Conforme o Estatuto da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO (aprovado pela Resolução Nº 023/2006-COU/UNICENTRO), as Pró-Reitorias são unidades da Reitoria que têm por finalidade planejar, coordenar, executar, orientar e controlar as atividades relativas ao ensino, à pesquisa, à extensão e à administração da universidade.
Na UNICENTRO, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC é a unidade administrativa responsável pelas atividades de extensão universitária. Para o desenvolvimento de suas atividades, a PROEC está articulada em três diretorias, a saber: Diretoria de Extensão; Diretoria de Cultura; e, Diretoria de Programas Interinstitucionais.

A Diretoria de Extensão – DIREX atua com a institucionalização dos projetos de extensão na UNICENTRO, o planejamento e a discussão da Política Institucional de Extensão, o fomento à produção extensionista, a divulgação e a coordenação de projetos institucionais.

A Diretoria de Programas Interinstitucionais – DIRPROGI vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura tem por objetivo fortalecer a extensão universitária voltando suas ações para os editais e chamadas públicas de financiamento de programas e projetos de extensão. A DIRPROGI busca contribuir desde o momento da formulação até a execução das propostas.

A Diretoria de Cultura – DIRC tem por finalidade planejar, executar, coordenar e promover projetos e eventos artístico-culturais como festivais, mostras, exposições e oficinas culturais visando o fomento e a difusão como a experimentação de novas possibilidades de expressão artística.

A PROEC está localizada no Campus Santa Cruz em Guarapuava, mas está presente no Campus Cedeteg em Guarapuava e no Campus de Irati por meio de suas unidades administrativas.

Pró-reitora de Extensão e Cultura: Profa. Dra. Lucélia de Souza

Diretora de Extensão: Profa. Dra. Vania Gryczak