UEPG – Aspectos ambientais de um lavador de veículos pesados e tratamento de água residuária com coagulantes visando reúso

EDUARDO ALEXANDRE BASTIANI DE ARAÚJO

Data da defesa: 30/11/2020

Banca:
Dra. Maritane Prior – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Primeira Examinadora
Dra. Ana Cláudia Barana – Universidade Estadual de Ponta Grossa – Segunda Examinadora
Dra. Maria Magdalena Ribas Doll – Universidade Estadual de Ponta Grossa – Orientadora e Presidente da Banca

Resumo:
O processo de lavagem automotiva consome um volume grande de água, que pode chegar a 1000 L, no caso de veículos pesados, como caminhões. Sabe-se que a água residuária gerada pode causar sérios problemas de poluição e degradação ambiental, quando não é descartada de maneira correta. Considerando as preocupações ambientais e a melhoria contínua de processos que auxiliam na preservação ambiental, este trabalho avaliou um sistema de tratamento de água residuária com finalidade de reúso. Para isso, foram testadas condições operacionais da coagulaçãofloculação-sedimentação com doses de dois coagulantes, um polímero comercial e o cloreto de polialumínio, a fim de compará-los quando aplicados separadamente e combinados. Os ensaios de coagulação e sedimentação foram feitos em testes de jarros e, após, o sobrenadante foi coletado para as análises. A caracterização da água residuária revelou valores elevados, principalmente, nos parâmetros de DQO (1291,97 mgO2L -1 ) e Turbidez (478,33 NTU). Somente a condutividade elétrica e o pH apresentaram valores médios de 540,40 µs cm-1 e 7,75, na saída da caixa de separação, e não necessitaram de adequações para o lançamento. Os melhores resultados para dosagem de PAC foram alcançados na concentração de 0,5 g L-1 , já para o polímero Axfloc® a dosagem máxima foi de 30 mg L-1 , quando combinados PAC com o polímero, nas concentrações de 0,3 g L-1 e 25 mg L-1 , respectivamente, os parâmetros se enquadram na legislação de qualidade para reúso ou para descarte nos corpos hídricos.

Link: Eduardo Alexandre Bastiani de Araújo