Provas da etapa 3 do PAC foram aplicadas nessa sexta-feira

A Unicentro realizou hoje (11), as provas do PAC, que é o Programa de Avaliação Continuada. Para essa modalidade, que é uma alternativa ao vestibular tradicional, são reservados 10% do total das vagas anuais de cada curso, turno e local de oferta pela universidade. “É um vestibular, digamos assim, mas, dividido em etapas. Para participar, o candidato inicia sempre quando está matriculado na primeira série do Ensino Médio e realiza as provas anualmente. Os conteúdos cobrados também são por série”, explica a coordenadora de processos seletivos da Unicentro, Maria Aparecida Mores.

A candidata Daniele dos Santos estava preparada para a prova. Ela encontrou no PAC mais uma oportunidade para ingressar no curso de Medicina Veterinária. “O PAC é mais prático, mais fácil, porque a gente já vem estudando o ano inteiro e a prova fica mais fácil. São grandes expectativas e bastante estudo”, conta.

Nessa etapa do processo seletivo seriado, fizeram a prova apenas os estudantes que concluíram o ensino médio no ano letivo de 2020. A avaliação foi aplicada em sete locais – Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. Para evitar risco de contágio pelo novo coronavírus tanto pelos candidatos, quanto pelos fiscais, foi adotado um protocolo de biossegurança aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e, também, pelas secretarias municipais de cada uma das cidades que estão recebendo as provas. Além da aferição de temperatura na entrada dos prédios, também foi garantido o “respeito ao distanciamento médio de, pelo menos, 1,5 metros entre os candidato, dentro de cada uma das salas – todas as salas com as capacidades reduzidas. E, também, a disponibilização de álcool 70 tanto na entrada do candidato dentro do prédio de realização das provas, quanto também na entrada de cada uma das salas”, detalha o chefe da Divisão de Processos Seletivos do Campus Irati da Unicentro, Edson Golinski.

Os candidatos responderam a 50 questões de múltipla escolha sobre conteúdos correspondentes ao terceiro ano do Ensino Médio, distribuídas entre as disciplinas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês ou Espanhol –, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. Na redação, os candidatos poderiam escrever um texto narrativo, tendo como base a história “Campeão”, de Domingos Pellegrini; ou optar por escrever um texto dissertativo-argumentativo, baseado no poema “Da Felicidade”, de Mário Quintana.

Em todas as salas, foi respeitado o distanciamento entre os candidatos

Maria Eduarda Ferreira é uma das estudantes que veio confiante para realizar a prova. “Venho estudando desde o começo de 2020 em casa mesmo. Eu acho que me preparei bastante e espero conseguir uma boa nota e conseguir a vaga”, acredita. A candidata Camilla Tramontin é de Ponta Grossa e fez a prova do PAC em Irati. Ela está em busca de uma vaga no curso de Medicina. “Espero que eu consiga colocar em prática todas as coisas que eu estudei e que o melhor resultado venha”, diz.

O resultado do PAC está previsto para ser divulgado até o final deste mês de junho, pelos canais oficiais da Unicentro. Já o gabarito provisório e o caderno de questões estarão disponíveis no site unicentro.br/pac ainda hoje (11).

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destaca a importância do PAC como modalidade já consolidada de ingresso nos cursos de graduação da universidade. “É um processo diferenciado, um processo que tem sido muito bem recebido e, a cada ano, mais procurado. Então, para a Unicentro é um processo inovador”. Ele ainda reforça que a instituição está preparada para receber os novos estudantes. “Serão muito bem-vindos à nossa universidade, uma universidade que tem como meta formar, além de grandes profissionais, grandes cidadãos para fazer a diferença no nosso Brasil”, finaliza.