Pró-Reitoria de Ensino e Programa Entredocentes promovem Semana Pedagógica 2024

Entre os dias 1 e 5 de abril, haverá a Semana Pedagógica do Ano Letivo 2024. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Ensino em conjunto com o Programa Entredocentes, e  voltado aos docentes efetivos e colaboradores da universidade. Na programação, destaca a pró-reitora de Ensino, professora Karina Worm Beckmann,  serão abordados temas importantes e relevantes para os profissionais. “Nós tentamos elaborar uma semana pedagógica de acordo com os principais temas escolhidos pelos próprios docentes. Manter o professor atualizado com todos os desafios do cotidiano do ensino superior é de extrema importância. Além do que, os temas que serão debatidos são temas que estão presentes na sala de aula”, explica.

A programação da Semana Pedagógica conta com três palestras, que serão transmitidas pelo canal da Unicentro no Youtube. Para acessá-las não é necessário fazer inscrição. Na palestra de abertura no dia 1º de abril, às 20h, a temática é ‘Motivação para aprender: orientações sobre como motivar estudantes universitários’, ministrada pela professora Natália Moraes Góes da Universidade Estadual de Londrina (UEL). No dia 2 de abril, às 19h30, a palestra é intitulada ‘As docências em contextos emergentes e desafios do cotidiano pedagógico na universidade’ e será apresentada pela professora Doris Pires Vargas Bolzan da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Já no dia 4 de abril, às 20h, a palestra será sobre ‘Saúde Mental na Docência Universitária’, com a psicóloga Ingrid Barbosa Betty da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A professora Karina destaca a importância da participação da comunidade docente, ressaltando que o professor precisa estar em constante aperfeiçoamento das suas práticas. “Compreender melhor as situações pelas quais os alunos estão passando e saber como tratar de cada situação dessas, aperfeiçoar o conhecimento e as relações professor e aluno são de extrema importância”, finaliza Karina.

Por Viviane Moreira, com supervisão de Maíra Machado