Clínica e Academia Escola de Educação Física da Unicentro volta a funcionar

A Clínica e Academia Escola de Educação Física da Unicentro voltou a receber pacientes. A reabertura, que aconteceu na última semana, foi possível devido aos esforços do Departamento de Educação Física em conjunto com a universidade, no cumprimento dos protocolos que irão garantir a segurança de professores, alunos e pacientes. Segundo o coordenador da Clínica, professor Marcos Roberto Queiroga, o local vem sendo estruturado para a prática orientada de atividades físicas, oferecidas para a população em geral e também para a comunidade universitária.

A finalidade da Clínica é fazer os atendimentos a pessoas, pacientes estáveis, que receberam alta de algum outro serviço de saúde que pode ser uma clínica médica ou especialidade médica, fisioterapia, nutrição. Também algum encaminhamento das unidades de saúde – pacientes que possam apresentar desvios posturais, diabetes, hipertensão, obesidade, desordens músculo ou osteoarticular, algum distúrbio cardiorrespiratório pulmonar. Esses pacientes, que se encontram estáveis e receberam alta de serviço, eles são elegíveis a fazer as atividades físicas na Clínica”, explica Queiroga.

O coordenador conta que além dos serviços que já vinham sendo prestados, a clínica passará também a oferecer o acompanhamento de pacientes pós-covid-19. “Nós vamos seguir rigorosamente os protocolos que existem na universidade. Tanto os monitores quanto os professores estarão usando a face shield e máscaras, os alunos e pacientes também deverão usar. Então, temos todos os protocolos que serão seguidos. Também vamos abrir atendimento para pacientes pós-covid, com a intenção de fazer o tratamento e dar continuidade ao tratamento que já receberam em outro local”.

Nesse primeiro momento, a clínica terá um número de atendimentos reduzidos, sendo disponibilizadas até 20 vagas. Esses pacientes realizarão exercícios físicos individuais duas vezes por semana com, aproximadamente, uma hora de duração. “Os serviços que são oferecidos na Clínica de prática orientada de serviços físicos são gratuitos, mas as vagas são limitadas. Nós temos um espaço ainda limitado. Então, também pelo fato da pandemia, estamos reduzindo o número de atendimentos”, complementa o docente.

Os atendimentos na Clínica e Academia Escola de Educação Física ocorrem das 17 às 20 horas e são realizados de forma gratuita. Para a inscrição, o paciente deve ter em mãos um documento de identificação, o encaminhamento do profissional de saúde, além de exames e descrições sobre sua condição de saúde. Para mais informações basta acessar a página da clínica no site da Unicentro ou ligando para 3629-8132.