Sul do Paraná Jackson Kawakami Realizar trabalhos de assistência técnica e extensão rural a agricultores familiares agro ecológicos certificados da Região Centro-Sul do Paraná. outubro/18 a
setembro/19
173/2018 HumanizAÇÃO: grupo de apoio aos pais de bebês prematuros Cristina Ide Fujinaga Objetivo geral: oferecer apoio às mães/famílias de bebês nascidos prematuros e que se encontram internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Santa Casa de Irati. outubro/18 a
setembro/19
174/2018 Ciência, Tecnologia e Inovação – da Universidade para a Educação Básica da Região Centro-Sul do Paraná Ricardo Yoshimitsu Atender a comunidade escolar de educação básica (Ensino Fundamental e Médio) na alfabetização científica e tecnológica, além de, divulgar a ciência e tecnologia para comunidade, promovendo uma maior interação entre educação superior e educação básica. outubro/18 a
setembro/19
175/2018 Extensão universitária e juventude: promovendo troca de saberes Elaine Maria dos Santos Integrar estudantes do Ensino Médio com estudantes de graduação e pós-graduação, com professores egressos e titulares da Unicentro, de modo a possibilitar contribuições para a formação acadêmica, científica e cultural dos envolvidos na perspectiva do reconhecimento da identidade
individual e coletiva, da expressividade, dos valores da cidadania e da inclusão social, vislumbrando a perspectiva de construção de conhecimento científico-cultural para a profissionalização e transformação da sociedade em que estão inseridos.
outubro/18 a
dezembro/19
176/2018 Extensão Universitária: a Escola como ambiente de Ensino e Pesquisa em Ciências Naturais e Matemática Marcio Andre Martins Estabelecer um ambiente de colaboração entre a
Universidade e a Educação Básica por meio de ações extensionistas que integrem o ensino e a pesquisa no âmbito das Ciências Naturais e Matemática.
outubro/18 a
setembro/19
177/2018 Florescer: a Comunicação na
efetivação de Políticas Públicas para Mulheres
Ariane Carla Pereira Utilizar a expertise da Comunicação para apoiar,
educativamente, o enfrentamento à violência contra a mulher e a efetivação de Políticas Públicas para Mulheres.
outubro/18 a
setembro/19
178/2018 Programa de apoio à prevenção da obesidade para crianças da rede públicas de ensino: uma abordagem multi e interdisciplinar Daiana Novello Realizar um programa multi e interdisciplinar de apoio à prevenção da obesidade para crianças em idade escolar da rede pública de ensino do município de Guarapuava, PR, visando colaborar para a melhoria dos hábitos de saúde e redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis futuras. outubro/18 a
setembro/19
001/2018 Núcleo de Estudos Defesa dos Direitos da Infância e Juventude – NEDDIJ GUARAPUAVA Luís Antonio Saporiti Objetivos gerais: proporcionar medidas e ações de política e de atendimento de crianças e adolescentes, com enfoque nas áreas jurídica e de assistência social. janeiro/18 a março/19
002/2018 Núcleo de Estudos Defesa dos Direitos da Infância e Juventude – NEDDIJIrati Alayde Maria Pinto
Digiovanni
Proporcionar medidas e ações de política de atendimento de Criança e Adolescente com enfoque nas áreas jurídicas e psicologia; janeiro/18 a março/19
017/2018 Núcleo Maria da Penha – NUMAPE Guarapuava Angela Maria Moura
Costa Prates
Desenvolver ações que promovam o acolhimento e o atendimento gratuito a mulheres que estejam em situação de violência e que necessitam da proteção para que lhes seja assegurada a tutela de seus direitos, além da desvinculação do agressor e promover ações de prevenção por meio de práticas socioeducativas, articulação e mobilização social, visando o combate à violência contra as mulheres, bem como a conscientização da população
acerca dos direitos deste público, objetivando o efetivo cumprimento da Lei Maria da Penha no Município de Guarapuava – PR.
janeiro/18 a março/19
059/2018 Núcleo Maria da Penha – NUMAPE Irati Kátia Alexsandra Dos
Santos
Promover o acolhimento, o atendimento jurídico e
psicológico gratuito a mulheres que estejam em situação de violência e que necessitam da proteção para que seja assegurada a tutela de seus direitos e a desvinculação do agressor, assim como, promover ações de prevenção por meio de práticas socioeducativas, articulação e mobilização social, visando o combate à violência contra as mulheres,
bem como, a conscientização da população acerca dos direitos deste público, objetivando o efetivo cumprimento da Lei Maria da Penha no município de Irati e região.
abril/18 a março/19
030/2018 Programa de Execução das
Alternativas Penais do Município de Pitanga-Pr
Paulo Roberto Sékula Promover os programas desenvolvidos pelo Patronato Central do Estado, buscando a individualização do cumprimento das alternativas penais por meio de estratégias de contextualização que possibilitem aos Assistidos reflexões acerca do delito cometido, visando mudanças comportamentais, conscientização e internalização de novas condutas. janeiro/18 a
dezembro/19
031/2018 Programa de Execução das
Alternativas Penais da Comarca de Irati – Patronato Irati
Gustavo Zambenedetti Promover ações de inclusão social voltadas para as
pessoas submetidas às alternativas penais, seus familiares e sociedade em geral.
janeiro/18 a
dezembro/19
032/2018 Patronato Unicentro – Práticas
Colaborativas Multidisciplinares
Sttela Maris Nerone
Lacerda
Promover ações de inclusão social, voltadas para as
pessoas submetidas às alternativas penais, seus familiares e sociedade em geral. Executar e fiscalizar o acompanhamento das Alternativas penais através do atendimento multidisciplinar por meio de assistência jurídica, social, psicológica e pedagógica visando o cumprimento das condicionalidades impostas pelo Poder judiciário.
janeiro/18 a
dezembro/19
046/2018 Empreendedorismo e Inovação na Região de Irati – 2018 Carlos Alberto Marçal
Gonzaga
Capacitar, orientar e incentivar empreendedores da Região de Irati, PR. março/18 a
junho/19
052/2018 Programa Bom Negócio Paraná – PBNP (UNICENTRO – Guarapuava) – Ano 6 Jeferson Lozeckyi O objeto da ação consiste em ensinar, capacitar e orientar por meio de consultoria a micro, pequeno, médio e informais empreendedores, para melhor gerenciamento de seu negócio. março/18 a
junho/19
Nº TC SETI/UGF TÍTULO COORDENADOR(A) OBJETIVO EXECUÇÃO
UNIDADE GESTORA DO FUNDO PARANÁ – UGF

069/2018

Estratégias para o manejo florestal sustentável em pequenas propriedades rurais no Centro-Sul do Paraná, Brasil – FASE IV

 Afonso Figueiredo Filho O projeto tem como objetivo geral atuar diretamente na questão da produção, qualidade de vida, geração de renda e conservação ambiental, buscando a valorização da floresta nativa e a sustentabilidade da pequena propriedade rural
inserida em um contexto associativista, promovendo assim o desenvolvimento rural da região do Centro-Sul do Paraná.
junho/18 a maio/2020
087/2018 Programa Paraná Mais Orgânico (Núcleo Unicentro) Jackson Kawakami Contribuir para a consolidação do Paraná como o estado com o maior número de produtores orgânicos certificados do país, mediante diferentes formas de certificação dos agricultores familiares, promovendo a inovação tecnológica em bases agro ecológicas e fomentando novas formas de
comercialização, por meio do cooperativismo/associativismo.
julho/2018 a
junho/2020
077/2019 Florescer: a universidade como
propulsora de políticas públicas de combate a violência contra a mulher
Ariana Carla Pereira
Fernandes
Promover oficinas educomunicativas, numa atividade multidisciplinar, para os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Ensino de Guarapuava, utilizando da comunicação, a partir de uma abordagem apropriada para a idade, a fim de apoiar, educativamente, a promoção da igualdade de gêneros e a prevenção da violência contra a mulher no médio e longo prazo. novembro/2019
a outubro/2020
047/2019

O Paraná fala Línguas Estrangeiras – O Paraná Fala Francês – 2a etapa

Denise Gabriel Witzel Impulsionar as Instituições Estaduais de Ensino Superior – IEES a promoverem ações de internacionalização de maneira significativa, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão e do aprimoramento das políticas linguísticas institucionais com o ensino de línguas estrangeiras à comunidade acadêmica, de forma que ultrapassem as barreiras geográficas ao capacitar estudantes, docentes e agentes universitários em língua estrangeira. setembro/2019 a agosto/2020
061/2019

O Paraná Fala Línguas Estrangeiras –
O Paraná Fala Inglês – 3a Etapa

Neide Garcia Pinheiro Impulsionar as universidades a promoverem ações de internacionalização de maneira significativa em suas IES por meio do ensino, da pesquisa e da extensão que ultrapassem as barreiras geográficas ao capacitar estudantes, docentes e agentes universitários em língua estrangeira. setembro/2019 a agosto/2021
Nº TC SETI/UGF TÍTULO COORDENADOR(A) OBJETIVO EXECUÇÃO
UNIDADE GESTORA DO FUNDO PARANÁ – UGF

079/2018

O Paraná Fala Línguas Estrangeiras –
Primeira Etapa – O Paraná Fala
Francês

Denise Gabriel Witzel Impulsionar as universidades a promoverem ações de internacionalização de maneira significativa em suas IES por meio do ensino, da pesquisa e da extensão que ultrapassem as barreiras geográficas ao capacitar estudantes, docentes e agentes universitários em língua estrangeira e fortalecer a internacionalização das universidades estaduais, por meio do aprimoramento das políticas linguísticas institucionais com o ensino de línguas
estrangeiras à comunidade acadêmica
julho/2018 a
junho/2019
120/2017 O Paraná Fala Línguas Estrangeiras – Segunda Etapa – o Paraná Fala Inglês Neide Garcia Pinheiro Impulsionar as universidades a promoverem ações de internacionalização de maneira significativa em suas IES por meio do ensino, da pesquisa e da extensão que ultrapassem as barreiras geográficas ao capacitar estudantes, docentes e agentes universitários em língua estrangeira. junho/2017 a
agosto/2019