Poder legislativo e cidadania são temas de atividade de extensão no Câmpus de Irati

O processo legislativo como instrumento de cidadania foi o tema de uma atividade vinculada à disciplina de Direito Empresarial I, ministrada pelo professor Edelcio José Stroparo para o 1º ano de Ciências Contábeis do Câmpus de Irati. O projeto de extensão curricular foi dividido em três etapas e teve como objetivo discutir diferentes temas constitucionais, especialmente as competências e funções dos vereadores.

“Eu desenvolvo esse projeto com os alunos há vários anos. A primeira etapa é a discussão teórica em sala de aula, depois eu vou com eles na Câmara Municipal para eles presenciarem o processo legislativo e a última etapa é uma mesa-redonda, sempre convidando um ou mais vereadores”, explica o professor Edelcio.

Mesa-redonda com vereadores da cidade concluiu as atividades do projeto. (Foto: Acervo Pessoal)

Realizada na última semana, a mesa-redonda com os vereadores Hélio de Mello e Cezar Batatinha, ambos da Câmara Municipal de Irati, concluiu as atividades do projeto. Na ocasião, os acadêmicos puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento dos poderes legislativo e executivo no município. “Muitos deles não têm ideia de como o processo legislativo funciona, então é bastante importante porque quebra alguns preconceitos que existem em relação à figura do vereador, à figura do executivo. Traz clareza sobre várias questões, sobre como funciona o legislativo, as votações, o que o vereador pode ou não fazer”, pontua.

De acordo com o docente, essa experiência cria uma base importante para outras disciplinas que os estudantes terão ao longo do curso, além contribuir para a formação de um senso crítico e cidadão. “Essa atividade tem a ver com isso – cidadania, acesso e esclarecimento da informação. E é também base para todas as disciplinas da área pública, inclusive para o Direito Administrativo e para a Contabilidade Pública”, conclui.

Por Paula Claro

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.