Pesquisa Individual – Julianne Miranda Cavalcante da Silva

ESTUDANTES E AS AULAS DE HISTÓRIA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Julianne Miranda Cavalcante da Silva

Maria Paula Costa

A pesquisa faz parte do Projeto “O Ensinar e o Aprender História na perspectiva do projeto Residente” da Professora Doutora Maria Paula Costa, teve como objetivo compreender a percepção dos estudantes em relação ao cenário escolar e como agem em resposta a eles. Para alcançar esse propósito, utilizamos o questionário desenvolvido pelo Projeto Residente em 2019, respondido por adolescentes de escolas de Ensino Médio em Guarapuava, no estado do Paraná. A análise concentrou-se na questão de número 6 do questionário, que indagava: “O que normalmente acontece em suas aulas de História?”. Tivemos como objetivo central compreender o processo de ensino-aprendizagem em que esses adolescentes estavam envolvidos, avaliando o grau de participação ativa dos estudantes durante as aulas e se as práticas pedagógicas seguiam um padrão tradicional ou não. Para embasar essa pesquisa, utilizou-se o conceito de Consciência Histórica, conforme proposto por Jörn Rüsen, de maneira a empregar esse conceito como uma ferramenta para compreender os processos de ensino e aprendizagem em História. Ao analisar as respostas dos estudantes, a pesquisa buscou articular a teoria da História de Rüsen e de outros autores com as percepções dos adolescentes. Esse processo tinha como objetivo analisar e questionar os resultados obtidos, levando em consideração a eficácia das estratégias de ensino utilizadas, a participação dos alunos nas aulas e a eventual superação de abordagens tradicionais.