Erica Moletta “ROTAS DE ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA” Keile Calza “METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES INTERPRETATIVAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA, POR MEIO DE UNIDADE DIDÁTICA” Crissiane Loyse Luiz “TÉCNICA STOP MOTION DE ANIMAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA” Edislaine de Almeida Franco “O MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE REMOTO” Eni Laura Pujak Steffens “O ELETROSCÓPIO PARA EXPERIÊNCIAS EM FÍSICA MODERNA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELABORADA A PARTIR DO MODELO 5E´S” Paulo Moyses Guimarães “DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA COM ESTUDANTES AUTISTAS” Edislaine de Almeida Franco “UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM O USO DA PLATAFORMA PROGRAMAÊ” Iandra Aparecida da Cruz “EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO” Liane Maria da Silva “MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DE TRIÂNGULOS EPISTEMOLÓGICOS” Ana Paula Germano Stadler “UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM O USO DA PLATAFORMA PROGRAMAÊ” Leda Marques da Silva “ESTUDO DE CASO SOBRE INTERAÇÕES INTERMOLECULARES PARA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO” Nerielly Elizabeth de Rocco “USO DE IMAGENS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL” Jocimara Peretiatko “EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET E VYGOTSKY À LUZ DA COMPLEXIDADE” Paulo Fernando Gavron “SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS” Laís Mariane Duda Vieira “METODOLOGIAS E APRENDIZAGEM COGNITIVA NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES CEGOS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL” Dulceni Terezinha Ávila Brunetti “FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM FOCO NAS ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGOGIA E EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS” Ivo Antonio Zapotoczny “JOGO ELETRÔNICO PARA ENSINO DA 1º LEI DE OHM E DO CONCEITO DE POTÊNCIA ELÉTRICA ENVOLVENDO PRÁTICAS EXPERIMENTAIS” Rafaeli Ramos “INVERTENDO A SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA” Bruno Da Luz Eltchechem “DO JOGO ROLE-PLAYING GAME AO ENSINO EM SAÚDE: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR PARA O ENFRENTAMENTO DA OBESIDADE E SOBREPESO.” Maricleusa Ingles da Silva Gomes “MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE” João Carlos Lemos Júnior “ESTUDANTES SUPERDOTADOS MATEMATICAMENTE HABILIDOSOS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA” Adriana Cristina Loli “MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO ENSINO MÉDIO” Carlos Henrique Gonçalves Luz “EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: TOUR VIRTUAL SOCIOAMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO” Maria Mazur “MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO SER E DO SABER” Eliane do Carmo Marconato “O ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA COMO POSSIBILIDADE PARA REFLETIR SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS” Kamila Gonçalves Celestino “HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM ATIVIDADES DE GEOMETRIA: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES” Sergio Antônio Casagrande Junior “FOGUETES DE GARRAFA PET, UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL PARA TRABALHAR AS LEIS DE NEWTON NO ENSINO MÉDIO” Allison Klosowski “O ENSINO DA INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO COM A MATÉRIA-CURVA DE BRAGG” Aline Vaccari Lunelli “A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E A PESQUISA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DE AÇÕES COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO” Ana Carla Mila Primak “A UTILIZAÇÃO DO JOGO ‘MEU MOMENTO: SISTEMA REPRODUTOR HUMANO E SEXUALIDADE’ E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS” Daniel Mazurek “PENSAMENTO COMPLEXO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE CAMPINA DO SIMÃO/PR.” Vanina Roncaglio “A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NA IMPRESSORA 3D: UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA” Bruno Bianchin Alves “CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES PARA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL” Camila Machado Ferreira Siqueira “EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A PREVENÇÃO DO CÂNCER: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS” Giliane Souza de Matos dos Santos “ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM ESTUDO DE CASO QUE UTILIZA AS METODOLOGIAS ATIVAS” Carina Chulek – “Produção de (signos) interpretantes mediada pela tecnologia em atividades de Modelagem Matemática” Cheila Miranda Tachevski – “Modelagem na educação matemática: Possibilidades para o ensino e aprendizagem da matemática na sala de apoio à aprendizagem” Daniely Bini dos Santos – “Material pedagógico virtual sobre resíduos sólidos: uma aproximação entre a educação ambiental crítica e a abordagem de ensino ctsa” Léia Denise Matesco – “Proposta de Ensino de Energia Elétrica no Contexto da Unidade De Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)” Silvia Regina Potulski dos Santos – “Um Estudo sobre como emerge o problema em atividades de Modelagem Matemática” Thaísa Cristina Machoski Domingos – “Modelagem Matemática na Educação Matemática: Uma Perspectiva na Educação de Jovens e Adultos” Emanuele Chaia – “Alfabetização Científica na Perspectiva do Movimento de CTSA” Clauberto Medeiros de Souza – Contribuições da metodologia baseada em problemas para o ensino de fisiologia humana em cursos na área de saúde Daiane Forteski – “Um estudo sobre a interdisciplinaridade com práticas de Modelagem Matemática” Daniela de Almeida dos Santos – “Compreendendo a complexidade envolvida na prática da Educação Ambiental pelos professores no contexto escolar” Gabriela Cebulski – “Experiência da prática significativa de ensino do corpo humano na formação de professores pedagogos” Márcia Cristina Ribas: “A Modelagem Matemática na Educação Matemática com Estudantes Surdos” Alexandre Vicentini – “O Ensino de Física de Partículas Elementares Combinando as Metodologias Ensino sob Medida e Instrução pelos Colegas.” Franciele Cristiane de O. C. Alves da Luz – “Proposta de Ensino de Física para a Educação do Campo com Apoio de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)” Sirlei Aparecida de Lima Antoneli – Intervenção socioambiental no contexto escolar: desenvolvimento do jogo didático hexágono socioambiental Silton José Dziadzio – “MODELAGEM MATEMÁTICA: POTENCIALIZANDO A SALA DE AULA INVERTIDA”. Luciano Matulle – O raciocínio de proporcionalidade sob a luz da resolução de problemas com estudantes do 7º ano do ensino fundamental Dallan Marcelo Gregório – Signos em atividades de modelagem matemática: Matematização e Resolução em foco
Keile Calza “METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES INTERPRETATIVAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA, POR MEIO DE UNIDADE DIDÁTICA”
Crissiane Loyse Luiz “TÉCNICA STOP MOTION DE ANIMAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA”
Edislaine de Almeida Franco “O MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE REMOTO”
Eni Laura Pujak Steffens “O ELETROSCÓPIO PARA EXPERIÊNCIAS EM FÍSICA MODERNA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELABORADA A PARTIR DO MODELO 5E´S”
Paulo Moyses Guimarães “DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA COM ESTUDANTES AUTISTAS”
Edislaine de Almeida Franco “UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM O USO DA PLATAFORMA PROGRAMAÊ”
Ana Paula Germano Stadler “UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM O USO DA PLATAFORMA PROGRAMAÊ”
Leda Marques da Silva “ESTUDO DE CASO SOBRE INTERAÇÕES INTERMOLECULARES PARA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO”
Nerielly Elizabeth de Rocco “USO DE IMAGENS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL”
Jocimara Peretiatko “EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET E VYGOTSKY À LUZ DA COMPLEXIDADE”
Paulo Fernando Gavron “SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS”
Laís Mariane Duda Vieira “METODOLOGIAS E APRENDIZAGEM COGNITIVA NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES CEGOS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL”
Dulceni Terezinha Ávila Brunetti “FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM FOCO NAS ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGOGIA E EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS”
Ivo Antonio Zapotoczny “JOGO ELETRÔNICO PARA ENSINO DA 1º LEI DE OHM E DO CONCEITO DE POTÊNCIA ELÉTRICA ENVOLVENDO PRÁTICAS EXPERIMENTAIS”
Rafaeli Ramos “INVERTENDO A SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA”
Bruno Da Luz Eltchechem “DO JOGO ROLE-PLAYING GAME AO ENSINO EM SAÚDE: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR PARA O ENFRENTAMENTO DA OBESIDADE E SOBREPESO.”
Maricleusa Ingles da Silva Gomes “MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE”
João Carlos Lemos Júnior “ESTUDANTES SUPERDOTADOS MATEMATICAMENTE HABILIDOSOS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA”
Adriana Cristina Loli “MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO ENSINO MÉDIO”
Carlos Henrique Gonçalves Luz “EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: TOUR VIRTUAL SOCIOAMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO”
Eliane do Carmo Marconato “O ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA COMO POSSIBILIDADE PARA REFLETIR SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS”
Kamila Gonçalves Celestino “HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM ATIVIDADES DE GEOMETRIA: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES”
Sergio Antônio Casagrande Junior “FOGUETES DE GARRAFA PET, UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL PARA TRABALHAR AS LEIS DE NEWTON NO ENSINO MÉDIO”
Aline Vaccari Lunelli “A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E A PESQUISA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DE AÇÕES COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO”
Ana Carla Mila Primak “A UTILIZAÇÃO DO JOGO ‘MEU MOMENTO: SISTEMA REPRODUTOR HUMANO E SEXUALIDADE’ E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS”
Daniel Mazurek “PENSAMENTO COMPLEXO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE CAMPINA DO SIMÃO/PR.”
Vanina Roncaglio “A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NA IMPRESSORA 3D: UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA”
Bruno Bianchin Alves “CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES PARA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL”
Camila Machado Ferreira Siqueira “EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A PREVENÇÃO DO CÂNCER: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS”
Giliane Souza de Matos dos Santos “ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM ESTUDO DE CASO QUE UTILIZA AS METODOLOGIAS ATIVAS”
Carina Chulek – “Produção de (signos) interpretantes mediada pela tecnologia em atividades de Modelagem Matemática”
Cheila Miranda Tachevski – “Modelagem na educação matemática: Possibilidades para o ensino e aprendizagem da matemática na sala de apoio à aprendizagem”
Daniely Bini dos Santos – “Material pedagógico virtual sobre resíduos sólidos: uma aproximação entre a educação ambiental crítica e a abordagem de ensino ctsa”
Léia Denise Matesco – “Proposta de Ensino de Energia Elétrica no Contexto da Unidade De Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)”
Silvia Regina Potulski dos Santos – “Um Estudo sobre como emerge o problema em atividades de Modelagem Matemática”
Thaísa Cristina Machoski Domingos – “Modelagem Matemática na Educação Matemática: Uma Perspectiva na Educação de Jovens e Adultos”
Clauberto Medeiros de Souza – Contribuições da metodologia baseada em problemas para o ensino de fisiologia humana em cursos na área de saúde
Daniela de Almeida dos Santos – “Compreendendo a complexidade envolvida na prática da Educação Ambiental pelos professores no contexto escolar”
Gabriela Cebulski – “Experiência da prática significativa de ensino do corpo humano na formação de professores pedagogos”
Alexandre Vicentini – “O Ensino de Física de Partículas Elementares Combinando as Metodologias Ensino sob Medida e Instrução pelos Colegas.”
Franciele Cristiane de O. C. Alves da Luz – “Proposta de Ensino de Física para a Educação do Campo com Apoio de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)”
Sirlei Aparecida de Lima Antoneli – Intervenção socioambiental no contexto escolar: desenvolvimento do jogo didático hexágono socioambiental
Luciano Matulle – O raciocínio de proporcionalidade sob a luz da resolução de problemas com estudantes do 7º ano do ensino fundamental
Dallan Marcelo Gregório – Signos em atividades de modelagem matemática: Matematização e Resolução em foco