Egresso da Unicentro entre os vencedores do Prêmio Paraná de Economia

O estudante de Ciências Econômicas Jeferson Petranski, do campus da Unicentro de Pitanga, conquistou o 29. Prêmio Paraná de Economia, com um trabalho orientado pelo professor Simão Ternoski. O estudante recém-formado garantiu o segundo lugar na premiação e levou um prêmio de 1.500 reais. “Para mim, foi uma honra enorme conseguir chegar ao segundo lugar de um prêmio tão almejado entre os graduados. Não tem como descrever o orgulho de representar a minha região, onde eu moro, a minha querida cidade Pitanga, a minha universidade, a Unicentro, mostrando também o potencial que se tem nos campi avançados”, conta Jefeson sobre o orgulho que sentiu ao vencer o prêmio.

O reconhecimento para o campus da Unicentro de Pitanga também é reforçado pelo professor Simão Ternoski, que foi premiado pela segunda vez. “Mostra que aquele acadêmico nosso, que está finalizando o curso, que ele pode encontrar mercado em qualquer área de atuação. Ele tem potencialidade para se inserir no mercado, concorrer com egressos de outras universidades. Mas, acima de tudo, são egressos que, muitas vezes, acabam ficando no município e egressos que vão fazer a diferença, vão pensar o desenvolvimento local”, defende.

Os ganhadores do Prêmio Paraná de Economia 2019 (Foto: organização)

A pesquisa desenvolvida por Jeferson analisou o impacto das políticas públicas no crescimento e no desenvolvimento dos municípios da Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Paraná). O objetivo foi mostrar que os repasses de verba pública geram riqueza. Uma hipótese que se comprova através do crescimento do PIB acima do valor investido. “A cada um real que vem para o município pequeno, esse um real faz girar a economia, gera consumo, gera fomento no setor de comércio, no setor de serviço, gera mais emprego e esse um real se multiplica em dois, três reais nessa economia”, explica o professor Simão Ternoski.

A entrega do prêmio foi realizada na cidade de Cascavel durante o 20. Seminário de Economia Brasileira. Evento que tem como objetivo apresentar aos estudantes de Ciências Econômicas as possibilidades do mercado de trabalho, através de palestras e minicursos.