Programas de Ensino e Extensão
A Unicentro conta com projetos de extensão, que proporcionam ao acadêmico acesso as práticas relacionadas aos cursos ofertados. Tem como objetivo principal ampliar a qualificação profissional, melhorar os serviços de atendimentos à saúde, ampliar o acesso a cultura, esporte, lazer, promover projetos que de sustentabilidade ambiental, buscar e desenvolver a inclusão de grupos que necessitam de ações afirmativas.
Programas e Projetos de Ensino e Extensão
PROGRAMAS E PROJETOS | DESCRIÇÃO |
Programa de Estágio Pedagógico Voluntário- PEV | Focado no desenvolvimento do ensino das matérias curriculares dos cursos de graduação, busca ampliar os conhecimentos acadêmicos sobre o processo de ensino-aprendizagem, a fim de implementar e atualizar a formação de docentes para o ensino superior. |
Programa de Tutoria Discente – PET | Desenvolve atividades acadêmicas através da organização de grupos de aprendizagem tutorial e interdisciplinar, para contribuir para a elevação da qualidade da formação de profissionais e docentes com elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica. |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Unicentro – PIBID | Busca o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, junto com a valorização do magistério e elevação da qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. |
Programa de Monitoria Discente | Objetiva cultivar o interesse pelo magistério superior, oportunizando maiores conhecimentos sobre o ensino-aprendizagem, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino de graduação, aprofundando conhecimentos teóricos e práticos a fim de diminuir a evasão e a reprovação acadêmica. |
Programa de Tutoria Discente | O programa visa atender aos alunos pertencentes a grupos que necessitam de ações inclusivas, visando aumentar a inserção à dinâmica da universidade e às características da vida universitária, oferecendo a orientação necessária para as atividades acadêmicas. |
Programa Paranaense de Mobilidade Estudantil – PPME | Visa proporcionar aos estudantes de graduação a mobilidade entre as instituições conveniadas, proporcionando a troca de experiências acadêmicas para o enriquecimento científico e cultural |
Comissão Universidade para os Índios – CUIA | Realiza, anualmente, o processo seletivo específico e interinstitucional, acompanhando pedagogicamente os estudantes indígenas nas universidades, promovendo inclusão e permanência, desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão que os envolvam e juntamente com suas respectivas comunidades. |
Programa de acesso à educação superior para refugiados, em cursos de graduação presenciais da UNICENTRO |
Estabelece vagas iniciais suplementares, de acordo com adesão de cada departamento ao programa e correspondentes a duas por curso e turno em oferta nos Campi Universitários da Unicentro, destinadas a refugiados que tenham concluído os estudos equivalentes ao ensino médio, no país de origem ou em outro país em que tenham residido |
Programa de Residência Pedagógica |
É uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciado na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso |
Programa de Inclusão e Acessibilidade – PIA |
Tem por finalidade estabelecer as políticas institucionais destinadas a acadêmicos, docentes, agentes universitários e estagiários da Unicentro com necessidades especiais, visando à eliminação de barreiras físicas, de comunicação e de informação que restringem a participação e o desenvolvimento acadêmico e profissional na Unicentro. |
EPV – Estágio Pedagógico Voluntário |
|
PROGRAMA DE ENSINO | NÚMERO DE ALUNOS ATENDIDOS |
Monitoria Discente |
310 |
Programa de Residência Pedagógica |
168 |
EPV |
57 |
Tutoria Discente |
16 |
PET |
144 |
CUIA/Indígenas |
26 indígenas |
PIBID |
228 |
TOTAL GERAL |
949 |
Percentual de Acadêmicos Atendidos por Programa de Ensino - 2018
MODALIDADE | TOTAL |
Ação e Extensão | 207 |
Curso de Extensão | 63 |
Evento de Extensão | 84 |
Prestação de Serviço Extensionista | 53 |
Programa de Extensão | 29 |
TOTAL GERAL | 436 |
Percentual de Programas e Projetos de Extensão por Modalidade - 2017
CIDADE | ORIENTADOR(A) | RECÉM-FORMADO(A) | GRADUANDO(A) | TOTAL |
Guarapuava |
21 |
32 |
47 |
100 |
Irati |
12 |
14 |
24 |
50 |
TOTAL GERAL |
33 |
46 |
71 |
150 |
CATEGORIA | ATIVIDADE | TOTAL |
Exposição | Exposição de Artes | 19 |
Feira | Feira de Artesanato | 02 |
Evento | Dia Mundial da Voz | 01 |
Evento | Trem das Minas | 01 |
Festival | FUCA – Festival Unicentro da Canção | 01 |
Festival | Feteco – Festival de Teatro da Unicentro | 01 |
Evento | XXXI – Encontro da Arte Folclórica | 01 |
Evento | Arte Guarani – ONG Outro Olhar | 01 |
Evento | Lançamento de DVD Especial de Natal | 01 |
Evento | Sexta Nobre | 01 |
Evento | MOC – Mostra Cultural | 01 |
Evento – Ação | Dom Caixote | 01 |
TOTAL GERAL | 31 |
CATEGORIA | ATIVIDADE | TOTAL |
Exposição | Exposição de Artes | 05 |
Evento | Tersarau | 02 |
Evento – Ação | Dom Caixote | 01 |
TOTAL GERAL | 08 |
CATEGORIA | ATIVIDADE | TOTAL |
Evento | Sábado Literário | 03 |
Festival | Cantaí | 01 |
Evento | Semana da Arte Folclórica | 01 |
Exposição | XI Varal de Poesias | 01 |
Evento | Sarau Afro-brasileiro e Semana da Consciência Negra | 01 |
TOTAL GERAL | 06 |
Objetivo: Ampliar as possibilidades de acesso de estudantes de escolas públicas à Universidade gratuita e de qualidade. |
EDIÇÃO | INSCRITOS | MATRICULADOS | APROVADOS NO VESTIBULAR |
2018 | 233 | 111 | 19 |
MUNICÍPIOS ATENDIDOS | Nº TURMAS | CONCLUINTES |
Guarapuava | 02 | 55 |
Turvo | 01 | 14 |
Laranjeiras do Sul | 01 | 29 |
Palmital | 01 | 18 |
Reserva do Iguaçu | 01 | 32 |
EaD – Unicentro | 01 | 266 |
TOTAL GERAL | 07 | 414 |
MUNICÍPIOS ATENDIDOS | Nº TURMAS | CONCLUINTES |
General Carneiro | 01 | 22 |
União da Vitória | 02 | 73 |
Rio Azul | 01 | 24 |
Rebouças | 02 | 25 |
Cruz Machado | 01 | 21 |
Irati | 01 | 21 |
Prudentópolis | 01 | 17 |
TOTAL GERAL | 09 | 203 |
*SAIBA – Encaminhamento, atenção e cuidado aos usuários de drogas em conflito com a lei
*BLITZ – Reflexão sobre conduta no trânsito *BASTA – Intervenção junto ao autor de violência doméstica *ECOAULAS – Conscientização ambiental *E-LER – Incentivo à educação e à leitura |
||
ÁREA | TOTAL | |
Nº DE ATENDIMENTOS DA EQUIPE TÉCNICA | Serviço Social | 4.133 |
Pedagogia | 2.954 | |
Psicologia | 3.913 | |
Administração | 1.641 | |
Jurídica | 3.783 | |
TOTAL DE ATENDIMENTOS | 16.424 | |
Nº DE CONCLUINTES DOS PROGRAMAS | *SAIBA | 196 |
*BASTA | 32 | |
*BLITZ | 227 | |
*E-LER | 131 | |
*ECOAULAS | 00 | |
TOTAL DE CONCLUINTES | 586 |
*SAIBA – Encaminhamento, atenção e cuidado aos usuários de drogas em conflito com a lei *BLITZ – Reflexão sobre conduta no trânsito *BASTA – Intervenção junto ao autor de violência doméstica *ECOAULAS – Conscientização ambiental *E-LER – Incentivo à educação e à leitura |
||
ÁREA | TOTAL | |
Nº DE ATENDIMENTOS DA EQUIPE TÉCNICA | Serviço Social | 268 |
Pedagogia | 390 | |
Psicologia | 297 | |
Administração | 170 | |
Jurídica | 248 | |
TOTAL DE ATENDIMENTOS | 1.373 | |
Nº DE CONCLUINTES DOS PROGRAMAS | *SAIBA | 05 |
*BASTA | 04 | |
*BLITZ | 29 | |
*E-LER | 12 | |
*ECOAULAS | 00 | |
ÉTICA E CIDADANIA | 10 | |
TOTAL DE CONCLUINTES | 60 |
*SAIBA – Encaminhamento, atenção e cuidado aos usuários de drogas em conflito com a lei *BLITZ – Reflexão sobre conduta no trânsito *BASTA – Intervenção junto ao autor de violência doméstica *ECOAULAS – Conscientização ambiental *E-LER – Incentivo à educação e à leitura |
||
ÁREA | TOTAL | |
Nº DE ATENDIMENTOS DA EQUIPE TÉCNICA | Serviço Social | 764 |
Pedagogia | 445 | |
Psicologia | 664 | |
Administração | 2.343 | |
Jurídica | 1.253 | |
TOTAL DE ATENDIMENTOS | 5.469 | |
Nº DE CONCLUINTES DOS PROGRAMAS | *SAIBA | 22 |
*BASTA | 00 | |
*BLITZ | 35 | |
*E-LER | 12 | |
*ECOAULAS | 00 | |
ÉTICA E CIDADANIA | 00 | |
TOTAL DE CONCLUINTES | 57 |
CURSOS OFERTADOS |
|
Alemão |
|
Espanhol |
|
Francês |
|
Inglês |
|
QUANTIDADE DE TURMAS POR SEMESTRE |
24 |
PERÍODO |
QUANTIDADE |
1º Semestre |
267 |
2º Semestre |
200 |
TOTAL ANUAL |
467 |
PERÍODO |
QUANTIDADE |
1º Semestre |
169 |
2º Semestre |
138 |
TOTAL ANUAL |
307 |
Projetos do Universidade Sem Fronteiras/Unidade Gestora do Fundo Paraná - USF/UGF - 2018
Nº TC SETI/USF/UGF | TÍTULO | COORDENADOR (A) | OBJETIVO | EXECUÇÃO |
170/2018 |
Projeto de capacitação docente: manifestações artísticas do movimento como conteúdo da educação física na escola |
Gláucia Andreza Kronbauer |
Capacitar professores e futuros professores para o trato das manifestações artísticas do movimento como conteúdo da Educação Física na Educação Básica. |
outubro/18 a setembro/19
|
171/2018 |
Atuação do Médico Veterinário nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, no município de Guarapuava, PR |
Adriano de Oliveira Torres Carrasco |
Inserir o Médico Veterinário dentro dos Postos de Saúde de Guarapuava, possibilitando suporte aos demais profissionais da saúde, bem como uma melhor atenção à saúde da população, ampliando os serviços ofertados para comunidades carentes do município. |
outubro/18 a setembro/19 |
172/2018 |
Assistência técnica e extensão rural a agricultores familiares agroecológicos certificados da região Centro-Sul do Paraná |
Jackson Kawakami |
Realizar trabalhos de assistência técnica e extensão rural a agricultores familiares agroecológicos certificados da Região Centro-Sul do Paraná |
outubro/18 a setembro/19 |
173/2018 |
Humanização grupo de apoio aos pais de bebês prematuros |
Cristina Ide Fujinaga |
Objetivo geral: oferecer apoio às mães/famílias de bebês nascidos prematuros e que se encontram internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Santa Casa de Irati. |
outubro/18 a setembro/19 |
174/2018 |
Ciência, Tecnologia e Inovação – da Universidade para a Educação Básica da Região Centro-Sul do Paraná |
Ricardo Yoshimitsu Miyahara |
Atender a comunidade escolar de educação básica (Ensino Fundamental e Médio) na alfabetização científica e tecnológica, além de, divulgar a ciência e tecnologia para comunidade, promovendo uma maior interação entre educação superior e educação básica. |
outubro/18 a setembro/19 |
175/2018 |
Extensão universitária e juventude: promovendo troca de saberes |
Elaine Maria dos Santos |
Integrar estudantes do Ensino Médio com estudantes de graduação e pós-graduação, com professores egressos e titulares da Unicentro, de modo a possibilitar contribuições para a formação acadêmica, científica e cultural dos envolvidos na perspectiva do reconhecimento da identidade individual e coletiva, da expressividade, dos valores da cidadania e da inclusão social, vislumbrando a perspectiva de construção de conhecimento científico-cultural para a profissionalização e transformação da sociedade em que estão inseridos. |
outubro/18 a dezembro/19 |
176/2018 |
Extensão Universitária: a Escola como ambiente de Ensino e Pesquisa em Ciências Naturais e Matemática |
Marcio Andre Martins |
Estabelecer um ambiente de colaboração entre a Universidade e a Educação Básica por meio de ações extensionistas que integrem o ensino e a pesquisa no âmbito das Ciências Naturais e Matemática. |
outubro/18 a setembro/19 |
177/2018 |
Florescer: a Comunicação na efetivação de Políticas Públicas para Mulheres |
Ariane Carla Pereira |
Utilizar a expertise da Comunicação para apoiar, educativamente, o enfrentamento à violência contra a mulher e a efetivação de Políticas Públicas para Mulheres. |
outubro/18 a setembro/19 |
178/2018 |
Programa de apoio à prevenção da obesidade para crianças da rede públicas de ensino: uma abordagem multi e interdisciplinar |
Daiana Novello |
Realizar um programa multi e interdisciplinar de apoio à prevenção da obesidade para crianças em idade escolar da rede pública de ensino do município de Guarapuava, PR, visando colaborar para a melhoria dos hábitos de saúde e redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis futuras. |
outubro/18 a setembro/19 |
Nº TC SETI/USF/UGF | TÍTULO | COORDENADOR (A) | OBJETIVO | EXECUÇÃO |
069/17 | NUMAPE (Núcleo Maria da Penha): produção e utilização de materiais audiovisuais no enfrentamento à violência contra a mulher – florescer (Guarapuava) | Ariane Carla Pereira Fernandes |
Apoiar educativamente o enfrentamento à violência contra a mulher, a partir de materiais jornalísticos baseados em depoimentos reais, incentivando as mulheres a se reconhecerem como vítimas de agressões. | abril/17 a março 18 |
070/17 | Protagonismo midiático sem fronteiras: o Paraná inovador do USF | Márcio Ronaldo Santos Fernandes |
Coletar, sistematizar, publicizar e arquivar devidamente as ações que as outras 84 equipes protagonizarão durante os 12 meses de vigência do presente edital, por meio de um calendário organizado e regionalizado de coberturas de imprensa e de audiovisual. | abril/17 a março 18 |
071/17 | Cinejordão | Eduardo Yuji Yamamoto | Habilitar os moradores da vila Jordão às principais competências cinematográficas, isto é, recepção crítica e produção de peças audiovisuais. | abril/17 a março 18 |
072/17 |
Fortalecimento e difusão da cultura do morangueiro e do fisalis produzidos em sistema orgânico em propriedades familiares |
Juliano Tadeu Vilela de Resende |
Desenvolver, fortalecer e difundir a cultura do morangueiro e do fisalis com base nos princípios agroecológicos entre agricultores familiares que participam da feira agroecológica da Unicentro e do assentamento 8 de junho, visando agregar valor em produtos processados e aumentar a renda familiar |
abril/17 a março 18 |
073/17 |
Guarapuava educadora: juventude educando-se na/com a cidade |
Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes |
Contribuir para a apropriação pelos jovens dos espaços de cultura, lazer e educação na cidade de Guarapuava-Pr, por meio de ações extensionistas de formação inicial e continuada de professores direcionada às práticas educativas. |
abril/17 a março 18 |
074/17 |
Brincar, ler e contar histórias: crianças e professores ocupando a Universidade |
Marcos Gehrke |
Desenvolver práticas formativas com o brincar, ler e contar/ouvir histórias, na articulação adulto e criança no laboratório de educação infantil. |
abril/17 a março 18 |
075/17 |
Orientação e capacitação do jovem prudentopolitano |
Ronaldo Ferreira Maganhotto |
Capacitar jovens para a manutenção e elaboração de materiais de promoção turística, e proporcionar a orientação e capacitação de jovens quanto a atividade turística, atrativos, equipamentos e materiais de promoção do turismo (folders, sites, aplicativo). |
abril/17 a março 18 |
076/17 |
Programa de aperfeiçoamento profissional em serviço: educação inclusiva – PAPSEI |
Gilmar de Carvalho Cruz |
Educação inclusiva |
abril/17 a março 18 |
077/17 |
Núcleo Maria da Penha – NUMAPE (Irati) |
Kátia Alexsandra dos Santos |
Maria da Penha |
abril/17 a março/18 |
090/17 |
Centro de prescrição e orientação de atividades físicas para populações especiais |
Marcos Roberto Queiroga |
Prescrever e orientar exercícios físicos que possibilitem dar continuidade no processo de recuperação, reabilitação e condicionamento físico de pacientes estáveis, porém, portadores de desordens metabólicas, distúrbios pulmonares e desordens músculo ósseo articulares, encaminhados por equipe multiprofissional em saúde. |
abril/17 a março/18 |
091/17 |
Produção de hortaliças orgânicas com certificação participativa visando o autoconsumo, geração de renda e ajustes na qualidade e armazenamento de água para consumo em comunidades rurais de Faxinal no distrito do Guará em Guarapuava-Pr |
Sidnei Osmar Jadoski |
Estabelecer um programa de sustentabilidade da vida no campo com produção orgânica de hortaliças para consumo familiar (autoconsumo) e comercialização de excedentes, com preservação e uso adequado da água da propriedade, envolvendo a melhoria da qualidade da água para consumo humano, armazenamento para uso contínuo em momentos de reduzida disponibilidade e aplicações na área de produção de hortaliças, além do descarte adequado dos resíduos inorgânicos produzidos na propriedade. |
abril/17 a março/18 |
092/17 |
Fortalecimento da feira agroecológica Unicentro – campi Cedeteg, Santa Cruz e Irati |
Jorge Luiz Favaro |
Fortalecer e ampliar o projeto de extensão universitária feira agroecológica nos campus Cedeteg, Santa Cruz e Irati, por meio da formação, assistência técnica, articulação, assessoria e integração entre comunidade universitária, instituições ligadas à agricultura familiar, sociedade e agricultores familiares/ camponeses/ indígenas, artesãos familiares e produtores dos ramos da agroindústria/alimentação. |
abril/17 a março/18 |
034/16 |
Estratégias para manejo florestal sustentável em pequenas propriedades rurais no centro-sul do Paraná, Brasil – Fase III |
Afonso Figueiredo Filho |
Buscar o manejo florestal mais adequado para a floresta com araucária. |
abril/16 a abril/18 |
060/16 |
Programa paranaense de certificação de produtos orgânicos – Fase III |
Jackson Kawakami |
Contribuir para a consolidação do Paraná como: a) estado de maior produção de orgânicos do país; b) fomentador de inovação tecnológica no tocante aos sistemas de produção orgânica para pequenos produtores rurais; c) fomentador da organização dos pequenos produtores através do cooperativismo/associativismo para a comercialização em escala da produção orgânica |
julho/16 a junho/18 |
Nº TC SETI/UGF | TÍTULO | COORDENADOR(A) | OBJETIVO | EXECUÇÃO |
069/2018 |
Estratégias para o manejo florestal sustentável em pequenas propriedades rurais no Centro-Sul do Paraná, Brasil – FASE IV |
Afonso Figueiredo Filho | Buscar o manejo florestal mais adequado para a floresta com araucária. | abril/16 a abril/18 |
079/2018 |
O Paraná Fala Línguas Estrangeiras – Primeira Etapa – O Paraná Fala Francês |
Denise Gabriel Witzel |
Impulsionar as universidades a promoverem ações de internacionalização de maneira significativa em suas IES por meio do ensino, da pesquisa e da extensão que ultrapassem as barreiras geográficas ao capacitar estudantes, docentes e agentes universitários em língua estrangeira e fortalecer a internacionalização das universidades estaduais, por meio do aprimoramento das políticas linguísticas institucionais com o ensino de línguas estrangeiras à comunidade acadêmica |
julho/2018 a junho/2019 |
087/2018 |
Programa paranaense de certificação de produtos orgânicos – Fase III | Jackson Kawakami | Contribuir para a consolidação do Paraná como: a) estado de maior produção de orgânicos do país; b) fomentador de inovação tecnológica no tocante aos sistemas de produção orgânica para pequenos produtores rurais; c) fomentador da organização dos pequenos produtores através do cooperativismo/associativismo para a comercialização em escala da produção orgânica. | Julho/2016 a junho/2018 |
120/17 | O Paraná Fala Línguas Estrangeiras Segunda Etapa – o Paraná Fala Inglês | Neide Garcia Pinheiro | Impulsionar as universidades a promoverem ações de internacionalização de maneira significativa em suas IES por meio do ensino, da pesquisa e da extensão que ultrapassem as barreiras geográficas ao capacitar estudantes, docentes e agentes universitários em língua estrangeira. |
junho/2017 a fevereiro/2020 |