Unicentro participa da criação do Vocabulário da Pandemia do Novo Coronavírus

Unicentro participa da criação do Vocabulário da Pandemia do Novo Coronavírus

Ensino remoto, distanciamento social, coronavírus. Essas são algumas das palavras que, desde o início da pandemia, nos primeiros meses de 2020, passaram a ser repetidas milhares de vezes. Esses e outros termos ganharam importância no nosso dia a dia e, por isso, foram agrupados no Vocabulário da Pandemia do Novo Coronavírus. O trabalho, lançado na última segunda-feira, 02, foi produzido por dez instituições de ensino superior brasileiras em colaboração com o Observatório de Informações em Saúde e conta com definições para palavras que têm circulado na imprensa nacional desde 2020.

Para a realização da pesquisa, 26 pesquisadores colaboraram e dois deles são da Unicentro – a professora Maria Cleci Venturini e a doutoranda Adriana Bernardim, ambas do Programa de Pós-Graduação em Letras Maria Cleci Venturini. Os colaboradores trabalharam divididos em quatro subgrupos – ou núcleos de pesquisa – que são Educação e Pandemia; Corpo e Pandemia; História, Memória e Pandemia; Vida, Saúde e Pandemia. “Nós fomos juntos buscando o que é veiculado sobre a pandemia nos meios de comunicação e elencamos, então, centenas de palavras”, relata Maria Cleci.

Segundo a profesosra da Unicentro, cada subgrupo pesquisou e organizou os verbetes de forma compartilhada, de modo que ninguém é o autor de um vocabulário, mas sim todo o grupo é autor do projeto. O vocabulário está em sua primeira fase de elaboração. Nesse momento, foram lançados 15 verbetes com suas definições e nuvens de palavras associadas. Os demais, serão publicados aos poucos. “Esse vocabulário foi considerado de importância para a saúde e é uma contribuição da linguística”, avalia Maria Cleci.

O Vocabulário da Pandemia está disponível eonline pode ser acessado pelo link www.ufsm.br/coronavirus/vocabulario-da-pandemia-do-novo-coronavirus.

Deixe um comentário