PET-Saúde Digital promove encontro para discutir inovação tecnológica e fortalecer serviços de saúde

PET-Saúde Digital promove encontro para discutir inovação tecnológica e fortalecer serviços de saúde

 

Evento reúne estudantes, profissionais e gestores para debater inteligência artificial, telemedicina e transformação digital na saúde pública


A transformação digital dos serviços de saúde será tema central do 1º Encontro PET – Saúde Digital: Integrando Ciência com Tecnologia na Saúde, que acontece nos dias 19 e 20 de junho, em Guarapuava. O evento reúne comunidade acadêmica, profissionais da saúde, gestores públicos e representantes da sociedade para discutir estratégias e soluções voltadas à transformação digital dos serviços de saúde em Guarapuava e região.

A iniciativa faz parte das ações do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) – Informação e Saúde Digital, desenvolvido em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. O programa tem como objetivo fortalecer a Política Nacional de Estratégia de Saúde Digital, que estabelece metas para a modernização e qualificação dos serviços de saúde até 2028.

A Unicentro coordena um dos três projetos PET-Saúde Digital contemplados no Paraná, coordenado pela docente do Departamento de Fisioterapia, Marina Pegoraro. Consolidando a atuação na formação de profissionais e na produção de conhecimento voltados à inovação tecnológica aplicada à saúde pública.

O encontro é um mecanismo de integração entre universidade, serviços de saúde e comunidade para viabilizar as ações do PET-Saúde Digital. A programação abordará temas como LGPD na saúde, letramento digital, telemedicina, aplicativos para atenção primária, interoperabilidade de sistemas e uso da inteligência artificial na gestão e no monitoramento epidemiológico. 

Segundo Marina Pegoraro, o PET-Saúde Informação e Saúde Digital é uma política nacional que incentiva a cooperação entre instituições de ensino superior e serviços de saúde municipais e estaduais, promovendo o desenvolvimento de soluções inovadoras para atender às demandas do setor. “O objetivo deste primeiro evento é promover a integração entre os grupos que compõem o PET, contribuir para a capacitação dos nossos alunos bolsistas e também apresentar aos profissionais de saúde do município as atividades que estão sendo desenvolvidas. Além disso, buscamos fortalecer parcerias, aproximando esses profissionais dos projetos e das ações que estão sendo realizadas”, destaca.

Podem participar do evento bolsistas e voluntários vinculados ao PET-Saúde Digital, profissionais de saúde do município de Guarapuava, gestores públicos e a comunidade usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema de Gestão de Eventos (SGE) até o dia 17 de junho.

A programação contará com palestras sobre saúde digital e inovação tecnológica aplicada aos serviços de saúde, oficinas práticas e apresentações de trabalhos desenvolvidos por estudantes e profissionais da área. Mais informações sobre inscrições e a programação completa e submissão de trabalhos estão disponíveis no site do evento.

 

Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário