Reitor da Unicentro participa de audiências com quatro ministros do governo Lula

A Associação Brasileira de Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) é integrada por 47 instituições de ensino superior de todas as regiões do Brasil – uma delas é a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste). Essas universidades são responsáveis pela oferta de mais de 2.000 cursos de graduação e de, aproximadamente, 1.800 de pós-graduação, entre mestrados e doutorados. Mais de 700.000 estudantes integram os sistemas estaduais e municipais de ensino superior. Números expressivos e que, para os gestores, precisam ser valorizados quando se pensa no cenário nacional da educação superior pública, que não é formada apenas por instituições federais.

Foi com o objetivo de reforçar esses dados e essa perspectiva que os reitores das universidades afiliadas a Abruem participaram, nessa quarta-feira (08), em Brasília, de um conjunto de audiências com ministros do governo Lula. Uma dessas reuniões foi com a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. Segundo o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, os gestores reforçaram, para ela, a necessidade de que as instituições estaduais e municipais sejam incluídas nos recursos destinados às políticas públicas de educação superior.

“Os reitores das universidades pediram para que quando se pensa em educação pública, se pense nas universidades também vinculadas à Abruem, que são as estaduais e municipais, que fazem parte do sistema público de ensino superior brasileiro. Pedimos que as universidades vinculadas à Abruem façam partes de chamamentos públicos e constituam as comissões. Também mostramos a preocupação com o número de bolsas e com a demanda em relação à assistência estudantil”, detalha Fábio.

As mesmas reivindicações foram apresentadas aos ministros Camilo Santana, da Educação, e Wellington Dias, da Assistência Social, Família e Combate a Fome. Os reitores evidenciaram a necessidade de que as instituições de ensino superior estaduais e municipais sejam incluídas em todas as comissões que discutem as políticas públicas para educação no país – desde o ensino básico até o superior. Eles também reiteraram a necessidade do aporte de recursos para as políticas de assistência estudantil – incluindo moradias e restaurantes universitários, além de bolsas de estudo – que permitem a permanência dos acadêmicos na educação superior, até a finalização da graduação.

A última agenda do reitores foi com o ministro da Indústria e Comércio Exterior, o vice-presidente Geraldo Alckmin. De acordo com o reitor da Unicentro, Alckmin evidenciou que, para o atual governo, o desenvolvimento – tanto econômico, como social – passa por uma educação inclusiva e de qualidade. “Ele argumentou de que as universidades, a academia precisa estar muito próxima à indústria, ao comércio e ao empreendedorismo, que a educação desenvolve o país. Falou sobre a internacionalização das Universidades em função do Comércio Exterior. Disse que  o Ministério sempre estará ao lado da educação, porque o desenvolvimento está atrelado intimamente com uma educação de qualidade, que o governo tem como meta o investimento na educação”, finaliza Fábio.