Dallan Marcelo Gregório – Signos em atividades de modelagem matemática: Matematização e Resolução em foco

Data 25/02/2019 às 13h45min
Local Sala de defesas do PPGEN, Bloco do PDE, Campus Cedeteg
Banca 

Profª. Drª. Michele Regiane Dias Venorez (Unespar) – Orientadora

Profª. Drª. Leônia Gabardo Negrelli (UTFPR)

Prof. Dr. Márcio André Martins (Unicentro)

 

RESUMO 

Aspectos teóricos e metodológicos associados à Modelagem Matemática na Educação
Matemática têm promovido intensas reflexões, debates e produções no meio acadêmico,
sobretudo, vinculados a Programas de Pós-Graduação, Grupos de Pesquisa e eventos
científicos. No entanto, associações entre Modelagem Matemática na perspectiva da
Educação Matemática e Semiótica são mais restritas e limitadas se considerarmos sua
implementação na Educação Básica. Neste sentido, a presente dissertação objetivou investigar
o que revelam os signos associados às fases Matematização e Resolução propostas por
Almeida, Silva e Vertuan (2012), em uma atividade de modelagem matemática, a partir de um
estudo realizado com alunos do Ensino Médio de uma escola particular do município de
União da Vitória/PR, no decorrer das aulas bimestrais de matemática em que o professor
pesquisador era também o professor da referida turma. A Modelagem Matemática foi
utilizada enquanto alternativa pedagógica de ensino, por meio da qual os alunos puderam
investigar questões de seu interesse e mobilizar conteúdos matemáticos e extramatemáticos.
Para a implementação das atividades seguimos as orientações de Almeida e Dias (2004) no
que se refere à familiarização dos alunos com atividades de modelagem, atendo-nos ao
momento dois. Entendemos que as fases Matematização e Resolução foram profícuas à
manifestação de conhecimentos para além dos matemáticos e que tal manifestação foi
efetivada por meio de distintos signos. Para analisá-los, optamos pela teoria Semiótica de
Peirce. Enquadramos a pesquisa no paradigma qualitativo, sendo o tratamento e a análise dos
dados coletados apoiados nas premissas da Análise de Conteúdo, de Lawrence Bardin (1977).
Agrupamos as considerações em três dimensões: ensino, aprendizagem e cultura estudantil e
concluímos, por fim, que os signos identificados revelam estratégias de ação e organização de
informações, transições de linguagens, saberes assentados ou não compreendidos e
dificuldades em relação à simbologia matemática. Ou seja, os signos revelam importantes
elementos que influenciam o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Palavras-Chave: modelagem matemática, semiótica, signos, Ensino Médio.

ABSTRACT

Theoretical and Methodological aspects associated to Math Modeling in Mathematical
Education have promoted intense reflection, debates and productions in the academic
environment, specially linked to Post Graduation Programs, Research Groups and scientific
events. However, associations between Math Modeling in the Mathmatics perspective and
Semiotics are more restricted and limited if we consider its implementation in Basic
Education. This way, the present paper tried to investigate what signs reveal when associated
to the phases of Mathematization and Resolution proposed by Almeida, Silva e Vertuan
(2012), in an activity of math modeling, from a study led with High School students in a
private school in União da Vitória/PR, along the bimester mathematic lessons in which the
researcher was also the professor of the reffered class. Math Modeling was used as a
pedagogical alternative of teaching, through which students could investigate subjects of their
interest and access mathematical and extra mathematical contents. For the implementation of
activities, Almeida e Dias’ (2004) orientation was followed, regarding students’
familiarization to modeling activities, two being focused by now. We understand that the
Mathematization and Resolution phases were successful regarding knowledge beyond
mathematicians and this manifestation was effected through distinct signs. In order to analyze
them, we chose the Semiotic Theory of Pierce. We framed the research in the qualitative
paradigm, being the treatment and the analysis of the collected data anchored under the
premises of the Content Analysis, by Lawrence Bardin (1977). We grouped the considerations
in three dimensions: teaching, learning and scholar culture and have concluded, finally, that
the identified signs reveal strategies of action and organization of data, language transitions,
fossilized or not understood knowledge as well as difficulties regarding math symbology.
Therefore, signs reveal important elements that influence the process of teaching and
learning.o Resumo. O resumo deve conter no máximo 1 página, devendo ser justificado na
largura da página e escrito em um único parágrafo com um afastamento de na primeira linha

Key-words: mathematic modeling, Semiotic, signs, high School

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *