UNICENTRO – Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde de um hospital localizado em Município Paranaense

Helluany Mehl

Data da defesa: 05/11/2020

Banca:

Dra. Sílvia Carla da Silva André Uehara – UFSCAR – Primeira Examinadora
Dra. Dra. Jeanette Beber de Souza – UNICENTRO – Segunda Examinadora
Dra. Tatiane Bonametti Veiga – Orientadora e Presidente da Banca

Resumo:
A importância do Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) é justificada pelos riscos potenciais que eles apresentam tanto à saúde quanto ao meio ambiente. Nesse contexto, os hospitais apresentam um papel primordial por serem importantes geradores desses tipos de resíduos. O presente estudo teve como objetivo avaliar o Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde do Hospital Irmandade da Santa Casa de Misericórdia no município de Prudentópolis-PR. A metodologia consistiu na construção e aplicação de questionários utilizados no levantamento de informações para fundamentar a elaboração de um diagnóstico atualizado dos procedimentos e do conhecimento dos funcionários em relação ao Gerenciamento dos RSS no hospital, a fim de propor melhorias para possíveis pontos negativos encontrados no sistema. A aplicação do Questionário de Avaliação do Gerenciamento dos Resíduos em Hospitais (QAGRH) aos responsáveis por cada setor no estabelecimento, resultou em uma pontuação na categoria Geral de 90%, enquadrando-se assim na classificação “Boa”, as categorias avaliadas de Manejo de Resíduos Sólidos e Segurança e Saúde do Trabalhador também obtiveram a classificação “Boa” e as categorias de Biossegurança e Sistema de Gestão obtiveram a classificação “Excelente”. Alguns problemas pontuais foram apresentados nas subcategorias do Manejo de Resíduos Sólidos (Segregação, Tratamento Preliminar, Transporte Interno, Armazenamento Temporário/Externo e Tratamento Externo) e no critério Segurança e Saúde do Trabalhador. Os resultados referentes ao conhecimento dos funcionários do hospital em relação ao assunto foi avaliado e discutido a partir das respostas de 41 perguntas, em 8 itens principais: Conhecimentos Gerais, Biossegurança, Aspectos Normativos do Gerenciamento, Etapas do Gerenciamento de RSS, Treinamento e Capacitação de Funcionários, Coleta Seletiva, Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) e Geral. Cada um dos itens apresentou resultados positivos e negativos. A Coleta Seletiva foi o item que apresentou os melhores resultados, uma vez que os entrevistados demostraram conhecimento satisfatório e grande interesse em participar de ações que promovam esse tipo de coleta, já o conhecimento referente as perguntas elencadas no item PGRSS foram as que apresentam os piores resultados. Outra constatação no estudo foi referente a necessidade da elaboração e execução de treinamentos e de capacitações, podendo ser uma das soluções para muitos dos resultados negativos apresentados nessa etapa de conhecimento dos funcionários. Com os resultados do QAGRH e do levantamento das características das etapas do gerenciamento realizado no hospital, foi possível levantar os pontos falhos encontrados e apresentar propostas de melhorias pautadas nas diretrizes das legislações vigentes. Os resultados definidos nesse estudo trazem subsídios para que o estabelecimento de saúde perceba suas falhas e possa promover capacitações contínuas que minimizem os riscos existentes nas questões ambientais e de saúde. Além disso, essa pesquisa pode servir como referência para outros estudos em estabelecimentos do mesmo segmento.

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