Câmpus Santa Cruz: avanços na infraestrutura refletem no bom desenvolvimento das atividades acadêmicas

A Unicentro, ano a ano, é destaque nos rankings de avaliação com resultados consolidados que projetam a nossa universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Para que isso seja possível, a melhoria da infraestrutura dos câmpus universitários figura entre as prioridades dos nossos dirigentes. Prova disso são os investimentos feitos no Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava, no período de 2020 a 2023. “Logo que assumimos a Reitoria tivemos o período de pandemia, que foi um período em que as obras tiveram que reduzir o ritmo. Mesmo assim, conseguimos conquistas importantes durante esse período. Temos buscado parcerias e apoio no governo estadual e no governo federal para avançar nesse sentido”, avalia o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.

Ao todo, de acordo com o relatório de ações da Diretoria de Engenharia e Arquitetura da universidade, são 13 obras e reformas já concluídas ou em andamento em diversos pontos da unidade de ensino que, juntas, somam mais de R$ 3,7 milhões em investimentos. Em 2020, por exemplo, foram feitas a pavimentação de estacionamentos e calçadas, e a reforma da cobertura de dois blocos didáticos – E e G, além da substituição das janelas do Bloco G. “Foram as coberturas de alguns blocos e as trocas de janelas em função de vazamentos quando se tem chuva. Trabalhamos muito nesse sentido, no sentido da segurança e da comodidade”, pontua o reitor.

Em 2021, a iluminação externa de todo o Câmpus foi reformada. Outra demanda, também bastante aguardada, foi a construção do Bloco R. “É uma grande estrutura aqui para o Câmpus Santa Cruz. São quatro pisos com muitas salas. Lá devem ser alocados os departamentos do setor de Sociais Aplicadas e também de Ciências Humanas, Letras e Artes”, compartilha o professor Fábio. “Lá também estarão os programas de pós-graduação de Educação e de Administração, e a Editora Unicentro. O objetivo do prédio é desafogar um pouco as estruturas e ter mais espaços para os departamentos”, acrescenta.

O ano de 2023 registrou o maior número de melhorias em toda a extensão do Câmpus. Foram nove, no total. Entre elas, reformas dos telhados de blocos didáticos e administrativos; reformas elétricas, revitalização do hall do Bloco A; e reformas de salas para abrigar importantes serviços como o Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (Neddij), o Núcleo Maria da Penha (Numape) e o Escritório Regional de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da Unicentro (Projetek). “Essas reformas foram fundamentais para o atendimento da comunidade, no sentido de que as pessoas que frequentam esses programas se sintam acolhidas na universidade. Não somente as pessoas que lá trabalham, mas também as que frequentam. Isso mostra que a universidade é para a comunidade”, destaca.

A repintura externa de todas as edificações e manutenção da fachada do Câmpus; a conclusão do sistema de hidrantes e de alarmes contra incêndio e pânico; a instalação de escada de emergência; e a adequação de corrimãos e guarda-corpos também integram a lista de benfeitorias realizadas em 2023 – pontos que, avalia o reitor Fábio Hernandes, são essenciais para garantir segurança e acessibilidade a toda a comunidade universitária. “O foco é dar mais segurança aos nossos estudantes, aos nossos servidores, e também estar dentro das normas. Nós conseguimos fazer a prevenção de incêndio para termos todas as documentações pertinentes e as vistorias, como a do Corpo de Bombeiros. Para termos acessibilidade por completo estamos fazendo novas calçadas, todas com o piso tátil, e trabalhando também na colocação de todas as sinalizações”.

O reitor Fábio Hernandes ainda destaca que todas as obras são resultados de esforços coletivos em prol do bom desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas. “São obras que iniciaram em gestões passadas, mas que sempre tiveram como objetivo a comodidade, o bem-estar, o conforto e a segurança de todos. Isso mostra a união das gestões anteriores com a nossa gestão, sempre pensando no coletivo. Então, fica aqui também o nosso agradecimento às gestões anteriores”, enfatiza o reitor.

A expectativa para os próximos anos, projeta o professor Fábio, é continuar alinhando ações de melhoria na infraestrutura para atender às necessidades do Câmpus. “Podemos esperar uma expansão ainda maior do Câmpus, com foco na acessibilidade, no cuidado voltado à saúde da comunidade universitária com espaços para ambulatórios, nas salas de aula, nas áreas externas e na melhoria da infraestrutura dos laboratórios. Nosso objetivo é atender a Unicentro como um todo, então, temos muitos projetos também para o Câmpus Cedeteg e para o Câmpus de Irati”, finaliza.

por Maíra Machado