UEPG – Tratamento da água residuária da lavagem de veículos por coluna de sedimentação combinado com processo oxidativo avançado

Valdirene Aluiz

Data da defesa: 09/08/2019

Banca:
Dr. Ciro Maurício Zimmermann – UTFPR-PG – Primeiro Examinador
Dr. Sérgio Toshio Fujiwara – UEL – Segundo Examinador
Dra. Maria Magdalena Ribas Döll – UEPG – Orientadora e Presidente da Banca

Resumo:

O aumento na frota de veículos em todo o mundo tem chamado atenção ao sistema de lavagem dos carros uma vez que a descarga do efluente gerado durante o processo de lavagem é uma fonte de poluição hídrica. A água residuária pode conter em sua composição alta concentração de matéria orgânica, surfactantes, óleos, graxas, solventes, metais pesados, sólidos suspensos, entre outras substâncias. O processo convencional de tratamento, composto por um sistema de separação água e óleo e caixas de sedimentação não remove por completo algumas substâncias. Por consequência, a água residuária fora dos padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA n° 430 de 2011, são lançadas nas galerias pluviais e corpos receptores, o que pode prejudicar as ETE e interferir nos processos naturais de autodepuração dos rios. Deste modo, visando aprimorar o tratamento da água residuária, este trabalho tem como objetivo avaliar as características físico-químicas e investigar o efeito de diferentes dosagens de cloreto de polialumínio (PACl) e sulfato de ferro (SF) a partir do teste em jarros. Foi realizado o processo de coagulação, floculação e sedimentação em coluna utilizando 2 g L-1 de cloreto de polialumínio (PACl) seguido do processo Fenton. A água residuária bruta apresentou turbidez de em média 913 NTU, DQO de 1162 mg L-1 e pH 11,5. Ambos coagulantes, PACl e SF na concentração de 2,0 g L-1 apresentaram remoção de 99% e 98% de turbidez, respectivamente. Com a utilização de PACl foi possível reduzir a DQO em 88% já com SF 92% da matéria orgânica foi removida. Foi possível observar que nas condições de 0,5 m de altura da coluna e em 45 min de sedimentação com 2 g L-1 de PACl, removeu-se 97% de turbidez, 99% de cor e 87% de DQO. Em seguida foi realizada a reação Fenton utilizando 85 mg L-1 de Fe2+ e 715 mg L-1 de H2O2, que apresentou remoção de 25% e 92% de DQO e surfactante respectivamente. Portanto o tratamento físico-químico de coagulação, floculação e sedimentação em coluna é uma alternativa para o tratamento da água resultante da lavagem de veículos e que o processo Fenton diminui o surfactante e DQO presente na água residuária. Desta forma, os resultados demonstram que a associação do processo físico-químico com o processo avançado remove efetivamente a DQO, a cor, turbidez e a concentração de surfactantes melhorando assim a qualidade do efluente que é descartado nas galerias pluviais

Link: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2937

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