Apoio ao Estudante

Temos em nossos campi Universitários a Coordenadoria de Apoio ao Estudante, COORAE, e o Programa de Inclusão e Acessibilidade, PIA, que visam inserção, permanência e desenvolvimento dos acadêmicos na Universidade. Por meio de ações multiprofissionais, a Unicentro oferece auxílio estudantil para acadêmicos em situações de vulnerabilidade socioeconômica e assistência social/psicológica, buscando diminuir a evasão social e democratizando cada vez mais a Universidade.

Assistência Estudantil

LOCAL DE OFERTA ALUNOS (AS) SELECIONADOS (AS) CANDIDATOS(AS) EM LISTA DE ESPERA
CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DA MORADIA ESTUDANTIL – 2018
Guarapuava 02 02
Irati
TOTAL GERAL 02 02
LOCAL DE OFERTA N° DE INSCRITOS (AS) N° DE SELECIONADOS (AS) N° DESISTENTES
PESSOAS ATENDIDAS PELO PROGRAMA – 2018
Guarapuava 21 20 05
Irati 06 06 00
TOTAL GERAL 27 26 05
ÁREA LOCAL QUANTIDADE DE ATENDIMENTOS
ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL – 2018
Atendimentos na Área de Psicologia Campus Santa Cruz 05
Campus Cedeteg 30
Campus de Irati 13
Apoio à Assistência Estudantil Campus Santa Cruz 123
Campus Cedeteg 111
Campus de Irati 06
TOTAL GERAL 288
ATIVIDADE TOTAL
SUPERVISÃO DE ESTÁGIO DE ACADÊMICOS DE SERVIÇO SOCIAL – 2018
Estágio Curricular Obrigatório 01
Estágio Curricular Não Obrigatório (remunerado) 01
TOTAL GERAL 02
REUNIÕES QUANTIDADE
Reunião institucional (coordenação COORAE, PIA, reitoria, Departamentos/Setores, Moradia Estudantil, entre outros) 08
Visita de fiscalização e orientação de Agente Fiscal do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/PR 01
ATIVIDADE
Divulgação da Moradia Estudantil.
Alimentação, com informações, da página da Coordenadoria de Apoio ao estudante no Site da Unicentro.
Construção e alimentação, com informações, de páginas da Coordenadoria de Apoio ao estudante em redes sociais.
Apresentação da Assistência Estudantil em aula inaugural do curso de Serviço Social.
Atividade de interação com alunos do Curso pré-vestibular da Unicentro.
ATIVIDADES DA RESIDÊNCIA TÉCNICA – 2018
Pesquisa orçamentária para a participação acadêmica na III Conferência Regional da Educação Superior – CRES 2018.
Participação do processo classificatório através de entrevista aos inscritos para o cursinho pré-vestibular da Unicentro.
Divulgação da Coordenadoria de Apoio ao Estudante – COORAE na recepção dos calouros e veteranos do curso de Serviço Social.
Divulgação da Coordenadoria de Apoio aos Estudantes através de panfletagem no Campus Santa Cruz e Cedeteg.
Participação no 1° Encontro Regional de Políticas Públicas para as Mulheres na Oficina Escuta qualificada: Como promover um acolhimento humanizado para as mulheres em situação de violência.
Contato com a Reitoria para a criação de estratégias para o enfrentamento das situações de assédio e violência de gênero dentro da universidade.
Auxílio na divulgação do evento: Redescobrir-se: Programa de Preparação da Aposentadoria – PPA.
Visita técnica fiscalizatória do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS a Coordenadoria de Apoio ao Estudante.
Participação e auxílio na Jornada de Estudos em Serviço Social 2018 realizado pelo Departamento de Serviço Social da Unicentro e o Núcleo Regional de Serviço Social de Guarapuava – NUCRESS.
Participação do evento “Devemos falar sobre assédio!” realizado pelo Programa de Educação Tutorial  – PET do curso de Filosofia da Unicentro.
Participação na roda de conversa “Combate ao abuso e exploração sexual contra criança e adolescente.
Ouvintes na defesa de Dissertação de Mestrado Gênero e Políticas Públicas: O Atendimento a Mulheres vítimas de violência no Município de Guarapuava-PR por Fernanda Keli Pienegonda.
Participação no Ciclo de Palestras: “O Golpe de 2016 e o futuro da democracia”.
Participação no Conselho Consultivo.
Contato com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR buscando parceria e troca de experiência na abertura das consultas públicas para a construção do Regulamento do Programa de Assistência Estudantil da Unicentro.
Contato e participação em reuniões com o Projeto de Extensão: “Prevenção à Saúde Mental na Universidade e Inclusão Social” da Unicentro para alinhar parceria e troca de experiências.
Participação na reunião com o Núcleo Regional de Serviço Social de Guarapuava – Nucress, a respeito de informações pertinentes a categoria.
Participação e apresentação da equipe de residentes técnico no grupo de estudos do Núcleo de Estudos Maria da Penha – Numape.
Reunião com a equipe da Coordenadoria de Apoio ao Estudante e Supervisora Técnica, para novas informações sobre as atividades e migração dos residentes para o Núcleo de Estudos Maria da Penha – NUMAPE.
Participação na assinatura do Convênio com a Faculdade Guairacá, que retoma os atendimentos psicológicos na Unicentro.
Participação em oficina sobre a Lei Maria da Penha com a equipe do NUMAPE.
Reunião com o coordenador do SEHLA, para tratar assuntos da Residência.
Reunião com o Reitor da Unicentro para apresentação do Regulamento do Programa da Assistência Estudantil e o Plano Estadual de Assistência Estudantil.
Contato com a Coordenadoria de Tecnologia e Informação (COORTI) para disponibilizar o Regulamento do Programa da Assistência Estudantil no Aluno Online.
Contato com a Coordenadoria de Comunicação (COORC) para divulgação do Regulamento.
Agendamento dos atendimentos psicológicos.
Participação e elaboração do encontro temático “Sigilo Profissional no Serviço Social”.
Elaboração e produção da Oficina: “Você sabe o que é assédio?”
Participação na Oficina de ativismo feminista.
Participação da cerimônia de comemoração aos 15 anos do Programa de Inclusão e Acessibilidade – PIA.

Programa de Inclusão e Acessibilidade - PIA

TIPO DE ATENDIMENTOS  PÚBLICO
ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO PIA EM GUARAPUAVA – 2018
Baixa visão 04
Deficiência auditiva 02
Deficiência física 01
Distúrbio de saúde 01
Mobilidade reduzida 02
Transtornos 03
Transtorno do espectro autista (TEA) 03
TOTAL GERAL 16

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TIPO DE ATENDIMENTO PÚBLICO
ATENDIMENTOS REALIZADO PELO PIA EM IRATI – 2018
Baixa visão 02
Deficiência auditiva 01
Deficiência física 01
Transtornos 03
TOTAL 07
DISCENTES QUE PERMANECERAM EM ATENDIMENTO ATÉ O FINAL
DO ANO DE 2018
TITULAÇÃO  CURSO PÚBLICO
Graduação Administração, Agronomia, Artes, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Fonoaudiologia, História, Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa, Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Pedagogia, Psicologia, Matemática,
Medicina Veterinária e Nutrição
29
Pós-Graduação Curso de Especialização em Formação de Professor para Docência no Ensino Superior e Curso de Mestrado em História. 01
ATIVIDADES 
Atendimento Educacional Especializado: Foi disponibilizado atendimento Educacional Especializado a 29 graduandos e 1 pós-graduando com necessidades especiais matriculados nos cursos de Graduação e Pós-Graduação.Destaca-se que dos 24 acadêmicos atendidos pelo PIA-Unidade Universitária de Guarapuava, 12 foram atendidos diariamente, por pelo menos um dos serviços disponibilizados pelo Programa, sendo que os demais solicitaram atendimento em situações pontuais.
Reuniões com Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais (TILS: Foram realizadas 8 reuniões com os Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais, TILS, tendo como pauta: Atendimento Educacional Especializado aos Discentes Surdos e/ou com Deficiência Auditiva, distribuição de aulas para interpretação e aulas de estágio supervisionado obrigatório e participação em eventos Institucionais.
Tradução/Interpretação LIBRAS/Língua Portuguesa: Entre fevereiro e dezembro de 2018 9 pessoas, entre docentes e discentes surdos e/ou com deficiência auditiva foram atendidos por 9 Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais, TILS, o que totalizou aproximadamente 6000 horas aulas traduzidas/interpretadas para LIBRAS/Língua Portuguesa e aproximadamente 300 horas de interpretação/tradução de atividades extra classe, como atendimento ao aluno, eventos institucionais, acompanhamento em matrículas, reuniões departamentais e de setor, palestras proferidas por docentes surdos entre outras atividades.
Adaptação de Material Didático:: foram atendidos 2 acadêmicos com baixa visão e 1 acadêmico cego, aos quais foram disponibilizados, aproximadamente, 750 slides adaptados para formato digital acessível e cerca de 700 páginas de textos adaptados para fonte ampliada.
Assessoria no desenvolvimento das atividades do Programa de Tutoria Discente, foram desenvolvidas as seguintes ações:
– triagem e encaminhamento, a PROEN, de 12 acadêmicos com necessidades especiais para ingresso no Programa de Tutoria Discente; e
– auxílio na divulgação dos editais de seleção de tutores e – assessoria aos Professores Orientadores e Tutores na elaboração do Plano Anual de Atividades a serem desenvolvidas.
Adaptação de Material Didático para o Código Braille, Tipos Ampliados e Formato Digital Acessível: 3 acadêmicos com baixa visão, aos quais foi disponibilizado, aproximadamente, 1000 páginas de material didático adaptado para fonte ampliada e 1 acadêmico cego, para o qual foi adaptado, para o Código Braille e para formato digital acessível, mais de 1000 páginas de material didático, entre artigos, capítulos de livros e livros completos.
OUTROS ATENDIMENTOS
Atendimento a Discentes: Foram realizados cerca de 20 atendimentos individuais a acadêmicos com necessidades especiais, ocasião em que foram passadas orientações quanto aos serviços oferecidos pelo Programa de Assistência Estudantil e pelo PIA, o Programa de Tutoria Discente Remunerada, as Normas Acadêmicas e demais serviços oferecidos pela instituição.
Atendimento a Docentes: Foram atendidos 3 docentes surdos, 2 no Campus Santa Cruz e 1 no Campus de Irati, em Reuniões de Departamentos e outras atividades docentes.
Atendimento a Familiares: Foram realizados 5 atendimentos a familiares de discentes e docentes com necessidades especiais. Na ocasião foram feitas orientações sobre os serviços oferecidos pela Coordenadoria e pela Rede, como acessá-los e, na seqüência, os mesmos foram encaminhados para algum dos seguintes serviços, internos ou externos, como por exemplo: Aconselhamento Psicológico, Residência Médica, Clínica-Escola de Fisioterapia, Centro de Referência em Serviço Social (CRAS) e Centro De atendimento Psicosocial II (CAPS II).
Atendimento a Agentes Universitários, foram realizados: 2 encaminhamentos de agentes universitários, um do Campus Cedeteg e 1 do Campus Santa Cruz, para o Serviço de Aconselhamento Psicológico.
AÇÕES INCLUSIVAS RELACIONADAS AOS CANDIDATOS DE PROCESSOS SELETIVOS
Tradução, para LIBRAS, dos vídeos de orientação quanto a Inscrição e Pedido de Atendimento Especial para os Concursos Vestibular e PAC 2019, disponibilizados na home page da Coordenadoria de Processos Seletivos, COORPS.
Concurso Vestibular 2018: Atendimento de 5 candidatos surdos por 4 Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais.
Concurso Vestibular 2019: foram atendidos 5 candidatos surdos por 2 Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais.
Processo de Avaliação Continuada (PAC) 2018: foram atendidos 3 candidatos surdos por 2 Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais.
Testes Seletivos: Foi atendido 1 candidato surdo inscrito nos 2 testes seletivos realizados para professor de Libras.
PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS
Programa Entre Docentes: FOI Ministrada palestra sobre O Programa de Inclusão e Acessibilidade, a convite da PRÓ-Reitoria de Ensino, PROEN, durante o ciclo de Palestras organizado pelo Programa Entre Docentes, destinado aos docentes em período de estágio probatório.
Comemoração alusiva ao Dia do Surdo: palestra ministrada dia 27 de setembro, a comunidade surda de Guarapuava e região, pelo militante surdo Magno, em alusão ao dia do surdo.
Curso de Formação Continuada para Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais: Os 7 Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais, TILS, participaram de 5 encontros de Formação Continuada, com temáticas diversas, promovido pelo Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos – Regional Oeste, CAS-PR Regional Oeste, totalizando 40 horas de formação continuada.
Visita do Consultor do MEC Para Direitos Humanos: Foi apresentado o Programa de Inclusão e Acessibilidade: sua Finalidade, objetivos, serviços oferecidos e quantitativo de atendimentos do programa em 15 anos de existência.
Evento em Comemoração aos 15 anos do PIA: Evento organizado em comemoração aos 15 anos do programa, no qual estavam presentes várias autoridades da Unicentro, Associações e Entidades representativas do segmento das Pessoas com Deficiência de Guarapuava. Na ocasião foram homenageadas a professora Anizia Costa Zick, uma das fundadoras e ex-coordenadora do Programa no Campus de Irati e a Agente universitária Evelize Vasco, Atual coordenadora do Programa em Guarapuava, lotada no programa há 9 anos.
Web Série Inclusão e Acessibilidade: Essa Causa também é Sua, Participação na organização e gravação de Vídeos da Web Série sobre Inclusão e Acessibilidade em parceria com o Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UAB) e com a Pró-Reitoria de Ensino, PROEN.
CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Projeto Unicentro Acessível Projeto desenvolvido pelas Agentes Universitárias Evelize Vasco e Dionéia Edlyng Maciel com o objetivo de captar Recursos para Aquisição de Tecnologias Assistivas para o PIA. Em 2018 o projeto foi  submetido a apreciação pelas empresas instaladas em Guarapuava. Sem retorno positivo.