Apoio ao Estudante
Temos em nossos campi Universitários a Coordenadoria de Apoio ao Estudante, COORAE, e o Programa de Inclusão e Acessibilidade, PIA, que visam inserção, permanência e desenvolvimento dos acadêmicos na Universidade. Por meio de ações multiprofissionais, a Unicentro oferece auxílio estudantil para acadêmicos em situações de vulnerabilidade socioeconômica e assistência social/psicológica, buscando diminuir a evasão social e democratizando cada vez mais a Universidade.
Assistência Estudantil
LOCAL DE OFERTA | ALUNOS (AS) SELECIONADOS (AS) | CANDIDATOS(AS) EM LISTA DE ESPERA |
Guarapuava | 02 | 02 |
Irati | – | – |
TOTAL GERAL | 02 | 02 |
LOCAL DE OFERTA | N° DE INSCRITOS (AS) | N° DE SELECIONADOS (AS) | N° DESISTENTES |
Guarapuava | 21 | 20 | 05 |
Irati | 06 | 06 | 00 |
TOTAL GERAL | 27 | 26 | 05 |
ÁREA | LOCAL | QUANTIDADE DE ATENDIMENTOS |
Atendimentos na Área de Psicologia | Campus Santa Cruz | 05 |
Campus Cedeteg | 30 | |
Campus de Irati | 13 | |
Apoio à Assistência Estudantil | Campus Santa Cruz | 123 |
Campus Cedeteg | 111 | |
Campus de Irati | 06 | |
TOTAL GERAL | 288 |
ATIVIDADE | TOTAL |
Estágio Curricular Obrigatório | 01 |
Estágio Curricular Não Obrigatório (remunerado) | 01 |
TOTAL GERAL | 02 |
REUNIÕES | QUANTIDADE |
Reunião institucional (coordenação COORAE, PIA, reitoria, Departamentos/Setores, Moradia Estudantil, entre outros) | 08 |
Visita de fiscalização e orientação de Agente Fiscal do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/PR | 01 |
ATIVIDADE |
Divulgação da Moradia Estudantil. |
Alimentação, com informações, da página da Coordenadoria de Apoio ao estudante no Site da Unicentro. |
Construção e alimentação, com informações, de páginas da Coordenadoria de Apoio ao estudante em redes sociais. |
Apresentação da Assistência Estudantil em aula inaugural do curso de Serviço Social. |
Atividade de interação com alunos do Curso pré-vestibular da Unicentro. |
ATIVIDADES DA RESIDÊNCIA TÉCNICA – 2018 |
Pesquisa orçamentária para a participação acadêmica na III Conferência Regional da Educação Superior – CRES 2018. |
Participação do processo classificatório através de entrevista aos inscritos para o cursinho pré-vestibular da Unicentro. |
Divulgação da Coordenadoria de Apoio ao Estudante – COORAE na recepção dos calouros e veteranos do curso de Serviço Social. |
Divulgação da Coordenadoria de Apoio aos Estudantes através de panfletagem no Campus Santa Cruz e Cedeteg. |
Participação no 1° Encontro Regional de Políticas Públicas para as Mulheres na Oficina Escuta qualificada: Como promover um acolhimento humanizado para as mulheres em situação de violência. |
Contato com a Reitoria para a criação de estratégias para o enfrentamento das situações de assédio e violência de gênero dentro da universidade. |
Auxílio na divulgação do evento: Redescobrir-se: Programa de Preparação da Aposentadoria – PPA. |
Visita técnica fiscalizatória do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS a Coordenadoria de Apoio ao Estudante. |
Participação e auxílio na Jornada de Estudos em Serviço Social 2018 realizado pelo Departamento de Serviço Social da Unicentro e o Núcleo Regional de Serviço Social de Guarapuava – NUCRESS. |
Participação do evento “Devemos falar sobre assédio!” realizado pelo Programa de Educação Tutorial – PET do curso de Filosofia da Unicentro. |
Participação na roda de conversa “Combate ao abuso e exploração sexual contra criança e adolescente. |
Ouvintes na defesa de Dissertação de Mestrado Gênero e Políticas Públicas: O Atendimento a Mulheres vítimas de violência no Município de Guarapuava-PR por Fernanda Keli Pienegonda. |
Participação no Ciclo de Palestras: “O Golpe de 2016 e o futuro da democracia”. |
Participação no Conselho Consultivo. |
Contato com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR buscando parceria e troca de experiência na abertura das consultas públicas para a construção do Regulamento do Programa de Assistência Estudantil da Unicentro. |
Contato e participação em reuniões com o Projeto de Extensão: “Prevenção à Saúde Mental na Universidade e Inclusão Social” da Unicentro para alinhar parceria e troca de experiências. |
Participação na reunião com o Núcleo Regional de Serviço Social de Guarapuava – Nucress, a respeito de informações pertinentes a categoria. |
Participação e apresentação da equipe de residentes técnico no grupo de estudos do Núcleo de Estudos Maria da Penha – Numape. |
Reunião com a equipe da Coordenadoria de Apoio ao Estudante e Supervisora Técnica, para novas informações sobre as atividades e migração dos residentes para o Núcleo de Estudos Maria da Penha – NUMAPE. |
Participação na assinatura do Convênio com a Faculdade Guairacá, que retoma os atendimentos psicológicos na Unicentro. |
Participação em oficina sobre a Lei Maria da Penha com a equipe do NUMAPE. |
Reunião com o coordenador do SEHLA, para tratar assuntos da Residência. |
Reunião com o Reitor da Unicentro para apresentação do Regulamento do Programa da Assistência Estudantil e o Plano Estadual de Assistência Estudantil. |
Contato com a Coordenadoria de Tecnologia e Informação (COORTI) para disponibilizar o Regulamento do Programa da Assistência Estudantil no Aluno Online. |
Contato com a Coordenadoria de Comunicação (COORC) para divulgação do Regulamento. |
Agendamento dos atendimentos psicológicos. |
Participação e elaboração do encontro temático “Sigilo Profissional no Serviço Social”. |
Elaboração e produção da Oficina: “Você sabe o que é assédio?” |
Participação na Oficina de ativismo feminista. |
Participação da cerimônia de comemoração aos 15 anos do Programa de Inclusão e Acessibilidade – PIA. |
Programa de Inclusão e Acessibilidade - PIA
TIPO DE ATENDIMENTOS | PÚBLICO |
Baixa visão | 04 |
Deficiência auditiva | 02 |
Deficiência física | 01 |
Distúrbio de saúde | 01 |
Mobilidade reduzida | 02 |
Transtornos | 03 |
Transtorno do espectro autista (TEA) | 03 |
TOTAL GERAL | 16 |
.
TIPO DE ATENDIMENTO | PÚBLICO |
Baixa visão | 02 |
Deficiência auditiva | 01 |
Deficiência física | 01 |
Transtornos | 03 |
TOTAL | 07 |
TITULAÇÃO | CURSO | PÚBLICO |
Graduação | Administração, Agronomia, Artes, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Fonoaudiologia, História, Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa, Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Pedagogia, Psicologia, Matemática, Medicina Veterinária e Nutrição |
29 |
Pós-Graduação | Curso de Especialização em Formação de Professor para Docência no Ensino Superior e Curso de Mestrado em História. | 01 |
ATIVIDADES |
Atendimento Educacional Especializado: Foi disponibilizado atendimento Educacional Especializado a 29 graduandos e 1 pós-graduando com necessidades especiais matriculados nos cursos de Graduação e Pós-Graduação.Destaca-se que dos 24 acadêmicos atendidos pelo PIA-Unidade Universitária de Guarapuava, 12 foram atendidos diariamente, por pelo menos um dos serviços disponibilizados pelo Programa, sendo que os demais solicitaram atendimento em situações pontuais. |
Reuniões com Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais (TILS: Foram realizadas 8 reuniões com os Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais, TILS, tendo como pauta: Atendimento Educacional Especializado aos Discentes Surdos e/ou com Deficiência Auditiva, distribuição de aulas para interpretação e aulas de estágio supervisionado obrigatório e participação em eventos Institucionais. |
Tradução/Interpretação LIBRAS/Língua Portuguesa: Entre fevereiro e dezembro de 2018 9 pessoas, entre docentes e discentes surdos e/ou com deficiência auditiva foram atendidos por 9 Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais, TILS, o que totalizou aproximadamente 6000 horas aulas traduzidas/interpretadas para LIBRAS/Língua Portuguesa e aproximadamente 300 horas de interpretação/tradução de atividades extra classe, como atendimento ao aluno, eventos institucionais, acompanhamento em matrículas, reuniões departamentais e de setor, palestras proferidas por docentes surdos entre outras atividades. |
Adaptação de Material Didático:: foram atendidos 2 acadêmicos com baixa visão e 1 acadêmico cego, aos quais foram disponibilizados, aproximadamente, 750 slides adaptados para formato digital acessível e cerca de 700 páginas de textos adaptados para fonte ampliada. |
Assessoria no desenvolvimento das atividades do Programa de Tutoria Discente, foram desenvolvidas as seguintes ações: – triagem e encaminhamento, a PROEN, de 12 acadêmicos com necessidades especiais para ingresso no Programa de Tutoria Discente; e – auxílio na divulgação dos editais de seleção de tutores e – assessoria aos Professores Orientadores e Tutores na elaboração do Plano Anual de Atividades a serem desenvolvidas. |
Adaptação de Material Didático para o Código Braille, Tipos Ampliados e Formato Digital Acessível: 3 acadêmicos com baixa visão, aos quais foi disponibilizado, aproximadamente, 1000 páginas de material didático adaptado para fonte ampliada e 1 acadêmico cego, para o qual foi adaptado, para o Código Braille e para formato digital acessível, mais de 1000 páginas de material didático, entre artigos, capítulos de livros e livros completos. |
OUTROS ATENDIMENTOS |
Atendimento a Discentes: Foram realizados cerca de 20 atendimentos individuais a acadêmicos com necessidades especiais, ocasião em que foram passadas orientações quanto aos serviços oferecidos pelo Programa de Assistência Estudantil e pelo PIA, o Programa de Tutoria Discente Remunerada, as Normas Acadêmicas e demais serviços oferecidos pela instituição. |
Atendimento a Docentes: Foram atendidos 3 docentes surdos, 2 no Campus Santa Cruz e 1 no Campus de Irati, em Reuniões de Departamentos e outras atividades docentes. |
Atendimento a Familiares: Foram realizados 5 atendimentos a familiares de discentes e docentes com necessidades especiais. Na ocasião foram feitas orientações sobre os serviços oferecidos pela Coordenadoria e pela Rede, como acessá-los e, na seqüência, os mesmos foram encaminhados para algum dos seguintes serviços, internos ou externos, como por exemplo: Aconselhamento Psicológico, Residência Médica, Clínica-Escola de Fisioterapia, Centro de Referência em Serviço Social (CRAS) e Centro De atendimento Psicosocial II (CAPS II). |
Atendimento a Agentes Universitários, foram realizados: 2 encaminhamentos de agentes universitários, um do Campus Cedeteg e 1 do Campus Santa Cruz, para o Serviço de Aconselhamento Psicológico. |
AÇÕES INCLUSIVAS RELACIONADAS AOS CANDIDATOS DE PROCESSOS SELETIVOS |
Tradução, para LIBRAS, dos vídeos de orientação quanto a Inscrição e Pedido de Atendimento Especial para os Concursos Vestibular e PAC 2019, disponibilizados na home page da Coordenadoria de Processos Seletivos, COORPS. |
Concurso Vestibular 2018: Atendimento de 5 candidatos surdos por 4 Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais. |
Concurso Vestibular 2019: foram atendidos 5 candidatos surdos por 2 Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais. |
Processo de Avaliação Continuada (PAC) 2018: foram atendidos 3 candidatos surdos por 2 Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais. |
Testes Seletivos: Foi atendido 1 candidato surdo inscrito nos 2 testes seletivos realizados para professor de Libras. |
PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS |
Programa Entre Docentes: FOI Ministrada palestra sobre O Programa de Inclusão e Acessibilidade, a convite da PRÓ-Reitoria de Ensino, PROEN, durante o ciclo de Palestras organizado pelo Programa Entre Docentes, destinado aos docentes em período de estágio probatório. |
Comemoração alusiva ao Dia do Surdo: palestra ministrada dia 27 de setembro, a comunidade surda de Guarapuava e região, pelo militante surdo Magno, em alusão ao dia do surdo. |
Curso de Formação Continuada para Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais: Os 7 Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais, TILS, participaram de 5 encontros de Formação Continuada, com temáticas diversas, promovido pelo Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos – Regional Oeste, CAS-PR Regional Oeste, totalizando 40 horas de formação continuada. |
Visita do Consultor do MEC Para Direitos Humanos: Foi apresentado o Programa de Inclusão e Acessibilidade: sua Finalidade, objetivos, serviços oferecidos e quantitativo de atendimentos do programa em 15 anos de existência. |
Evento em Comemoração aos 15 anos do PIA: Evento organizado em comemoração aos 15 anos do programa, no qual estavam presentes várias autoridades da Unicentro, Associações e Entidades representativas do segmento das Pessoas com Deficiência de Guarapuava. Na ocasião foram homenageadas a professora Anizia Costa Zick, uma das fundadoras e ex-coordenadora do Programa no Campus de Irati e a Agente universitária Evelize Vasco, Atual coordenadora do Programa em Guarapuava, lotada no programa há 9 anos. |
Web Série Inclusão e Acessibilidade: Essa Causa também é Sua, Participação na organização e gravação de Vídeos da Web Série sobre Inclusão e Acessibilidade em parceria com o Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UAB) e com a Pró-Reitoria de Ensino, PROEN. |
CAPTAÇÃO DE RECURSOS | |
Projeto Unicentro Acessível | Projeto desenvolvido pelas Agentes Universitárias Evelize Vasco e Dionéia Edlyng Maciel com o objetivo de captar Recursos para Aquisição de Tecnologias Assistivas para o PIA. Em 2018 o projeto foi submetido a apreciação pelas empresas instaladas em Guarapuava. Sem retorno positivo. |