Reitores das Estaduais se reúnem com Tribunal de Contas do Estado

Os reitores das IES e a direção da Fundação Araucária, acompanhados pelo secretário da Seti, João Carlos Gomes, reuniram-se com o presidente TCE-PR, Ivan Bonilha.

Os reitores das IEES e a direção da Fundação Araucária, acompanhados pelo secretário da Seti, João Carlos Gomes, reuniram-se com o presidente TCE-PR, Ivan Bonilha.

Os reitores das universidades estaduais e a direção da Fundação Araucária, acompanhados pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, estiveram reunidos nesta terça-feira (7 de julho) com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), conselheiro Ivan Bonilha, para tratar de diversos assuntos relacionados à atuação das instituições de ensino superior.

Em nome da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), o presidente Aldo Nelson Bona, reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), destacou a parceria existente entre as entidades e o TCE em projetos como o PAF Social e o LAI Social; e se colocou à disposição para que as universidades continuem sendo parceiras do Tribunal, já que isso contribui para a formação dos universitários.

Bolsas

A principal reivindicação dos reitores da Unicentro, UEPG, Unioeste, Uenp, UEL, UEM e Unespar diz respeito à implantação de uma nova sistemática para prestação de contas de bolsas que são ofertadas a pesquisadores. São mais de três mil pesquisadores que recebem recursos para desenvolvimento de projetos e, pelo atual sistema, precisam prestar contas às universidades que, por sua vez, prestam contas ao TCE.

O conselheiro Ivan Bonilha disse que vai realizar um estudo a respeito da questão, especialmente com base no sistema que é adotado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, no qual os próprios pesquisadores fazem suas prestações de contas diretamente ao órgão de controle externo.

No entendimento da Fundação Araucária e dos reitores, a mudança agilizaria o trabalho de pesquisa, possibilitando a liberação mais rápida dos recursos previstos pelas bolsas, já que hoje as universidades precisam aguardar toda a documentação individual para depois efetuar a prestação.

Os reitores também discutiram a questão da realização de concursos públicos para professores titulares, sendo que o TCE deverá estudar os processos de certame realizados pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), buscando uma uniformização de procedimento em relação ao registro dos aprovados.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.