Saúde Única: A Integração da Saúde Animal, Humana e Ambiental

Desde que foram estabelecidos padrões de convivência coletiva, o homem tem lutado contra as enfermidades que põem em risco a saúde dos seus animais. No entanto, muitas das doenças que dizimaram seus rebanhos também foram responsáveis pela morte de milhares de pessoas. A Medicina Veterinária surge, em primeira estância, como
uma promotora da saúde dos animais, tentando diminuir prejuízos causados pelas moléstias que os atingiam. No entanto, com o passar do tempo e com o surgimento da Medicina Veterinária Preventiva, começaram a ser utilizados também para estes conhecimentos para a promoção da saúde humana.
A Saúde Ambiental vem sendo valorizada como uma ação educativa que deve estar presente de forma transversal e interdisciplinar, articulando o conjunto de saberes, formação de atitudes e sensibilidades ambientais. Ela tem sido mediadora entre a esfera educacional e o campo ambiental envolvendo as dimensões física, biológica, sócio
histórica e cultural do ambiente, portanto, convocando as mais diferentes áreas do conhecimento para a leitura da complexidade que envolve a temática ambiental.
Isto posto, ultrapassar os “muros” da Universidade, levando para uma ação concreta e efetiva, dentro de uma escola de ensino fundamental, os conhecimentos acerca de Saúde Pública (Humana e Animal) e Educação Ambiental, reafirma a função social da Universidade, e promovendo uma Universalização do conhecimento.


Objetivos

Inserir os Acadêmicos de Medicina Veterinária em ações de Saúde Única, no Município Guarapuava, possibilitando suporte aos demais profissionais da saúde, bem como uma melhor atenção à saúde da população, ampliando os serviços ofertados para comunidades carentes do município.


Equipe Executora

Carla Fredrichsen Moya Araujo
Rodrigo Antonio Martins De Souza
Meire Christina Seki


Contato

adriano.carrasco@gmail.com