Luciano Matulle – O raciocínio de proporcionalidade sob a luz da resolução de problemas com estudantes do 7º ano do ensino fundamental

                                                                                      

Data 27/02/2019 às 13h30
Local  Sala de defesas do PPGEN, Bloco do PDE, Campus Cedeteg
Banca      Prof. Dr. Márcio André Martins(Unicentro) – Orientador
Profª. Drª. Célia Finck Brandt (UEPG)
Prof. Dr. Dionísio Burak(Unicentro)

 

RESUMO

Luciano Matulle. O raciocínio de proporcionalidade sob a luz da Resolução de Problemas
com estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental.
Este estudo buscou contribuir com a solução de um dos problemas identificados durante a
Educação Básica, na disciplina de Matemática: o Ensino de Proporcionalidade. Neste sentido,
considerou-se como questão norteadora: com base na Teoria dos Campos Conceituais, que
potencialidades são percebidas duma metodologia de ensino baseada na Resolução de
Problemas para o desenvolvimento do raciocínio de proporcionalidade? A investigação foi
caracterizada como uma Pesquisa-Ação prática, em que se buscou paralelamente com a
pesquisa, realizar uma ação visando à solução de um problema de aprendizagem. O
desenvolvimento ocorreu por meio de observação participante e intervenção pedagógica, em
uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental II, de um colégio público do interior do
município de Pinhão, Paraná – PR. Considerou-se como metodologia de ensino a Resolução
de Problemas, conforme a concepção de ensinar via resolução de problemas. Nesta
concepção, os problemas são propostos aos estudantes antes que lhe seja apresentado
formalmente o conteúdo matemático. Em consonância com a Teoria dos Campos Conceituais
de Gerard Vergnaud, foi possível identificar as principais dificuldades apresentadas pelos
estudantes na resolução dos problemas e apontar os caminhos e procedimentos a serem
seguidos pelo professor para que os estudantes aprendam sobre proporcionalidade.

Destacam-se contribuições da RP em relação à mudança de atitudes dos estudantes, no envolvimento em
sala de aula, na criação e diversificação de estratégias de solução, nas reflexões sobre as
resoluções dos problemas e na elaboração do raciocínio de proporcionalidade.

Palavras-Chave: Ensino de proporcionalidade; Resolução de Problemas; Raciocínio de
proporcionalidade; Teoria dos Campos Conceituais.


ABSTRACT

These studies aimed contribute with the solution of one of the problems identified during the
Basic Education, in the subject of Mathematic: The Proportionality Teaching. In this way,
was considered how a guide question: with base on Theory of Conceptual Fields, which
potentially are noticed in a teaching methodology based on Problems Resolution, on the
development of proportionality? The investigation was featured as a practice research-action,
seeking in parallel with the research; make an action aim the solution of a learning problem.
The development occurred through participating observation and pedagogical intervention, in
a class of seventh year of an Elementary school, in a public school in the countryside from the
city of Pinhão – Pr. It was considered as a teaching methodology of the Problem Resolution,
according to the conception to teach via Problem Resolution. In this conception, the problems
are proposed to the students before is has been submitted formally the mathematic content. In
agreement with the theory of the Conceptual Fields from Gerard Vergnaud, was possible
identify the main difficulties presented for the students in the resolution of problems and
point the ways and procedures to be followed for the teacher to the students learn about
proportionality. The most valuable contribution of PR in relation to in the changing of
attitudes of the students, in the engagement in the classroom, in the creation and
diversification of the strategies of solution , in the thinking about solution problems and in the
elaboration of the reasoning of proportionality.


Keywords: Proportionality teaching; Problems Resolution; Proportionality Reasoning;
Theory of the Conceptual Fields.

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