UNICENTRO – Tratamento de lixiviado utilizando eletrocoagulação com eletrodos de ferro e alumínio

Neanderson Galvão
Data da defesa: 09/03/2018

Banca:

Dr. Sandro Xavier de Campos – UEPG – Primeiro Examinador
Dra. Mariele Katherine Jungles – UNICENTRO – Segunda Examinadora
Dra. Jeanette Beber de Souza – UNICENTRO – Orientadora e Presidente da Banca

Resumo:
O lixiviado de aterro sanitário caracteriza-se por ser um efluente com elevadas concentrações de matéria orgânica, sólidos e material recalcitrante de difícil degradação. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o tratamento de lixiviado de aterro sanitário por eletrocoagulação utilizando eletrodos de ferro e alumínio na remoção de cor, turbidez, Abs254, DQO, DBO, NH3, sulfato e cloretos, bem como avaliar a variação do pH e da condutividade ao longo dos tratamentos, empregando diferentes densidades de corrente (DC) (161,08, 128,86, 96,64 e 64,4 A/m2) nos tempos de eletrólise (15, 30, 60 e 90 min). As melhores remoções ocorreram com a aplicação da DC de 161,08 A/m2 em 90 minutos de eletrólise, removendo 90% da cor com os eletrodos de Fe e 83% com o Al, 82% da turbidez utilizando eletrodos de Fe e 89% com Al. Em relação à matéria orgânica, o tratamento proposto alcançou remoções de DQO de 46% com Fe e 40% Al, a remoção máxima de Abs254 foi de 45% com Al e 46% com Fe. Já a DBO foi removida em 87% e 90% com eletrodos de Fe e Al respectivamente. Ocorreu ainda elevação do pH conforme foram aplicadas maiores DC’s e tempos de eletrólise maiores. Não foi observada nenhuma tendência de comportamento em relação a condutividade elétrica. Com os eletrodos de alumínio as concentrações de sulfato reduziram mais do que com os de Fe. A remoção de sulfato aumentou ao longo dos tempos de eletrólise e com a aplicação de maiores DC’s. Para ambos os eletrodos foram obtidas baixas eficiências de remoção de nitrogênio amoniacal 23%. O fenômeno da eletroflotação foi observada em uma maior taxa com a aplicação das maiores DC’s, sendo mais expressiva com a utilização do eletrodo de alumínio.

Link:  http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/889