Seminário discute perspectivas das políticas públicas para Educação a Distância

Discutir as políticas públicas voltadas para a educação a distância no Brasil. Esse foi um dos objetivos do 1º Seminário Estadual Integrado do Sistema UAB, que teve como tema “Políticas Públicas para EaD”. A Unicentro, por meio do Núcleo de Educação a Distância (Nead), recebeu gestores de programas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) das oito instituições públicas do Paraná, além de 61 coordenadores de polos de educação à distância de municípios paranaenses. O evento, distribuído em dois dias, contou com palestras, mesas-redondas, oficinas e muito debate.

Para a professora Maria Aparecida Crissi Knupel, que é a coordenadora do Núcleo de Ensino a Distância da Unicentro, o Paraná tem o maior sistema de educação à distância pública do Brasil. Entretanto, ele não é uma política pública, mas sim um programa de governo. “Os polos são mantidos pelos governos municipais e, muitas vezes, a gente não tem esse incentivo do governo municipal para manutenção desses polos, para aquisição de equipamentos e outras necessidades, em termos de tecnologia. Então, há uma dificuldade, eu diria que é uma palavra que nós usamos muito. O nosso processo de institucionalização de projeto dessa natureza é sempre um processo de luta – como toda a educação no Brasil, ela emerge de muitas lutas”.

Representando os coordenadores de polos da UAB, estava o presidente do Fórum Nacional, Edilson Carlos Balzan. Ele destaca que o evento tem o intuito de fortalecer a UAB. “É possível citar hoje o Edital 05/2018, que possibilita a oferta de cursos para todos os 730 polos espalhados no país, 63 no Paraná, foi de somente 100 mil vagas. Apesar de 100 mil vagas parecer bastante, ao dividir por todos os polos, o quantitativo foi muito reduzido”.

Mesas e debates ressaltaram a necessidade de políticas públicas de longa duração (Foto: Nead)

No primeiro dia de Seminário, a coordenadora de educação a distância da Universidade Estadual de Maringá, Maria Luisa Furlan Costa, realizou palestra com o tema “A organização dos Polos e os Sistemas de Parcerias”. “É muito importante a gente realizar um encontro para discussão de todas as questões pedagógicas e administrativas que envolvem esta relação entre a Universidade, que oferta o curso, e o polo, que recebe o curso”.

Marilice dos Reis Pinheiro é coordenadora do Polo UAB da cidade de Bela Vista do Paraíso. Ela ressalta que políticas públicas em EaD são fundamentais para haver estruturação dos polos. “O nosso grande problema é a implementação dos novos cursos. Nós tivemos esse novo edital e, infelizmente, nós tínhamos uma demanda maior do que a Capes ofereceu para nós. Então, eu acho que, realmente, precisa que haja uma implementação nas políticas públicas para poder disseminar esses cursos para todos os polos do país”.

Nos dois dias de Seminário foram traçadas e fortalecidas ações de Ensino a Distância nas instituições de ensino superior públicas do Paraná. A coordenadora do Polo UAB de Curitiba, Lurdes Beatriz Vieira, salienta que a promoção do encontro trouxe uma perspectiva diferente sobre os demais Polos. “Eu vejo como muito importante para a gente ter, realmente, o fio condutor, um alinhamento, um norte enquanto coordenador de Polo na resolução de tantos problemas que aparecem. São peculiaridades de cada região e acaba sempre a gente tendo que tomar atitudes, decisões em ações que venham favorecer os alunos, que eles estão que é o nosso fim principal”.