De acordo com a Política Nacional, a Extensão Universitária, em sua articulação com as políticas públicas, deve, conforme pactuado no âmbito do FORPROEX, estar pautada por três eixos integradores e ter como prioridade oito áreas de atuação.

Os eixos integradores são: (i) Áreas Temáticas; (ii) Território; e, (iii) Grupos Populacionais.

O eixo Áreas Temáticas tem por objetivo nortear a sistematização das ações de Extensão Universitária em oito áreas correspondentes a grandes focos de política social. São elas:

1. Comunicação

2. Cultura

3. Direitos Humanos e Justiça

4. Educação

5. Meio Ambiente

6. Saúde

7. Tecnologia e Produção

8. Trabalho.

Esse leque, obviamente, não esgota todos os focos de política social, e discussões sobre sua ampliação já estão na agenda do FORPROEX.

O eixo Território destina-se à promoção da integração, em termos espaciais, das ações extensionistas, assim como das políticas públicas com as quais elas se articulam.

O eixo Grupos Populacionais busca promover a integração das ações extensionistas, assim como a das políticas públicas com as quais elas se articulam, em grupos populacionais específicos, especialmente os excluídos e aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Fonte: POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – FORPROEX, 2012).