Oficina de coreano teve início nesta terça no campus Irati

A globalização faz a nossa cultura se diversificar cada vez mais, multiplicando as conexões que fazemos com o mundo. Nos últimos anos, a cultura coreana tem influenciado muitos jovens brasileiros. “A Coreia está se expandindo no sentido musical, a gente percebe que tem vários alunos da universidade que gostam muito do K-pop, que é um estilo musical coreano, então é uma coisa que chama bastante atenção”, discorre o professor do campus Irati da Unicentro, André Specht.

Por isso, o Centro de Línguas da Unicentro (CEL) está ofertando aulas de coreano. “Os cursos geralmente focam no inglês e no espanhol, que são línguas que a gente acaba utilizando mais para o mercado de trabalho. Então, a gente está tentando fugir um pouquinho dessa ideia e também ir pelo conhecimento cultural, pelo conhecimento linguístico de outras culturas, outros povos, tentando trazer também outras línguas”, comenta o professor André, que é o diretor do CEL.

A oficina é aberta a toda a comunidade e as aulas são gratuitas. Para a inscrição, basta comparecer na oficina e preencher um cadastro com seus dados. As aulas serão nas terças-feiras das 17h30 às 18h45. A carga horária total da oficina é de 15 horas. A ministrante as aulas é a estudante de Psicologia da Unicentro Beatriz Staffen.

Como o coreano é uma língua muito diferente, que tem outro alfabeto, vamos introduzir mais sobre o alfabeto, algumas palavras mais básicas, aprender a falar ‘oi’, ‘obrigado’, ‘tchau’”, contextualiza Beatriz. Ela também comenta que a língua não pode ser desconectada da cultura. “Sempre que eu for trazer algum material, eu vou sempre trazer alguma coisa da cultura, seja sobre história, sobre música, filmes, séries, que sejam coisas que eu possa utilizar como uma estratégia para que as pessoas entendam aquele conhecimento que eu quero passar”, finaliza Beatriz.