UNICENTRO: Modelo multicritério para a definição de ações de educação ambiental na gestão de resíduos sólidos domiciliares

Leticia Framesche

Data da defesa: 27/05/2022

Banca:
Dra. Renata Cornelli – UCS – Primeira Examinadora
Dra. Silvana Pereira Detro UFPR – Segunda Examinadora
Dra. Jeanette Beber de Sousa – Orientadora e Presidente da Banca

Resumo:
Devido a diversidade e excessiva geração de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), sua gestão adequada tornou-se um dos mais complexos desafios enfrentados pelos gestores públicos e tomadores de decisão, em face dos impactos negativos que os mesmos ocasionam, especialmente em países em desenvolvimento, onde a escassez de recursos financeiros, técnicos, profissionais e estruturais impossibilitam que as estruturas à gestão sustentável dos resíduos sejam adotadas. Desta forma, a proposição de métodos, ferramentas, instrumentos e legislações viáveis para replicação, bem como do auxílio de stakeholders para fundamentações, se mostram necessários e relevantes para mitigar os desafios deste cenário. Então, o objetivo deste estudo foi sistematizar, aplicar e avaliar um modelo, que permita aos tomadores de decisão municipal ordenar ações de Educação Ambiental (EA) fundamentadas em critérios e subcritérios para o melhoramento da gestão adequada dos Resíduos Sólidos Domiciliares (RSD). Para isso, duas rodadas do método Delphi Eletrônico (23 especialistas, distribuídos pelas regiões do Brasil) para avaliar ações de EA e subcritérios, provenientes da literatura, foram utilizadas, resultando em cinco ações de EA e 14 subcritérios, de comum consenso (≥65 %). Tais resultados fundamentaram a estruturação do modelo híbrido constituído pelo Analytic Hierarchy Process (AHP), para atribuição de pesos de critérios e subcritérios, e do Preference Ranking Organization METHod for Enrichment Evaluation (PROMETHEE), para ranqueamento das ações de EA. Posteriormente, o modelo foi replicado e avaliado em três estudos de caso, por stakeholders municipais, baseado nas características e necessidades locais. Os ranqueamentos identificaram a ação de EA “campanhas regulares e de longo prazo” como a mais significativa e priorizada para as tomadas de decisão em pouco mais de 33 % dos cenários e em aproximadamente 67 % como a segunda colocada, entretanto, “palestras/seminários” como a menos adequada, próximo a 67 %. Quanto à avaliação do modelo, o mesmo foi considerado uma ferramenta adequada, replicável, útil e estratégica. Portanto, o estudo preenche lacunas e oferece implicações teóricas, práticas e políticas, servindo de estímulo para o desenvolvimento de políticas públicas com abordagem multidisciplinar, e assim, incentivando a conquista do décimo primeiro e décimo segundo objetivos de desenvolvimento sustentável.

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