Unicentro testa novo sistema de gestão universitária

Uma instituição como a  Unicentro sempre busca dar passos em direção ao futuro. Por isso, a universidade já utiliza há um bom tempo um sistema de gestão universitária, que é um programa de computador com uma série de funcionalidades a respeito do gerenciamento de suas atividades – como o controle de notas e faltas, o trâmite de processos e ordens de serviços. Agora, a Unicentro trabalha para modernizar esse processo de gestão acadêmica, através do desenvolvimento de um novo sistema. “Nós temos um sistema de controle acadêmico que é bastante antigo, que cumpre sua missão, sua funcionalidade, mas que precisa ser melhorado. Então, a universidade tomou a decisão de produzir um novo sistema para a graduação, para a pós-graduação, agregando diversas funcionalidades”, comenta o reitor da instituição, professor Aldo Nelson Bona.

O trabalho para criar um novo sistema de gestão universitária já vem sendo realizado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coorti), que já tem boa parte do sistema definido. O momento agora, avalia Aldo, é de validação do trabalho já realizado e levantamento de recursos adicionais, para que todos que irão utilizá-lo fiquem satisfeitos com o resultado. “Agora é a fase de avançar em todas as operacionalidades necessárias. Nesse sentido, para evitar que tenha um sistema que tenha esquecido de programar e prever algo, a gente optou por reunir os diversos setores da universidade que trabalham com essas atividades”, explica.

Durante seminário, funcionários e professores puderam testar o sistema e dar sugestões (Foto: Mearcio Nei)

E para que essa validação ocorra, a reitoria, em parceria com a Coorti, realizou um seminário sobre o tema. Na atividade foram reunidos em grupos de trabalho os secretários de setores, das divisões de apoio acadêmico,  dos cursos de pós-graduação, bem como um grupo de professores e uma equipe da Pró-Reitoria de Ensino. O evento foi realizado na sala de metodologias inovativas, da Faculdade Guairacá. Segundo o reitor, estar fora do ambiente de trabalho é necessário para que o teste não seja atrapalhado pelas distrações cotidianas. “É uma estratégia de fazer com que possamos nos desligar do dia a a dia da Unicentro, do funcionamento e dos trabalhos que teria nesse dia na universidade e nos dedicarmos fora do ambiente de trabalho, pensarmos no futuro da Unicentro”, avalia Aldo.

Quem também supervisionou o seminário foi o coordenador de Tecnologia da Informação da Unicentro, professor Marcos Bronoski. Para ele, a atividade de validação é fundamental para que o produto final agrade o seu público alvo. “É extremamente importante porque, em última análise, quem é detentor dos sistema são os setores e não a Coorti”. O professor Bronoski destaca ainda que o sistema como proposto agora tem uma característica importante, que é a modularidade. Particularidade que vai facilitar as futuras atualizações. A expectativa é que o sistema esteja pronto e passe pelos testes finais no segundo semestre de 2019 e disponível para a utilização em 2020.